Geral j1bp
Governo de Criciúma realiza ação de abordagem a pessoas em situação de rua no bairro Pinheirinho 5m5rp

Com o objetivo de oferecer acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade em Criciúma, aconteceu na manhã desta segunda-feira (7) a segunda ação de abordagem a pessoas em situação de rua no bairro Pinheirinho. A operação contou com a participação das equipes da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Polícia Militar, Defesa Civil e do setor de limpeza urbana. Em média, oito pessoas aceitaram a internação voluntária e 18 moradores foram atendidos no Centro POP.
“Às 6h desta segunda-feira, estivemos com nossa equipe da Saúde, do Social, e com a Polícia Militar, em uma ação de cuidado e acolhimento às pessoas em situação de rua. Conversamos, ouvimos, encaminhamos para reabilitação e depois para o mercado de trabalho. Essa é uma missão que fazemos também com o coração, porque esse é o nosso compromisso”, afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
A operação dá continuidade às ações iniciadas em 10 de janeiro deste ano, e tem o intuito de oferecer alternativas de reinserção social a cidadãos em situação de vulnerabilidade social, muitos deles, com dependência química e fichas criminais. De acordo com a secretária de Assistência Social, Dudi Sônego, a força-tarefa visa garantir dignidade e a construção de um novo projeto de vida para essas pessoas, desde que aceitem o apoio ofertado.
“O saldo da ação foi positivo durante essa segunda ação. Desde a ampliação das vagas de internação para o tratamento de dependência química em janeiro, estamos com 135 pessoas em tratamento no nosso município. Isso reflete também nas ruas, muitos dos pontos que haviam pessoas dormindo todos os dias estão diminuindo, representando a redução do problema, principalmente, na grande região do Pinheirinho”, ressaltou a secretária.
O secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, destacou que a equipe de abordagem é formada por assistentes sociais, enfermeiros e médicos, que formalizaram a documentação para a internação imediata, à medida que o cidadão concorde com o acolhimento. “Essa é uma parceria importante pra atuarmos em conjunto. Nesta manhã, conseguimos encaminhar uma média de oito pessoas para a internação, que dura nove meses. Esses cidadãos vão ar por um acompanhamento, desde o encaminhamento para a clínica até o período após a reabilitação, para que consigam atingir o melhor resultado no seu tratamento”, explicou o secretário.
No Centro POP, os cidadãos acolhidos foram orientados para a internação voluntária em leitos clínicos, contratados pela Prefeitura de Criciúma. Já os que não aceitaram o acolhimento ou tratamento foram orientados e, quando possível, serão encaminhados para suas cidades de origem. Como parte da operação, a Defesa Civil anunciou o bloqueio das margens da ponte do bairro Santo Antônio, próximo da Avenida Centenário, medida que busca impedir novas ocupações irregulares na área.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, a ação faz parte de um esforço contínuo da gestão municipal para enfrentar de forma coordenada e humanizada a complexa realidade das pessoas em situação de rua. “No Santo Antônio, bloqueamos os os na cabeceira da ponte para evitar que as pessoas entrem e ocupem o local, além de aumentar a segurança, após casos recentes de violência no local. Já no Fábio Silva, demolimos uma casa abandonada que servia de ponto para atividades ilícitas, dentro de uma força-tarefa de limpeza e revitalização do bairro”, concluiu o diretor.

Geral j1bp
Urussanga realiza mobilização contra o abuso e à exploração sexual infantil 5057m

Uma ação especial de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, em Urussanga. A mobilização organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e demais pastas da istração, promoveu a conscientização em crianças, adolescentes e da comunidade geral na Praça Anita Garibaldi.
Com a campanha “Urussanga faz bonito”, que integra o movimento nacional Maio Laranja, atividades foram realizadas com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer a Rede de Proteção. “A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Precisamos falar sobre isso com seriedade e ensinar a agir sempre que necessário”, declara a prefeita Stela Dagostin Talamini.
O foco da campanha é garantir que crianças e adolescentes tenham voz e apoio. “É um tema delicado, mas que precisa ser abordado com clareza e responsabilidade. Promovemos atividades educativas e culturais para ajudar as crianças a entenderem seus direitos e saberem como se proteger. E também reforçamos a importância da denúncia sempre que presenciar algo estranho”, disse a secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia.
A presidente do CMDCA de Urussanga, Andreia Dorneles Rodrigues, destaca a importância da ação. “A campanha tem como missão quebrar o silêncio e trazer à tona um tema cercado de tabus. Ensinar as crianças o nome correto das partes do corpo, por exemplo, é uma forma de ajudá-las a se proteger. A sociedade precisa estar atenta e denunciar qualquer suspeita. O Disque 100 é gratuito, sigiloso e pode salvar vidas”, ressalta.
A mobilização em Urussanga contou com distribuição de cartilhas educativas, apresentações teatrais e um varal com produções escolares que deram visibilidade ao tema de forma sensível e educativa. Alunos da rede municipal, Apae e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcaram presença e participaram das atividades.

Geral j1bp
Melhoria iniciada na Feira do Artesanato e Manualidades 5s342k

A istração Municipal de Balneário Arroio do Silva realizou nesta semana a e entrega da ordem de serviço que dá início a execução de pergolado na área destinada ao artesanato. A cobertura na estrutura da Feira do Artesanato e Manualidades já começou e envolve 98,20m². O investimento será de R$86.920,14 e a empresa vencedora da licitação é a Sul Construtora Ltda.
“Do recurso investido, R$50 mil é da Câmara de Vereadores e o restante da Prefeitura. Esta é mais uma obra para trazer conforto e qualidade para os nossos artesãos e também para o turista que nos visita”, destacou o prefeito Evandro Scaini.

Geral j1bp
Afasc Solidária lança Campanha do Agasalho 2025 4il1w
A solidariedade já começou a aquecer os corações em Criciúma com o lançamento da Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Afasc Solidária. A iniciativa busca arrecadar roupas de inverno em bom estado, cobertores e calçados para amparar pessoas em situação de vulnerabilidade social no município durante os meses mais frios.
A Afasc Solidária mobilizou diversos pontos de coleta estratégicos para facilitar a participação da comunidade. As doações podem ser entregues no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), Parque dos Imigrantes, Parque das Nações, Parque da Prefeitura, Unesc, B&C Climatização, Droga Raia da Rua Joaquim Nabuco, Faculdade Censupeg, Metropolitan Bussines Center, SATC, Smalglass, Vala Fitness – unidade no Rio Maina e Combo Atacadista Criciúma.
A coordenadora da Afasc Solidária, Nádia Paz, ressalta que a campanha vai além da simples doação de agasalhos. A entrega dos itens será uma oportunidade crucial para identificar casos de vulnerabilidade social que, muitas vezes, permanecem invisíveis aos serviços públicos. “Queremos, além de levar agasalhos a quem precisa, aproveitar esse momento de proximidade com a comunidade para escutar, acolher e identificar situações de risco social que muitas vezes não chegam até nós”, explica Nádia.
Para aqueles que desejam contribuir, mas enfrentam dificuldades para se deslocar, a Afasc Solidária oferece a opção de coleta domiciliar. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99122-2024 ou pelo telefone (48) 3445-0300 para agendar a retirada das doações. Instituições e grupos interessados em se tornarem pontos de coleta utilizando tonéis também podem entrar em contato com o departamento de Assistência Social da instituição pelos mesmos canais.
Durante a distribuição dos agasalhos, a equipe da Afasc Solidária realizará abordagens ativas para mapear famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, incluindo aqueles que enfrentam insegurança alimentar ou não possuem cadastro em programas sociais. Os casos identificados serão encaminhados para atendimento especializado, garantindo o o aos serviços públicos necessários.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades