Conecte-se conosco

Geral j1bp

Acic engaja-se ao combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem 735s2d

Publicado 2q5p6n

em

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, e a diretora executiva da entidade, Maria Julita Volpato Gomes, receberam a visita da juíza do Trabalho Janice Bastos, acompanhada de sua assistente, Edna Rejane Zanette Laurindo. O encontro ocorreu nessa quarta-feira, 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, tema que norteou a conversa.

Juíza auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região, a magistrada apresentou a proposta de organização de um evento, com o apoio da Acic, para abordar a necessidade, possibilidade e viabilidade de contratação de jovens aprendizes na região Sul de Santa Catarina.

“Consideramos esse assunto de suma importância e, por isso, a Acic se coloca à inteira disposição do Judiciário Trabalhista. Entendemos a necessidade de inserir os jovens no mercado de trabalho, mas isso precisa ser feito pelos meios legais, como a participação no Programa Jovem Aprendiz”, ressalta Valcir José Zanette.

Ele lembra que iniciativas voltadas a promover trabalho decente e crescimento econômico estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 8), movimento do qual a entidade empresarial é signatária desde 2019.

Avaliação

Participaram do encontro também Shirlei Monteiro, diretora executiva da Abadeus e coordenadora do Núcleo do Terceiro Setor da Acic; e Krystyane Faust da Silva de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Sul Catarinense.

“A reunião foi extremamente positiva, pois atingimos o objetivo, que é aproximar o poder Judiciário da sociedade, dos empresários e dos empregados, para que possamos esclarecer e auxiliar na colocação de jovens no mercado de trabalho”, avalia a juíza.

“Essa inserção traz benefícios tanto sob o aspecto social, quanto econômico e também oportuniza o cumprimento da cota de aprendizagem de uma forma adequada e eficiente, o que sabemos que atualmente é um grande problema para as empresas”, completa a magistrada.

Em data ainda a ser definida, o evento envolverá representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Abadeus, do Bairro da Juventude, da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e das empresas, incluindo os responsáveis pelo departamento de RH, além de outras entidades.

Estatísticas

Segundo os dados mais recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 160 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos são vítimas do trabalho infantil no mundo. Somente no Brasil, de acordo com o IBGE (2022), o problema afeta 1,9 milhão de pessoas nesse intervalo de faixa etária. 

Em resposta ao quadro, foi instituído o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/6), data que serve de alerta para a sociedade sobre os malefícios decorrentes desse problema.

Geral j1bp

Material educativo aproxima alunos da história de Urussanga e os vales da uva Goethe 1p1p5o

Publicado

em

A história de Urussanga ganhou mais destaque nas salas de aula com a distribuição da publicação em quadrinhos que mostra o legado dos imigrantes italianos, apresenta os marcos culturais e conta o início dos vales da uva Goethe. O material educativo foi entregue às escolas do município com ensino fundamental e faz parte do projeto “Conhecer para Pertencer” da Secretaria de Educação.

Na Escola Municipal Alda Brognoli, os alunos do terceiro ano ficaram fascinados com o novo material educativo. Eles fizeram uma leitura coletiva, receberam atividades de interpretação e desenharam no papel os pontos que mais gostaram. O trabalho foi conduzido pela professora Sandra Mariot Padoin, e concluído com um brinde simbólico do suco da uva Goethe.

“As crianças adoraram essa revista HQ, popularmente conhecida como gibi, por retratar cenários e costumes que fazem parte do cotidiano deles. Fizemos a leitura em grupo e  conversamos sobre as partes que mais chamaram atenção desse material educativo, que valoriza elementos culturais locais e aproxima os estudantes de sua própria identidade”, declara a professora.

A publicação faz parte do projeto educativo “Exploradores de Santa Catarina”, elaborado em parceria entre o Governo Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, com a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina (SAR) e o Estúdio NES – reconhecido por transformar conteúdos históricos em experiências educativas inovadoras. “Esse lindo material contribui com a identidade de Urussanga, despertando nos nossos alunos o senso de pertencimento e o amor pela nossa terra”, destaca a secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti. 

Continue Lendo

Geral j1bp

Museu ao Ar Livre e Unibave recebem selo comemorativo pelos 150 anos da imigração italiana 2ps72

Publicado

em

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel receberam, na tarde desta terça-feira (27), o selo comemorativo dos 150 anos da imigração italiana. A honraria foi entregue pelo conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.It.Es) do Consulado de Curitiba, Alexandro Veronesi, em nome da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e do Cavaliere della Repubblica Italiana, Márcio Fumagalli. O selo reconhece instituições que contribuem com a preservação da história da imigração italiana no estado.

Segundo Veronesi, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho de conservação histórica realizado pela instituição, especialmente por meio do acervo do Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI). “Aqui existem pessoas envolvidas diretamente com a italianidade. A coleção de arquivos da Colônia Grão-Pará é uma das mais importantes da história de Santa Catarina e também do Brasil”, destacou.

O museólogo Idemar Guizzo ressaltou que o selo valoriza o trabalho contínuo do Museu ao Ar Livre em relação à etnia italiana e outras que colonizaram o sul catarinense. “Essa honraria reconhece o esforço de preservação documental, a realização de pesquisas e o trabalho educativo desenvolvido pelo Museu com as diferentes etnias da nossa região”, explicou.

Livro

Idemar também é um dos autores do livro “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina (1875–2025)”, que será lançado no próximo dia 5 de junho, às 19h30, no auditório Dr. Germano Hoffmann, na UNIFEBE, em Brusque. O capítulo assinado por ele foca na presença italiana no sul do Estado. “A obra traz detalhes da arquitetura, cultura, religião, música e dança que representam a etnia italiana”, afirmou.

Homenagem na Alesc

As comemorações continuam na próxima quarta-feira, 4 de junho, com um evento oficial promovido pela Frente Parlamentar Santa Catarina–Itália, na Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade será realizada no auditório Antonieta de Barros, onde Unibave e Museu ao Ar Livre também serão homenageados.

Para o reitor do Unibave, professor Guilherme Valente de Souza, o selo representa o reconhecimento por décadas de trabalho. “Só temos a agradecer à Alesc e a todos os envolvidos na organização desta grande celebração dos 150 anos da imigração italiana”, afirmou.

Continue Lendo

Geral j1bp

Morro da Fumaça dá início à Campanha do Agasalho 2025 2o1e3a

Publicado

em

Com a chegada dos dias mais frios, o Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Desenvolvimento Social, inicia mais uma edição da Campanha do Agasalho, que tem como objetivo garantir um inverno mais quente e digno para as famílias em situação de vulnerabilidade. A mobilização iniciou nesta semana e segue ao longo do mês de junho.

“Sabemos que o inverno pode ser um período difícil para muitas famílias, e toda doação faz a diferença. Contamos mais uma vez com a solidariedade dos fumacenses para contribuir com doações de roupas, calçados e cobertores em bom estado, especialmente peças mais quentes, como casacos, moletons, blusas de lã, mantas e cobertores”, pontua o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo. 

As doações podem ser feitas em pontos de arrecadação instalados no Paço Municipal Auzilio Frasson, na Sede istrativa II (Edifício San Valentin), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na sede da Assistência Social, durante os horários de atendimento dos respectivos locais, e na Caixa Solidária, localizada em frente ao Paço Municipal, a qualquer momento. 

“A comunidade fumacense está convidada a participar em mais um ano de Campanha do Agasalho com a doação de peças em bom estado, principalmente as mais adequadas para o frio, que são muito bem-vindas”, destaca Saionara Freitas Dias, coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Social.

Após a coleta, as peças arão por triagem e organização antes de serem entregues às famílias cadastradas nos programas sociais do município. A distribuição está prevista para acontecer a partir de 15 de junho.

Continue Lendo

ADS1 64y73

Mais vistos 2i2465

© Copyright 2007-2025 sulnoticisulnoticias.noticiascatarinenses.com - Powered by Actoweb.com.br