Conecte-se conosco

Geral j1bp

Simulado da Defesa Civil prepara Urussanga para situações de desastres naturais 1h4u3f

Publicado 2q5p6n

em

O município de Urussanga realizou um simulado geral de resposta a desastres naturais. A ação realizada no domingo, dia 18, teve como cenário uma situação de emergência provocada por tempestades intensas, com registro de 180 mm de chuva em apenas duas horas. Coordenado pela Defesa Civil (Comdec), o exercício contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias municipais e órgãos de apoio.

As atividades foram realizadas em áreas com histórico de vulnerabilidade a eventos climáticos extremos, abrangendo os bairros Bom Jesus, Palmeira Alta, Estação, São Pedro, Dois Rios, Centro, Das Damas e Baixada Fluminense. “Esse trabalho preventivo é fundamental para que, diante de uma emergência real, a rede de proteção em Urussanga possa estar pronta para agir com eficiência e salvar vidas”, comenta a prefeita Stela Dagostin Talamini.

Durante a simulação, foram executadas ações estratégicas como evacuação de famílias em áreas de risco, abertura de abrigos temporários, atendimento social, envio de equipes de resgate a locais isolados, monitoramento de rios e estruturas, além da mobilização de serviços essenciais. “Ficamos muito satisfeitos com o desempenho das equipes. Este simulado foi essencial para testarmos protocolos, aperfeiçoarmos ações e reforçarmos nosso compromisso com a proteção da população”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Urussanga, Robson Miranda.

A iniciativa também reforçou a importância do planejamento e da atuação integrada entre os setores públicos e a comunidade. “A equipe de Urussanga está de parabéns pela mobilização no simulado de desastres naturais. Foi um dos primeiros municípios a dizer sim na proposta apresentada pela Defesa Civil Estadual, e executou com maestria respondendo todas as demandas solicitadas”, declara o coordenador regional de Defesa Civil da Região Carbonífera, Laercio Pedroso.  

Geral j1bp

Governo de SC propõe reajuste de 9% para servidores da Saúde e anuncia novo concurso 3o2h11

Publicado

em

O governador Jorginho Mello encaminhou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nesta segunda-feira (19), um projeto de lei que garante reajuste linear de 9% para todos os servidores da rede estadual de Saúde.

A proposta também prevê aumento na gratificação de desempenho, que ará de 70% para 80% já em maio e, posteriormente, de 80% para 90% em dezembro.

Médicos terão revisão na produtividade 2ms4i

Além do reajuste linear, a categoria médica será beneficiada com a revisão do pagamento por produtividade, cuja implementação está prevista para 2025, conforme acordado entre o governo e representantes da classe.

Reajuste será parcelado 4t585z

A correção salarial será paga em duas parcelas:

  • Primeira parcela na folha de maio
  • Segunda parcela em dezembro

Se a votação na Alesc ocorrer após o fechamento da folha de pagamento, o governo afirma que a diferença será quitada retroativamente.

Novo concurso público para a Saúde em 2025 6l6k3q

Durante o anúncio, Jorginho Mello confirmou ainda a abertura de um novo concurso público para a Saúde estadual — o primeiro em 13 anos. O edital está previsto para 2025 e deve contemplar diversas especialidades, com o objetivo de reforçar o quadro de profissionais da rede pública.

A proposta do reajuste foi construída em consenso com representantes dos servidores da Saúde e marca o primeiro ato oficial do governador após viagem aos Estados Unidos.

Continue Lendo

Geral j1bp

Projeto vai qualificar setor gastronômico de Criciúma com imersão em feiras, consultorias e ações práticas 24751

Publicado

em

Empresários do setor gastronômico de Criciúma terão uma oportunidade de qualificação e crescimento por meio de um projeto articulado pelo Sebrae, Via Gastronômica e Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A iniciativa tem como foco o desenvolvimento estratégico de restaurantes, com ações voltadas à gestão, inovação, marketing e competitividade.

A primeira grande ação será uma missão técnica para a Fispal Food Service 2025, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que ocorre entre os dias 27 e 30 de maio, em São Paulo.

Segundo Elisandra Bernardi, analista técnica do Sebrae, a proposta vai além da feira. “Teremos sete meses de atividades estruturadas: workshops, consultorias em gestão, pesquisa de mercado, participação no Abrasel Summit SC e até consultoria com cliente oculto. É uma imersão completa no aprimoramento dos negócios participantes”, afirma.

Primeiros participantes 5k588

Nesta etapa inicial, nove estabelecimentos participam da ação:

  • Cantina Vettorazzi
  • Forneria Casaluce
  • Churrascaria Apolo XVI
  • Confraria do Sabor
  • Duluís Pizzaria Artesanal
  • El Tarquin Parrilla
  • Fábrica de Costela
  • Queen’s House
  • Seu Bragança

Foco em gestão e experiência do cliente 1xx5o

O projeto busca impulsionar os negócios por meio de melhorias nas áreas de marketing, finanças, precificação e gestão de pessoas, além de apresentar tendências de mercado, inovações tecnológicas e melhorias na experiência do cliente.

A iniciativa nasceu do diálogo entre o Sebrae e o Núcleo de Gastronomia da Acic. “Foi uma construção baseada na escuta dos empresários e em necessidades reais. O objetivo é gerar impacto prático e fortalecer os negócios de forma coletiva e estratégica”, completa Elisandra.

O gerente regional do Sebrae Sul, João Alexandre Guze, ressalta o papel da instituição no apoio a pequenos negócios. “Estruturamos uma jornada com ações práticas, desde a participação em grandes eventos até consultorias individualizadas. Queremos oferecer ferramentas que façam diferença no dia a dia dos empresários e na experiência dos clientes.”

União estratégica para o desenvolvimento 2l6g4s

Para o coordenador dos Núcleos Empresariais da Acic, João José Camargo, a parceria trará resultados concretos. “Ela impactará diretamente a gestão das empresas e fortalecerá o setor gastronômico da cidade. A Acic atua conectando os empresários e apoiando a execução das ações em conjunto com o Sebrae.”

O presidente da Via Gastronômica e empresário da Fábrica de Costela, Guilherme Constantino Pelegrin, também reforça a importância da iniciativa. “É fundamental para garantir a continuidade do crescimento do setor e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Vamos trabalhar temas centrais nas consultorias e visitas técnicas, sempre buscando excelência.”


Continue Lendo

Geral j1bp

Sangão destaca a mandioca como símbolo de tradição e desenvolvimento regional 1h4g6r

Publicado

em

O município de Sangão será palco da 2ª edição da Festa da Cultura, evento que reúne tradições locais, gastronomia e a valorização da agricultura familiar. A programação, realizada no Centro de Eventos José Antônio da Silva, entre 22 e 25 de maio, destaca a importância da mandioca como uma das principais cadeias produtivas da região Sul de Santa Catarina, com atividades voltadas à capacitação de agricultores e à valorização dos saberes locais.


Entre os destaques está a manhã técnica, na sexta-feira, com palestras ministradas por especialistas da Epagri e do Cepea/USP, que abordarão novas variedades da raiz e o panorama da cadeia produtiva no estado. No período da tarde, o Encontro de Pratos Gastronômicos de Sangão celebrará a identidade alimentar local. Durante os três dias, ocorrerão ações de integração com o público, incluindo shows, apresentações artísticas e espaço para expositores. A principal beneficiadora de mandioca de Santa Catarina, Rocha Alimentos, também estará no local oferecendo degustações de tapioca.

De acordo com o diretor executivo da Rocha, Cloudo Rocha, a mandioca faz parte da história do Sul catarinense e da própria trajetória de crescimento da empresa. “É um alimento com muito potencial, por ser versátil e, principalmente, pelo papel que desempenha no sustento de milhares de famílias. A raiz alimenta, gera renda, movimenta a economia e carrega a cultura do nosso povo” diz ele, ao lembrar: “participar de eventos como este reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento local, valorizando a cadeia produtiva da qual fazemos parte e contribuindo ativamente para que ela continue crescendo com qualidade e sustentabilidade”.


Santa Catarina é reconhecida como berço da industrialização da mandioca no Brasil, e o Litoral Sul responde por mais de 80% da produção estadual. A safra de 2025 estima o cultivo da raiz em 6.276 hectares, com produção prevista de 173 mil toneladas — números que reforçam a força da cultura na região e o seu papel estratégico na economia agrícola do estado.

Continue Lendo

ADS1 64y73

Mais vistos 2i2465

© Copyright 2007-2025 sulnoticisulnoticias.noticiascatarinenses.com - Powered by Actoweb.com.br