Política 4p5r3i
Mondardo sugere transformar rua coberta em espaço gastronômico 5f2r53

Inaugurada em maio de 2024, a rua Coberta Giro Henrique Lodetti, é um espaço que atualmente conta com salas para alugar, bancos para a população e uma travessia que permite o fluxo de veículos. Porém, muitas das salas seguem vazias, fazendo com que o fluxo de pessoas que am por ali seja baixo. Visando isso, a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) apresentou um requerimento sugerindo que o Poder Executivo Municipal faça adequações no local.
Segundo a vereadora, uma das sugestões é de que o local possa receber bares e outros estabelecimentos de criciumenses. “Essa foi uma ideia que apresentei formalmente ao atual prefeito no ano ado e que apresento agora em forma de requerimento para tentar solucionar um problema daquela espaço e trazer mais dinamismo”, explicou Giovana Mondardo.
No requerimento 64/2025 questiona-se se há interesse em fazer uma busca proativa de estabelecimentos, oferecendo incentivo fiscal e/ou de aluguel para se instalarem na rua coberta, levando em consideração o esvaziamento e descaracterização da ideia inicial. Em visita ao local, observou-se muitos espaços fechados com placas de aluga-se. “Precisa ser um local ocupado pela cidade. É uma obra de R$ 4 milhões que foram investidos. É dinheiro público que precisa ser mais valorizado”, pontuou.
A vereadora também pontua se é de interesse também a criação de uma “Rua da Gastronomia”, buscando estimular a ocupação do centro da cidade e o consumo junto ao comércio. “Os problemas que estão lá precisam ser solucionados para trazer movimentação ao local e, com isso, estimular novas formas de desenvolvimento socioeconômico e trazer de volta um resgate da identidade da cidade”, conclui.
Aprovado em plenário na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores na última terça-feira, dia 25, o requerimento será enviado ao Poder Executivo Municipal que terá prazo de 30 dias para retornar o mesmo com os questionamentos respondidos.

Política 4p5r3i
Criciúma lança projeto Observador Mirim para ensinar cidadania e educação fiscal a crianças 4z6p17
Iniciativa do Observatório Social é gratuita e atenderá estudantes do 4º ano da Rede Municipal de Ensino

O Observatório Social de Criciúma lançou nesta semana, na sede da ACIC, o projeto Observador Mirim, iniciativa gratuita voltada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O programa tem como principal objetivo promover, desde cedo, o entendimento sobre educação fiscal, cidadania e uso do dinheiro público.
Segundo o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, a proposta busca formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.
“É uma parceria que visa conscientizar nossos estudantes para que, desde pequenos, eles saibam de onde vem o dinheiro público e onde ele é investido”, declarou.
Cartilhas, aulas e formação cidadã 224e71
Durante o programa, os alunos receberão cartilhas de educação fiscal, que servirão como material de apoio nas atividades em sala. As aulas acontecerão em 17 escolas municipais, em dois encontros que somarão cinco horas-aula por turma.
A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, reforça o caráter formativo da proposta:
“O projeto desenvolvido pelo Observatório Social é uma ferramenta para desenvolver, em nossos estudantes, uma consciência mais combativa em relação à corrupção.”
Ao final do curso, os estudantes receberão um certificado de participação e uma lupa, símbolo do Observatório Social, reforçando o papel fiscalizador e participativo de cada criança.

Política 4p5r3i
Assinada ordem de serviço para sede própria da Polícia Civil em Siderópolis 1d5t4h

A sede da Polícia Civil de Siderópolis ará por reforma. Nesta semana, o prefeito Franqui Salvaro e o vice-prefeito Rafael Frello am a Ordem de Serviço, junto ao termo de homologação e adjudicação do processo licitatório, que autoriza o início das obras. O investimento será de R$ 266 mil.
A empresa responsável pela execução do projeto será a Construcity. As melhorias incluem a construção de muros, uma nova fachada e a implantação de uma garagem, que darão melhores condições de estrutura e segurança para o atendimento à população e o trabalho da equipe policial.
Os recursos para a obra foram viabilizados por meio de convênio firmado entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Siderópolis. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de 150 dias. “Essa reforma é um investimento importante na segurança pública e nas condições de trabalho dos nossos policiais civis”, elencou o prefeito.

Política 4p5r3i
Laísa Figueredo assume presidência interina da Câmara de Forquilhinha 4h4d5

A 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, realizada nesta segunda-feira (12), foi conduzida pela vereadora Laísa da Silva Figueredo (PSDB), que assumiu interinamente a presidência da Casa Legislativa devido ao afastamento por questões de saúde do presidente Célio Elias (PT). Célio está licenciado até o dia 20 de maio, período em que Laísa comandará as sessões legislativas.
A sessão também marcou a posse do suplente de vereador Nedir Marcelino (PT), que ocupará temporariamente a vaga deixada por Célio. Após prestar juramento no plenário, Nedir agradeceu a oportunidade e reafirmou seu compromisso com a população de Forquilhinha.
Moção de Aplauso reconhece trabalho voluntário no município 2u5e5n
Durante a Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram por unanimidade a Moção de Aplauso nº 004/2025, em homenagem ao Grupo Amigos do Bem, entidade que desenvolve ações sociais de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. A moção representa o reconhecimento oficial do Legislativo ao trabalho voluntário e solidário que o grupo tem realizado ao longo dos anos.
Projeto autoriza doação de imóvel sem custos ao município 1f1223
Outro destaque da sessão foi a aprovação do Projeto de Lei nº 027/2025, que autoriza a aquisição por doação, sem ônus, de uma fração ideal de imóvel. A medida foi aprovada por unanimidade e segue agora para sanção do Executivo Municipal.
Vereadores solicitam melhorias na divisa com Criciúma 2t6a64
Entre as proposições apresentadas, o Requerimento nº 007/2025, de autoria do vereador Charles Roos Hunter (PSD), solicita ao prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, a realização de serviços de limpeza, roçada, pintura de meios-fios e demarcação de faixas de trânsito na Rua Beira-Rio, localizada no bairro São Roque, na divisa entre os municípios de Forquilhinha e Criciúma.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades