Conecte-se conosco

Geral j1bp

Campanha tenta estimular desenvolvimento sustentável no Estado 3j6x6o

Publicado 2q5p6n

em

#DesafioDos17Dias promove a realização de ações ligadas com cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina está promovendo durante o mês de setembro a campanha “Que futuro Queremos”. O objetivo é mobilizar os diferentes setores do Estado, desde empresas, poder público e sociedade civil para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acordados por 191 países signatários da ONU, entre eles o Brasil. Os catarinenses podem se engajar fazendo parte do Movimento, sendo signatários e adotando os ODS como uma prática no seu cotidiano.

Mas por que esse é um assunto importante para Santa Catarina?Apesar de se destacar em alguns indicadores de desenvolvimento humano, se comparado ao restante do país, Santa Catarina enfrenta desafios. Por exemplo, mais de 289 mil pessoas vivem na extrema pobreza. É o que mostra levantamento feito pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de SC (SST), realizado em 2017. Nele, é apontado que 4% da população do estado vive com até R$ 85 por mês; estando estas pessoas concentradas, principalmente, em Lages, Florianópolis e ville. Cerca de 35 mil delas são crianças de zero a 14 anos, conforme pesquisa da Fundação Abrinq, publicada neste ano.

Ainda segundo dados da SST, a parcela da população desocupada em SC foi estimada em 283 mil pessoas, um crescimento de 17%, se comparado ao mesmo período em 2016.

Quando o assunto é a  participação feminina na política, a desigualdade de gênero é evidente em Santa Catarina. No Estado, apenas 33,0% dos candidatos para a Câmara de Vereadores, em 2016, eram mulheres. A proporção de mulheres eleitas para a Câmara de Vereadores no Estado foi de 13,5%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.

A erradicação da pobreza; o trabalho decente e crescimento econômico; e a igualdade de gênero estão entre as 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estabelecidos em 2015 para serem alcançados até 2030. Em setembro de 2000, as Nações Unidas pela primeira vez estabeleceram um plano de ação para resolver problemas mundiais graves. Foram 8 objetivos para serem alcançados até 2015.

Em setembro de 2015, os países-membros da ONU decidiram continuar o trabalho iniciado quinze anos antes, e aprovaram outro plano de ação, mais abrangente.Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visam colocar o mundo em um caminho sustentável e resiliente.

Com o propósito de disseminar esses objetivos, o Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina promove, neste mês de setembro, uma campanha estadual de sensibilização e mobilização pelos ODS.

“Precisamos deixar esse legado para as futuras gerações. A campanha 2017, com o lema ‘Que Futuro Queremos?’, visa estimular pessoas e organizações a movimentarem-se para que o desenvolvimento sustentável ocorra em Santa Catarina”, afirma Adelita Adiers, Coordenadora Geral voluntária do Movimento ODS Nós Podemos SC e Consultora de Responsabilidade Social da FACISC.

Segundo Andreia Amorim, Coordenadora de Mobilização voluntária do Movimento e Diretora da Prosperitate Consultoria, além de participar da mobilização divulgando a campanha nas redes sociais; as pessoas, as instituições públicas, as empresas e as organizações da sociedade civil podem se envolver realizando ações que contribuam para o alcance dos ODS.

“As empresas, por exemplo, podem usar os ODS como ferramenta de gestão, levando em consideração a sustentabilidade. Já o poder público pode usar os objetivos globais para planejar e executar políticas públicas. As organizações da sociedade civil podem medir seu impacto e avaliar se suas ações ajudam a contribuir com os ODS. E a população em geral pode se envolver participando de ações que envolvam um ou mais dos 17 objetivos, por meio de mutirões ou outras iniciativas sociais. Existem muitas formas, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável servem como um guia para quem quer partir para a ação”, explica Andreia.

Signatária do Movimento, a plataforma de engajamento social Go For Good está realizando o #DesafioDos17Dias, onde cada inscrito recebe por e-mail uma dica de atitude por 17 dias. Todas essas ações estão sempre ligadas com cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além de realizar as ações, o inscrito será convidado a dar o exemplo e divulgar suas ações nas redes sociais, ganhando assim o selo de “influenciador do bem”.

“A ideia é mostrar que fazer a diferença não precisa ser difícil ou chato, muito pelo contrário, pode ser algo fácil e até divertido. Existem muitas formas de no nosso dia a dia, através de ações rotineiras, gerar um grande impacto. Desde doação de sangue, separar o lixo em casa, usar um transporte alternativo ao invés do carro, uma vez por semana reduzir o consumo de carne, enfim, são ações que temos o poder de fazer rotineiramente e às vezes esquecemos”, explica Jorge Henrique da Silva, um dos fundadores da startup Go For Good.

As inscrições podem ser realizadas no link: http://content.goforgood.com/desafio-dos-17-dias.

Se você ainda não é signatário do Movimento ODS Nós Podemos SC e deseja participar da campanha, faça sua adesão ao Movimento!

Entre em contato pelo e-mail [email protected]. E para saber mais sobre o Movimento, e http://nospodemos-sc.org.br/

Geral j1bp

Criciúma entrega Selo ODS 2025 a quase 100 organizações e empresas a4h4j

Publicado

em

Empresas, pessoas físicas, entidades de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e órgãos públicos receberam, nesta terça-feira (27), o Selo ODS 2025, em reconhecimento ao cumprimento de ações alinhadas à Agenda 2030 da ONU. A cerimônia foi realizada na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), que também é signatária do Comitê Local do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Ao todo, 98 signatários foram certificados por atenderem aos compromissos assumidos com o movimento em 2024. Cada organização ou pessoa relatou, até março deste ano, as ações realizadas ao longo de 2023 e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Para obter o selo, é preciso cumprir pelo menos três dos seis compromissos elencados pelo Movimento, mas a grande maioria atingiu todos os seis”, destacou o coordenador geral do Comitê ODS Criciúma, Abel Corrêa de Souza.

Compromisso com um futuro sustentável 1hu5u

O Movimento Nacional ODS é uma iniciativa social apartidária, plural e ecumênica, que visa promover, de forma voluntária, o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Não há obrigação legal de aderir ao movimento, mas todos queremos um mundo mais justo e igualitário. Para isso, cada um de nós, pessoas físicas ou jurídicas, está fazendo a sua parte”, completou o coordenador.

Mobilização em todo o estado 5vku

Atualmente, Santa Catarina conta com mais de 2 mil signatários do Movimento ODS, distribuídos em 122 municípios, organizados em 14 comitês locais. Em Criciúma, são quase 190 signatários engajados na promoção dos princípios da Agenda 2030.

Continue Lendo

Geral j1bp

Defesa Civil mantém alerta para frio intenso e possibilidade de neve em Santa Catarina 6o1y6p

Publicado

em

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando as condições meteorológicas e mantém o alerta para a possibilidade de neve na quinta-feira (29), especialmente nas áreas mais altas da Serra Catarinense. Também há chances de precipitação invernal no Meio-Oeste, devido à chegada de uma intensa massa de ar polar.

De acordo com o órgão, o frio já começa a ser sentido na manhã de quarta-feira (28), com quedas acentuadas nas temperaturas, principalmente nas regiões Oeste, Planaltos e Alto Vale.

Frente fria avança e traz queda brusca nas temperaturas 3b6v3o

Uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul atinge o Oeste de Santa Catarina nesta terça-feira (27). Na quarta-feira, o ar frio que acompanha esse sistema avança pelo estado, derrubando as temperaturas. Em muitos locais, as temperaturas mais altas do dia ocorrerão durante a madrugada e início da manhã, com queda ao longo do restante do dia.

No Litoral, o resfriamento começa a ser percebido no fim da tarde de quarta-feira, ganhando intensidade na quinta.

“Já emitimos os alertas para as prefeituras se prepararem com a população de rua e famílias vulneráveis. Mas todos devem se proteger e proteger os animais também. A nossa Defesa Civil vai continuar de prontidão, monitorando o tempo e emitindo alertas para a população”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Temperaturas mínimas podem chegar a -5°C 2773q

Na quinta-feira (29), a previsão indica que as temperaturas máximas não devem ultraar os 5°C a 7°C no Planalto Sul e Meio-Oeste. No Litoral, mesmo com máximas por volta dos 15°C, o vento moderado a forte aumenta a sensação de frio.

A sexta-feira (30) começa com temperaturas ainda mais baixas:

  • Entre -3°C e -5°C na Serra e parte do Meio-Oeste;
  • Entre 0°C e 5°C no Extremo Oeste, Meio-Oeste e Vale do Itajaí;
  • Entre 5°C e 10°C no Litoral.

A neve pode ocorrer nas áreas mais elevadas do Planalto Sul e Meio-Oeste, especialmente na quinta-feira, devido à combinação entre temperaturas muito baixas e alta umidade.

Cuidados com o frio intenso 43ui

A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta aos avisos meteorológicos e tomar precauções diante das baixas temperaturas, especialmente com crianças, idosos e animais de estimação. Motoristas que transitam por áreas de serra devem redobrar a atenção, devido ao risco de gelo na pista e visibilidade reduzida.

O frio continua no fim de semana, principalmente durante as noites e madrugadas, mas com o sol aparecendo durante o dia, as temperaturas tendem a subir ligeiramente.

Continue Lendo

Geral j1bp

Material educativo aproxima alunos da história de Urussanga e os vales da uva Goethe 1p1p5o

Publicado

em

A história de Urussanga ganhou mais destaque nas salas de aula com a distribuição da publicação em quadrinhos que mostra o legado dos imigrantes italianos, apresenta os marcos culturais e conta o início dos vales da uva Goethe. O material educativo foi entregue às escolas do município com ensino fundamental e faz parte do projeto “Conhecer para Pertencer” da Secretaria de Educação.

Na Escola Municipal Alda Brognoli, os alunos do terceiro ano ficaram fascinados com o novo material educativo. Eles fizeram uma leitura coletiva, receberam atividades de interpretação e desenharam no papel os pontos que mais gostaram. O trabalho foi conduzido pela professora Sandra Mariot Padoin, e concluído com um brinde simbólico do suco da uva Goethe.

“As crianças adoraram essa revista HQ, popularmente conhecida como gibi, por retratar cenários e costumes que fazem parte do cotidiano deles. Fizemos a leitura em grupo e  conversamos sobre as partes que mais chamaram atenção desse material educativo, que valoriza elementos culturais locais e aproxima os estudantes de sua própria identidade”, declara a professora.

A publicação faz parte do projeto educativo “Exploradores de Santa Catarina”, elaborado em parceria entre o Governo Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, com a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina (SAR) e o Estúdio NES – reconhecido por transformar conteúdos históricos em experiências educativas inovadoras. “Esse lindo material contribui com a identidade de Urussanga, despertando nos nossos alunos o senso de pertencimento e o amor pela nossa terra”, destaca a secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti. 

Continue Lendo

ADS1 64y73

Mais vistos 2i2465

© Copyright 2007-2025 sulnoticisulnoticias.noticiascatarinenses.com - Powered by Actoweb.com.br