Geral j1bp
Bombeiro de Criciúma recebe equipamentos com verba do Ministério Público 113h1w
Presentes diariamente em situações de risco à vida para auxiliar a população, os bombeiros do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma poderão atuar com mais segurança após a aquisição de 48 equipamentos de proteção individual de combate a incêndios. O material foi adquirido com recursos de multas e prestações pecuniárias impostas a criminosos em acordos de não persecução penal (ANPP) firmados pelas cinco Promotorias de Justiça com atuação criminal na Comarca de Criciúma em casos de infrações de menor poder ofensivo.
O batalhão, que tem sede em Criciúma e atua em 25 municípios na região, é o que mais atende casos de incêndio em Santa Catarina. São, em média, de três a quatro ocorrências envolvendo fogo por dia. Somente em 2023, 1.232 ocorrências foram registradas na área do 4º Batalhão. Com os novos equipamentos, os profissionais poderão agir com ainda mais segurança. Foram adquiridos calças, jaquetas, botas, luvas, capacetes e balaclavas de proteção no combate às ocorrências.
“Essa é uma parceria muito importante, já que com isso conseguimos equipar e dar uma segurança cada vez melhor para os nossos bombeiros, que prestam o serviço diariamente. Antigamente o Corpo de Bombeiros apagava os incêndios de fora das edificações, das residências, mas, com a evolução tecnológica, de equipamentos e de técnicas, hoje os bombeiros entram nos locais e vão até o foco do incêndio para fazer a extinção direta do fogo. A gente dizia que antigamente o que o fogo não destruía a água acabava destruindo, mas agora, entrando nas edificações, a gente consegue usar o mínimo de água possível e esses equipamentos são essenciais para isso, garantindo a segurança dos bombeiros para que entrem na edificação”, explica o comandante do 4° Batalhão, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
A entrega dos equipamentos ocorreu na última sexta-feira (14/6) durante uma solenidade para da licitação para construção do posto avançado dos bombeiros em Criciúma. A aquisição do material, que custou cerca de R$ 335 mil, faz parte de um termo de cooperação técnica que o Ministério Público de Santa Catarina mantém com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
“Temos muita satisfação em saber que o trabalho do MPSC em sancionar delitos teve como resultado a melhora nas condições de trabalho desse importante órgão da segurança pública. Satisfação em ver materializado o trabalho de diversos promotores que atuaram impondo e cobrando penas alternativas e multas aos agentes que infringiram a lei, fazendo com que as condutas negativas – de cometer crimes – se transformassem em algo positivo em prol da sociedade. Nesses momentos vislumbramos a importância da prerrogativa do Ministério Público quanto à iniciativa e destinação dos recursos oriundos de penas alternativas”, ressaltou o Promotor de Justiça Marcus Vinicius de Faria Ribeiro, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Criciúma.
Durante a solenidade, o Promotor de Justiça representou o MPSC, sendo um dos agraciados como parceiro do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Convênios de cooperação técnica
O MPSC mantém convênios de cooperação técnica com as Polícias Civil e Militar, o Instituto Geral de Perícias e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional Criminal e Segurança Pública do MPSC por meio do projeto “Fundo de Penas Alternativas”. O dinheiro desses acordos é aplicado na segurança pública.

Geral j1bp
Material educativo aproxima alunos da história de Urussanga e os vales da uva Goethe 1p1p5o

A história de Urussanga ganhou mais destaque nas salas de aula com a distribuição da publicação em quadrinhos que mostra o legado dos imigrantes italianos, apresenta os marcos culturais e conta o início dos vales da uva Goethe. O material educativo foi entregue às escolas do município com ensino fundamental e faz parte do projeto “Conhecer para Pertencer” da Secretaria de Educação.
Na Escola Municipal Alda Brognoli, os alunos do terceiro ano ficaram fascinados com o novo material educativo. Eles fizeram uma leitura coletiva, receberam atividades de interpretação e desenharam no papel os pontos que mais gostaram. O trabalho foi conduzido pela professora Sandra Mariot Padoin, e concluído com um brinde simbólico do suco da uva Goethe.
“As crianças adoraram essa revista HQ, popularmente conhecida como gibi, por retratar cenários e costumes que fazem parte do cotidiano deles. Fizemos a leitura em grupo e conversamos sobre as partes que mais chamaram atenção desse material educativo, que valoriza elementos culturais locais e aproxima os estudantes de sua própria identidade”, declara a professora.
A publicação faz parte do projeto educativo “Exploradores de Santa Catarina”, elaborado em parceria entre o Governo Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, com a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina (SAR) e o Estúdio NES – reconhecido por transformar conteúdos históricos em experiências educativas inovadoras. “Esse lindo material contribui com a identidade de Urussanga, despertando nos nossos alunos o senso de pertencimento e o amor pela nossa terra”, destaca a secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti.

Geral j1bp
Museu ao Ar Livre e Unibave recebem selo comemorativo pelos 150 anos da imigração italiana 2ps72

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel receberam, na tarde desta terça-feira (27), o selo comemorativo dos 150 anos da imigração italiana. A honraria foi entregue pelo conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.It.Es) do Consulado de Curitiba, Alexandro Veronesi, em nome da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e do Cavaliere della Repubblica Italiana, Márcio Fumagalli. O selo reconhece instituições que contribuem com a preservação da história da imigração italiana no estado.
Segundo Veronesi, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho de conservação histórica realizado pela instituição, especialmente por meio do acervo do Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI). “Aqui existem pessoas envolvidas diretamente com a italianidade. A coleção de arquivos da Colônia Grão-Pará é uma das mais importantes da história de Santa Catarina e também do Brasil”, destacou.
O museólogo Idemar Guizzo ressaltou que o selo valoriza o trabalho contínuo do Museu ao Ar Livre em relação à etnia italiana e outras que colonizaram o sul catarinense. “Essa honraria reconhece o esforço de preservação documental, a realização de pesquisas e o trabalho educativo desenvolvido pelo Museu com as diferentes etnias da nossa região”, explicou.
Livro
Idemar também é um dos autores do livro “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina (1875–2025)”, que será lançado no próximo dia 5 de junho, às 19h30, no auditório Dr. Germano Hoffmann, na UNIFEBE, em Brusque. O capítulo assinado por ele foca na presença italiana no sul do Estado. “A obra traz detalhes da arquitetura, cultura, religião, música e dança que representam a etnia italiana”, afirmou.
Homenagem na Alesc
As comemorações continuam na próxima quarta-feira, 4 de junho, com um evento oficial promovido pela Frente Parlamentar Santa Catarina–Itália, na Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade será realizada no auditório Antonieta de Barros, onde Unibave e Museu ao Ar Livre também serão homenageados.
Para o reitor do Unibave, professor Guilherme Valente de Souza, o selo representa o reconhecimento por décadas de trabalho. “Só temos a agradecer à Alesc e a todos os envolvidos na organização desta grande celebração dos 150 anos da imigração italiana”, afirmou.

Geral j1bp
Morro da Fumaça dá início à Campanha do Agasalho 2025 2o1e3a

Com a chegada dos dias mais frios, o Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Desenvolvimento Social, inicia mais uma edição da Campanha do Agasalho, que tem como objetivo garantir um inverno mais quente e digno para as famílias em situação de vulnerabilidade. A mobilização iniciou nesta semana e segue ao longo do mês de junho.
“Sabemos que o inverno pode ser um período difícil para muitas famílias, e toda doação faz a diferença. Contamos mais uma vez com a solidariedade dos fumacenses para contribuir com doações de roupas, calçados e cobertores em bom estado, especialmente peças mais quentes, como casacos, moletons, blusas de lã, mantas e cobertores”, pontua o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.
As doações podem ser feitas em pontos de arrecadação instalados no Paço Municipal Auzilio Frasson, na Sede istrativa II (Edifício San Valentin), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na sede da Assistência Social, durante os horários de atendimento dos respectivos locais, e na Caixa Solidária, localizada em frente ao Paço Municipal, a qualquer momento.
“A comunidade fumacense está convidada a participar em mais um ano de Campanha do Agasalho com a doação de peças em bom estado, principalmente as mais adequadas para o frio, que são muito bem-vindas”, destaca Saionara Freitas Dias, coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Social.
Após a coleta, as peças arão por triagem e organização antes de serem entregues às famílias cadastradas nos programas sociais do município. A distribuição está prevista para acontecer a partir de 15 de junho.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades