Geral j1bp
Acic engaja-se ao combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem 735s2d

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, e a diretora executiva da entidade, Maria Julita Volpato Gomes, receberam a visita da juíza do Trabalho Janice Bastos, acompanhada de sua assistente, Edna Rejane Zanette Laurindo. O encontro ocorreu nessa quarta-feira, 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, tema que norteou a conversa.
Juíza auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região, a magistrada apresentou a proposta de organização de um evento, com o apoio da Acic, para abordar a necessidade, possibilidade e viabilidade de contratação de jovens aprendizes na região Sul de Santa Catarina.
“Consideramos esse assunto de suma importância e, por isso, a Acic se coloca à inteira disposição do Judiciário Trabalhista. Entendemos a necessidade de inserir os jovens no mercado de trabalho, mas isso precisa ser feito pelos meios legais, como a participação no Programa Jovem Aprendiz”, ressalta Valcir José Zanette.
Ele lembra que iniciativas voltadas a promover trabalho decente e crescimento econômico estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 8), movimento do qual a entidade empresarial é signatária desde 2019.
Avaliação
Participaram do encontro também Shirlei Monteiro, diretora executiva da Abadeus e coordenadora do Núcleo do Terceiro Setor da Acic; e Krystyane Faust da Silva de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Sul Catarinense.
“A reunião foi extremamente positiva, pois atingimos o objetivo, que é aproximar o poder Judiciário da sociedade, dos empresários e dos empregados, para que possamos esclarecer e auxiliar na colocação de jovens no mercado de trabalho”, avalia a juíza.
“Essa inserção traz benefícios tanto sob o aspecto social, quanto econômico e também oportuniza o cumprimento da cota de aprendizagem de uma forma adequada e eficiente, o que sabemos que atualmente é um grande problema para as empresas”, completa a magistrada.
Em data ainda a ser definida, o evento envolverá representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Abadeus, do Bairro da Juventude, da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e das empresas, incluindo os responsáveis pelo departamento de RH, além de outras entidades.
Estatísticas
Segundo os dados mais recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 160 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos são vítimas do trabalho infantil no mundo. Somente no Brasil, de acordo com o IBGE (2022), o problema afeta 1,9 milhão de pessoas nesse intervalo de faixa etária.
Em resposta ao quadro, foi instituído o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/6), data que serve de alerta para a sociedade sobre os malefícios decorrentes desse problema.

Geral j1bp
HSJosé busca apoio para identificar paciente 6c4t18

O Hospital São José de Criciúma busca ajuda para identificar uma paciente que deu entrada na instituição na madrugada desta segunda-feira, dia 19. A mulher, que a por uma cirurgia, está internada em estado grave.
A paciente foi transferida do Hospital São Donato após um atropelamento registrado no bairro Lagoa do Faxinal, no Balneário Rincão. A mulher é loira, tem em torno de 50 a 60 anos, cerca de 65 quilos, 1,65 de altura.
Informações podem ser readas ao Serviço Social do HSJosé, no telefone: 3431-1596 ou WhatsApp: (48) 99814-2227.

Geral j1bp
Morro da Fumaça encerra Maggiofest com recorde de público e show de Nenhum de Nós 3r191t

A 13ª edição da Maggiofest foi encerrada neste domingo (18), em Morro da Fumaça, com recorde de público e um grande show nacional da banda Nenhum de Nós, que lotou a Praça Maggiofest e emocionou o público com sucessos que marcaram gerações.
Ao longo dos cinco dias de programação, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas, consolidando-se como um dos mais tradicionais e aguardados do calendário cultural do município.
Celebração dos 63 anos de Morro da Fumaça 716z42
A festa, que também celebrou os 63 anos de emancipação político-istrativa de Morro da Fumaça, foi marcada por uma programação diversificada e gratuita, voltada para toda a família.
“Encerramos esta edição com um sentimento de orgulho. Foram dias intensos, de valorização da nossa cultura, da nossa história e da nossa gente”, destacou o prefeito Eduardo Sartor Guollo.
O vice-prefeito Davi Colonetti Pellegrin também comemorou o resultado:
“A Maggiofest 2025 foi um sucesso em todos os aspectos. Que venham os próximos anos.”
Domingo recheado de atrações culturais e gastronômicas 1286q
O último dia da festa começou com o 8º Encontro de Carros Antigos, seguido por missa em ação de graças na Igreja Matriz São Roque e apresentação do Coral São Marcos. A Praça de Alimentação foi um dos pontos mais movimentados, com destaque para a gastronomia italiana e o tradicional almoço típico no Salão Paroquial.
Durante a tarde, o público acompanhou o Festival de Dança das Escolas Municipais, a gravação do clipe “Especial Bem Jack”, shows musicais e apresentações culturais, como a da banda The Reticents. O encerramento ficou por conta da banda Nenhum de Nós, que levou milhares de pessoas à Praça Maggiofest.
Novidades e retomada da corte da festa 3m6p2j
Uma das inovações da edição deste ano foi a estrutura da Praça de Alimentação, formada exclusivamente por fornecedores locais e com sistema de caixa centralizado para agilizar o atendimento.
“Valorizamos o comércio da cidade e organizamos melhor o fluxo de vendas, oferecendo mais conforto ao público”, explicou a presidente da comissão organizadora, Daiana Carvalho.
Outra novidade anunciada durante o evento foi o retorno da corte oficial da festa em 2026. A escolha da rainha e princesas será realizada em parceria com a Força Jovem Fumacense (FJF), durante a eleição marcada para outubro deste ano.
“Essa retomada resgata uma tradição que reforça nosso vínculo com a cultura local e valoriza a juventude fumacense”, afirmou o coordenador de Cultura e Turismo, Paulo Vitor Cechinel.

Geral j1bp
Urussanga realiza mobilização contra o abuso e à exploração sexual infantil 5057m

Uma ação especial de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, em Urussanga. A mobilização organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e demais pastas da istração, promoveu a conscientização em crianças, adolescentes e da comunidade geral na Praça Anita Garibaldi.
Com a campanha “Urussanga faz bonito”, que integra o movimento nacional Maio Laranja, atividades foram realizadas com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer a Rede de Proteção. “A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Precisamos falar sobre isso com seriedade e ensinar a agir sempre que necessário”, declara a prefeita Stela Dagostin Talamini.
O foco da campanha é garantir que crianças e adolescentes tenham voz e apoio. “É um tema delicado, mas que precisa ser abordado com clareza e responsabilidade. Promovemos atividades educativas e culturais para ajudar as crianças a entenderem seus direitos e saberem como se proteger. E também reforçamos a importância da denúncia sempre que presenciar algo estranho”, disse a secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia.
A presidente do CMDCA de Urussanga, Andreia Dorneles Rodrigues, destaca a importância da ação. “A campanha tem como missão quebrar o silêncio e trazer à tona um tema cercado de tabus. Ensinar as crianças o nome correto das partes do corpo, por exemplo, é uma forma de ajudá-las a se proteger. A sociedade precisa estar atenta e denunciar qualquer suspeita. O Disque 100 é gratuito, sigiloso e pode salvar vidas”, ressalta.
A mobilização em Urussanga contou com distribuição de cartilhas educativas, apresentações teatrais e um varal com produções escolares que deram visibilidade ao tema de forma sensível e educativa. Alunos da rede municipal, Apae e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcaram presença e participaram das atividades.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades