Geral j1bp
Lexto Lab é inaugurado na Unesc 1u56s

A Lexto Empreendimentos, que é ‘braço’ de inovação da empresa BS Construtora de Criciúma, agora conta com um laboratório nas instalações da Unesc, chamado Lexto Lab. O espaço faz parte do projeto Unesc Labs e foi oficialmente inaugurado na tarde desta quinta-feira (13/07). O laboratório está localizado no bloco XXI da Instituição e tem como foco principal a área da construção civil.
Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, nos últimos anos a Unesc tem buscado estreitar laços com o setor empresarial e uma das iniciativas neste sentido tem sido a integração dessas empresas dentro da própria Universidade. Com a chegada da Lexto, a Instituição já soma seus laboratórios neste modelo no campus, ou seja, espaços escolhidos pelas empresas para o desenvolvimento de tecnologia e a resolução de problemas complexos que afetam diretamente suas atividades.

Conforme a reitora, uma das vantagens dessa abordagem é a oportunidade oferecida aos estudantes de atuarem como estagiários nas empresas e aprenderem na prática a dinâmica do mercado, ao mesmo tempo em que colaboram com a organização e seus desafios.
“Essa experiência prática permite que eles apliquem seus conhecimentos teóricos em situações reais, ganhando habilidades valiosas para o mundo do trabalho. Além disso, nossos professores assumem o papel de mentores, orientando e apoiando os estudantes em suas jornadas profissionais”, complementa.
Para a reitora, essa parceria entre a Universidade e o setor empresarial é benéfica para ambas as partes. “As empresas se beneficiam da expertise dos nossos professores e do entusiasmo e energia dos estudantes, que contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes. Por sua vez, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em projetos desafiadores, ganhando experiência prática e ampliando sua rede de contatos profissionais”, sublinha.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, essa parceria estabelece uma conexão sólida entre a empresa, com suas demandas, realidade, cultura, propósitos e serviços, e a Universidade, com sua expertise técnica.
“Esse projeto foi criado com o objetivo de promover a integração necessária para atender as demandas crescentes do setor produtivo. É uma proposta inovadora, que identificou as necessidades por meio de pesquisas realizadas em diversos locais, e desde o seu lançamento tem demonstrado sucesso. Tenho certeza de que até o final do ano teremos outros projetos semelhantes em andamento, proporcionando resultados ainda melhores”, ressaltou a pró-reitora.

Segundo a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, a empresa se associa a esta proposta de ensino e customiza todo o laboratório, trazendo a realidade do mercado.
“É uma forma de conectar a nossa Instituição cada vez mais às necessidades do mundo do trabalho e da comunidade porque temos a certeza de que o acadêmico vai sair daqui com uma experiência diferenciada. Com isso, a Universidade está afinada e sintonizada com as necessidades dos diversos setores empresariais”, comentou Elenice.
Conexão i2z14
O Agente de Inovação da Unesc, Paulo Priante, destacou que esse é um laboratório com uma perspectiva diferenciada. Ele tem como objetivo a redução do tempo de obra e a diminuição e custo de tempo de obra para que seja possível ter um resultado melhor em todo esse processo.

“Além de formarmos novos profissionais para as empresas, o objetivo é fazer com que toda a integração do ecossistema de inovação da nossa Universidade possa ser pulsante e traga novas soluções e ofertas para o mercado. A gente entende que isso pode ser executado, prototipado dentro da Universidade e depois ganhar escala no mercado”, disse.
“Por meio dessa conexão com a Unesc, as empresas apresentam suas demandas internas para desenvolver soluções, enquanto os estudantes são capacitados e entregam soluções aos desafios propostos, absorvendo, ao mesmo tempo, a cultura da empresa”, complementou.
Inovação para o sucesso 41586v
Segundo o CEO do Lexto, Tiago Henrique Stangherlin, o objetivo com este projeto inovador é desenvolver soluções inteligentes, sustentáveis e inovadoras, com a finalidade de simplificar a montagem de empreendimentos. “Além disso, buscamos criar produtos de fácil instalação, de modo que qualquer pessoa possa construir sua própria obra com facilidade”, comentou.
Ele afirmou que estar na Universidade dessa maneira é a realização de um sonho. “Sempre tivemos o desejo de nos conectar com a Universidade. Temos certeza de que podemos criar mais oportunidades, produtos e, principalmente, cultivar o espírito de que novas oportunidades são possíveis. Estamos convencidos de que o mercado da construção depende da inovação, da tecnologia e da industrialização. Estamos aqui para sermos o alicerce, o impulsionador que irá incentivar, juntamente com a equipe da Universidade”, comentou.
Para o diretor de tecnologia e inovação da Lexto, Lucas Damazio, essa será uma parceria de muito sucesso. “Hoje, o nosso negócio, por se tratar de inovação, busca parceiros que compartilhem a visão da empresa e a Universidade vai ao encontro dessas necessidades. Uma das principais ideias aqui é promover o pensamento conjunto com os acadêmicos e professores, a fim de capacitar profissionais para atenderem a essa demanda, que acreditamos ser o futuro da construção”, disse.
“A nossa empresa tem diversos prêmios de inovação pelo Brasil. Percebemos que hoje há escassez de qualificação e vemos uma obrigação de estar apontando para a industrialização”, acrescentou Stangherlin.

Geral j1bp
Urussanga realiza mobilização contra o abuso e à exploração sexual infantil 5057m

Uma ação especial de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, em Urussanga. A mobilização organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e demais pastas da istração, promoveu a conscientização em crianças, adolescentes e da comunidade geral na Praça Anita Garibaldi.
Com a campanha “Urussanga faz bonito”, que integra o movimento nacional Maio Laranja, atividades foram realizadas com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer a Rede de Proteção. “A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Precisamos falar sobre isso com seriedade e ensinar a agir sempre que necessário”, declara a prefeita Stela Dagostin Talamini.
O foco da campanha é garantir que crianças e adolescentes tenham voz e apoio. “É um tema delicado, mas que precisa ser abordado com clareza e responsabilidade. Promovemos atividades educativas e culturais para ajudar as crianças a entenderem seus direitos e saberem como se proteger. E também reforçamos a importância da denúncia sempre que presenciar algo estranho”, disse a secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia.
A presidente do CMDCA de Urussanga, Andreia Dorneles Rodrigues, destaca a importância da ação. “A campanha tem como missão quebrar o silêncio e trazer à tona um tema cercado de tabus. Ensinar as crianças o nome correto das partes do corpo, por exemplo, é uma forma de ajudá-las a se proteger. A sociedade precisa estar atenta e denunciar qualquer suspeita. O Disque 100 é gratuito, sigiloso e pode salvar vidas”, ressalta.
A mobilização em Urussanga contou com distribuição de cartilhas educativas, apresentações teatrais e um varal com produções escolares que deram visibilidade ao tema de forma sensível e educativa. Alunos da rede municipal, Apae e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcaram presença e participaram das atividades.

Geral j1bp
Melhoria iniciada na Feira do Artesanato e Manualidades 5s342k

A istração Municipal de Balneário Arroio do Silva realizou nesta semana a e entrega da ordem de serviço que dá início a execução de pergolado na área destinada ao artesanato. A cobertura na estrutura da Feira do Artesanato e Manualidades já começou e envolve 98,20m². O investimento será de R$86.920,14 e a empresa vencedora da licitação é a Sul Construtora Ltda.
“Do recurso investido, R$50 mil é da Câmara de Vereadores e o restante da Prefeitura. Esta é mais uma obra para trazer conforto e qualidade para os nossos artesãos e também para o turista que nos visita”, destacou o prefeito Evandro Scaini.

Geral j1bp
Afasc Solidária lança Campanha do Agasalho 2025 4il1w
A solidariedade já começou a aquecer os corações em Criciúma com o lançamento da Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Afasc Solidária. A iniciativa busca arrecadar roupas de inverno em bom estado, cobertores e calçados para amparar pessoas em situação de vulnerabilidade social no município durante os meses mais frios.
A Afasc Solidária mobilizou diversos pontos de coleta estratégicos para facilitar a participação da comunidade. As doações podem ser entregues no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), Parque dos Imigrantes, Parque das Nações, Parque da Prefeitura, Unesc, B&C Climatização, Droga Raia da Rua Joaquim Nabuco, Faculdade Censupeg, Metropolitan Bussines Center, SATC, Smalglass, Vala Fitness – unidade no Rio Maina e Combo Atacadista Criciúma.
A coordenadora da Afasc Solidária, Nádia Paz, ressalta que a campanha vai além da simples doação de agasalhos. A entrega dos itens será uma oportunidade crucial para identificar casos de vulnerabilidade social que, muitas vezes, permanecem invisíveis aos serviços públicos. “Queremos, além de levar agasalhos a quem precisa, aproveitar esse momento de proximidade com a comunidade para escutar, acolher e identificar situações de risco social que muitas vezes não chegam até nós”, explica Nádia.
Para aqueles que desejam contribuir, mas enfrentam dificuldades para se deslocar, a Afasc Solidária oferece a opção de coleta domiciliar. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99122-2024 ou pelo telefone (48) 3445-0300 para agendar a retirada das doações. Instituições e grupos interessados em se tornarem pontos de coleta utilizando tonéis também podem entrar em contato com o departamento de Assistência Social da instituição pelos mesmos canais.
Durante a distribuição dos agasalhos, a equipe da Afasc Solidária realizará abordagens ativas para mapear famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, incluindo aqueles que enfrentam insegurança alimentar ou não possuem cadastro em programas sociais. Os casos identificados serão encaminhados para atendimento especializado, garantindo o o aos serviços públicos necessários.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades