Geral j1bp
Unesc é finalista do Prêmio de Inovação Catarinenses da Fapesc 4z1d2m

A Unesc está entre os finalistas do Prêmio de Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A iniciativa que colocou a Universidade Comunitária do Sul catarinense entre as três selecionadas da categoria “Instituições de Ciências e Tecnologias Inovadoras” foi o Hub de Inovação Unesc Connect, que desde a sua criação, em 2022, contribui com o ecossistema de inovação do estado, já que a sua atuação faz a interlocução com diferentes atores em prol do desenvolvimento socioeconômico.
A reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, lembra que uma Universidade Comunitária como a Unesc representa as necessidades da própria comunidade e apoia a região onde está inserida com soluções para melhorar a qualidade do ambiente de vida.
“A nossa Unesc nasceu da sociedade e atua ao lado dela na busca por melhores condições de vida, cujos reflexos deste trabalho integrado são as soluções que emergem das pessoas que se conectam e compartilham experiências por meio do Unesc Connect”, ressalta.
“Uma Instituição Comunitária tem o papel de apoiar as forças vivas da sociedade na transformação do próprio meio. Estas mudanças am pela compreensão das necessidades regionais com foco no fortalecimento das vocações que as regiões possuem, na identificação e no desenvolvimento de outras portadoras de futuro”, acrescenta Luciane.
Iniciativa inovadora
O Unesc Connect é uma plataforma que aproxima ainda mais a Universidade da comunidade por meio de 10 eixos: Inovação em Saúde; Food Techs; Inovação em Smart City; Inovação Social; Tecnologia de Realidade Mista Aplicada a Aprendizagem 4.0; Unesc Experience; Tecnologias em Gestão Universitária; Empreende Mulher Unesc; Agronegócio.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, revela que os participantes do Hub de Inovação da Instituição têm o ao que tem de melhor em conteúdos, trilhas formativas, mentorias, laboratórios de inovação, coworking, processos de incubação, jornada empreendedora, conexões com aceleradoras, além da participações em feiras e eventos de inovação e empreendedorismo, com foco na criação, desenvolvimento e gestão de ideias e negócios de alto valor.
“Estamos cientes e convictos de que o compromisso social, econômico e ambiental da Unesc tem contribuído para o fortalecimento e posicionamento do Unesc Connect. Ficamos felizes porque a Unesc, uma Universidade Comunitária, está entre as três instituições de Ciências e Tecnologias Inovadoras finalistas do prêmio por meio do Unesc Connect”, cita.
“A transformação ocorre quando as pessoas são instigadas a olhar para o entorno e perceber as possibilidades de contribuir com soluções que tornam a vida mais funcional, inclusiva, ível, sustentável e colaborativa. Esta dinâmica acontece porque um dos papéis de uma Universidade Comunitária é desenvolver mentes sensíveis às demandas locais em prol de soluções inovadoras que atendam aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nossa função é criar ambientes dinâmicos e atrativos para quem busca um lugar para construir projetos de felicidade”, conclui.
O prêmio
O Prêmio Inovação Catarinense foi criado pela Fapesc por meio da Lei Catarinense de Inovação e dispõe sobre incentivos à Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no ambiente produtivo, permitindo o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado.
A premiação homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.
A iniciativa é composta por 10 categorias: Agente de Inovação; Pesquisador(a) Inovador(a); Estudante Universitário Inovador; Professor(a) Inovador(a); Jovem Estudante Inovador; ICT Inovadora; Inovação em Produto (com as subcategorias Design industrial; Produto Digital; Equipamento; Produto Têxtil; Produto Agropecuário); Inovação em Serviço ou Processo; Inovação de Impacto Socioambiental; Governo Inovador.
O Sul representado
Além da Unesc, o Sul tem outros dois finalistas no prêmio: a Abadeus Centro de Inovação Social, de Criciúma, na categoria “Inovação de Impacto Socioambiental” e a empresa Azteca Software, de Içara, na categoria “Inovação em produto: Produto Digital”.

Geral j1bp
Diocese de Criciúma terá seu próprio Tribunal Eclesiástico 513724

No dia 15 de agosto, data em que a Diocese de Criciúma celebra 27 anos de instalação, a Igreja Particular vai realizar a instalação canônica do seu Tribunal Eclesiástico Diocesano. O ato solene será às 9h, na Catedral São José, com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, seguida do ato oficial que será realizado no auditório.
O Tribunal Eclesiástico, conforme estabelecido pelo Código de Direito Canônico, é o órgão responsável por assegurar a justiça dentro da Igreja Católica, oferecendo orientação e solução para questões que envolvem a vida sacramental, matrimonial e disciplinar dos fiéis. Atualmente, os processos canônicos da Diocese de Criciúma são istrados pelo Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Florianópolis, em Santa Catarina existe ainda o Tribunal Diocesano de ville, que já atua no mesmo modelo que será inaugurado.
“O tribunal eclesiástico é um órgão judicial da Igreja Católica responsável por julgar de forma técnica os casos eclesiásticos, aplicando o direito canônico. Ele exerce o discernimento judicial sobre atos realizados através da Igreja, o mais conhecido deles é a declaração de nulidade de um casamento religioso”, explica o padre Gabriel Manarim Dalmolin, que atuará como vigário judicial do tribunal.
Doutorando em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, o sacerdote destacou que os processos canônicos seguem uma estrutura semelhante aos tribunais civis, com juízes, advogados de defesa e procedimentos legais. “Um caso analisado e julgado forma um processo canônico, que tem como objetivo guiar os fiéis conforme a doutrina da Igreja e a vontade de Cristo”, acrescentou.
O órgão será instalado na Cúria Diocesana, no bairro Santa Bárbara, e reforçará a atuação jurídica da Igreja Particular. “Acompanhando as necessidades que a vida pastoral da Igreja vai nos apresentando, a Diocese de Criciúma também sentiu a importância desse espaço para seguir contribuindo na evangelização de todo o povo de Deus”, evidencia padre Gabriel.

Geral j1bp
Creche de Cocal do Sul trabalha obra de Monteiro Lobato 6r5uk

A Creche Municipal Octávia Búrigo Gaidzinski, em Cocal do Sul, promoveu ao longo da semana uma série de atividades voltadas à literatura infantil. A proposta integrou a quarta sequência didática desenvolvida pela turma do Nível 2A e teve como foco a valorização da obra de Monteiro Lobato, autor consagrado da literatura brasileira.
O projeto pedagógico levou os alunos a explorarem o universo do Sítio do Picapau Amarelo. Por meio de contações de histórias, experiências sensoriais e brincadeiras temáticas, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer os personagens que marcaram gerações.
Um dos destaques da semana foi o personagem Visconde de Sabugosa, que se tornou o centro das vivências mais recentes. Os alunos participaram de uma sessão de fotos caracterizados como o Visconde, com cartola e expressão pensativa, e também observaram de perto um pé de milho natural, explorando texturas, cores e a utilidade do alimento no dia a dia. A atividade foi encerrada com a degustação de milho cozido.
Para a coordenadora pedagógica, Luciane Idêne dos Santos Rosso Leal, a iniciativa é uma forma eficaz de estimular o interesse pela leitura desde cedo. “Trabalhar com a literatura infantil de forma lúdica e vivencial é uma maneira de despertar o interesse das crianças pelos livros e pela imaginação. Com o Sítio do Picapau Amarelo, conseguimos unir aprendizado, cultura e diversão, tornando o processo educativo ainda mais significativo para os pequenos”, destacou.

Geral j1bp
Praça Nereu Ramos recebe “Pulcinella e o Monstro” nesta quinta-feira 173j5f

A Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, receberá amanhã, dia 22, às 12h30, o espetáculo de teatro de bonecos Pulcinella e o Monstro. A apresentação será a 12ª, do total de 13, da circulação que está sendo feito por toda a cidade com recursos Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A sessão será gratuita e com acompanhamento da uma interprete de libras.
A peça conforme o ator e bonequeiro Marcelo Ciepielewski, utiliza a tradicional técnica italiana de teatro de bonecos conhecida como Pulcinella. A trama acompanha Pulcinella. “Um personagem cômico e improvisador nato, que enfrenta situações perigosas em um mundo cheio de desafios”, afirma Marcelo, que ainda lembra que o espetáculo tem muito humor e criatividade.
A circulação buscou atender todos os públicos, por isso foram feitas apresentações em escolas públicas, tanto estaduais, quanto municipais, grupos de terceira idade, em instituições como APAE e ainda apresentações em espaços, como será realizado nesta quinta-feira. O encerramento da turnê será junto a Casa Guido, no mês de junho.
A atriz e musicista Victória João, que integra o elenco, destaca o compromisso do grupo com a democratização do o à cultura. “Queremos levar o teatro a todos os públicos e faixas etárias, como forma de inclusão e valorização da cultura”, afirma. Ela ressalta ainda que a circulação busca incentivar a formação de plateia de maneira inclusiva.
Para a intérprete de Libras Katia Tomasi, promover ibilidade é uma forma de garantir direitos fundamentais. “A gente não pode impedir ninguém. Todo mundo tem o direito de ir e vir. Então, uma pessoa surda (ou cega) tem o direito de estar em qualquer lugar. Quando esse ambiente é ível, existe inclusão”, defende.
Pulcinella e o Monstro tem produção da Enluaratus Comunicação e Cultura, em parceria com a Cyathus Teatro de Animação. A iniciativa é viabilizada por meio da PNAB, com recursos do Ministério da Cultura e do Governo Federal, via Fundação Cultural de Criciúma e Prefeitura de Criciúma.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades