Geral j1bp
Candidatas à Corte da XI Cocalfest se reúnem em encontro com os jurados s6e4v

As oito candidatas à rainha e princesas da XI Cocalfest se reuniram nessa terça-feira (16/07) em um café com os jurados e equipe da Comissão Central Organizadora. O encontro foi realizado na Casa do Doce e teve como objetivo apresentar as meninas, de modo que os jurados pudessem conhecê-las melhor e iniciar os trabalhos de preparação para a escolha oficial da realeza, marcada para a próxima sexta-feira, dia 26 de julho, às 19h, na Praça Coberta.
Na oportunidade, as meninas também aram por uma sessão de fotos e gravaram os vídeos de apresentação, que serão divulgados nas redes sociais da Cocalfest, a tradicional festa em alusão ao aniversário de emancipação do município. Este ano, Cocal do Sul celebrará 33 anos de emancipação no dia 26 de setembro e a programação já está sendo definida.
“O encontro foi muito interessante, foi uma alegria imensa poder conhecer as candidatas que se colocaram à disposição para representar nossa cidade, que é tão rica em cultura, belezas naturais e gastronomia; todas já são vencedoras e não será fácil para os jurados escolherem apenas três, temos certeza que a corte escolhida irá representar muito bem Cocal do Sul”, pontua o prefeito em exercício Erik Pereira Zeferino.
Durante o encontro, as meninas participaram de uma roda de conversa para se apresentarem e conhecerem os jurados. “Vimos o brilho no olhar de cada uma delas e estamos muito empolgados com a edição deste ano, todas as meninas mostraram que conhecem a história de nossa cidade e estão preparadas. Convidamos a todo o público para a próxima sexta, dia 16, às 19h na Praça Coberta, prestigiarem esse momento que também será marcado pelo lançamento da XI Cocalfest”, afirma o presidente da Comissão, Cassio Pagnan.
Além da Escolha da Corte, o evento terá o lançamento da XI Cocalfest, no qual será servido um prato delicioso gratuitamente pelo Círculo Italiano, com apoio da empresa Kiarroz e logo após acontece o show com a Banda Stylus. Além da Kiarroz, o evento conta com o apoio da Ótica e Relojoaria Fritzen, Círculo Italiano de Cocal do Sul, Jornal Cocal Notícias e Sun House.

Geral j1bp
Diocese de Criciúma terá seu próprio Tribunal Eclesiástico 513724

No dia 15 de agosto, data em que a Diocese de Criciúma celebra 27 anos de instalação, a Igreja Particular vai realizar a instalação canônica do seu Tribunal Eclesiástico Diocesano. O ato solene será às 9h, na Catedral São José, com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, seguida do ato oficial que será realizado no auditório.
O Tribunal Eclesiástico, conforme estabelecido pelo Código de Direito Canônico, é o órgão responsável por assegurar a justiça dentro da Igreja Católica, oferecendo orientação e solução para questões que envolvem a vida sacramental, matrimonial e disciplinar dos fiéis. Atualmente, os processos canônicos da Diocese de Criciúma são istrados pelo Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Florianópolis, em Santa Catarina existe ainda o Tribunal Diocesano de ville, que já atua no mesmo modelo que será inaugurado.
“O tribunal eclesiástico é um órgão judicial da Igreja Católica responsável por julgar de forma técnica os casos eclesiásticos, aplicando o direito canônico. Ele exerce o discernimento judicial sobre atos realizados através da Igreja, o mais conhecido deles é a declaração de nulidade de um casamento religioso”, explica o padre Gabriel Manarim Dalmolin, que atuará como vigário judicial do tribunal.
Doutorando em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, o sacerdote destacou que os processos canônicos seguem uma estrutura semelhante aos tribunais civis, com juízes, advogados de defesa e procedimentos legais. “Um caso analisado e julgado forma um processo canônico, que tem como objetivo guiar os fiéis conforme a doutrina da Igreja e a vontade de Cristo”, acrescentou.
O órgão será instalado na Cúria Diocesana, no bairro Santa Bárbara, e reforçará a atuação jurídica da Igreja Particular. “Acompanhando as necessidades que a vida pastoral da Igreja vai nos apresentando, a Diocese de Criciúma também sentiu a importância desse espaço para seguir contribuindo na evangelização de todo o povo de Deus”, evidencia padre Gabriel.

Geral j1bp
Creche de Cocal do Sul trabalha obra de Monteiro Lobato 6r5uk

A Creche Municipal Octávia Búrigo Gaidzinski, em Cocal do Sul, promoveu ao longo da semana uma série de atividades voltadas à literatura infantil. A proposta integrou a quarta sequência didática desenvolvida pela turma do Nível 2A e teve como foco a valorização da obra de Monteiro Lobato, autor consagrado da literatura brasileira.
O projeto pedagógico levou os alunos a explorarem o universo do Sítio do Picapau Amarelo. Por meio de contações de histórias, experiências sensoriais e brincadeiras temáticas, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer os personagens que marcaram gerações.
Um dos destaques da semana foi o personagem Visconde de Sabugosa, que se tornou o centro das vivências mais recentes. Os alunos participaram de uma sessão de fotos caracterizados como o Visconde, com cartola e expressão pensativa, e também observaram de perto um pé de milho natural, explorando texturas, cores e a utilidade do alimento no dia a dia. A atividade foi encerrada com a degustação de milho cozido.
Para a coordenadora pedagógica, Luciane Idêne dos Santos Rosso Leal, a iniciativa é uma forma eficaz de estimular o interesse pela leitura desde cedo. “Trabalhar com a literatura infantil de forma lúdica e vivencial é uma maneira de despertar o interesse das crianças pelos livros e pela imaginação. Com o Sítio do Picapau Amarelo, conseguimos unir aprendizado, cultura e diversão, tornando o processo educativo ainda mais significativo para os pequenos”, destacou.

Geral j1bp
Alunos de Urussanga aprendem sobre cultura italiana com aulas de culinária e receitas típicas 23t3x

A gastronomia italiana ganhou espaço no cardápio das escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Urussanga como parte das comemorações pelos 147 anos do município, celebrado no dia 26 de maio.
A iniciativa também antecipa o clima da 18ª Festa Ritorno Alle Origini, que acontece entre os dias 29 de maio e 1º de junho, no Parque Municipal.
Aula prática e vivência cultural 6e3a56
No CEI Sérgio Teixeira, as crianças viveram uma experiência especial nesta segunda-feira (19): colocaram a mão na massa para preparar pizzas com apoio dos professores e de convidados especiais. A atividade foi conduzida pelo chef Maicol da Rosa Torret e pela maître de sala Andreza Frasseto, idealizadores do Giardinetto Ristorante, que se inspira na tradição italiana.
“A visita foi de extrema relevância para compartilhar vivências da Itália, ampliar conhecimentos e contribuir na formação de conceitos sobre a colonização italiana, que neste ano comemora 150 anos em Urussanga”, destacou a diretora da unidade, Marciane Gomes.
Projeto Conhecer para Pertencer n352a
A ação faz parte do projeto Conhecer para Pertencer, promovido pela Rede Municipal de Ensino, que tem como objetivo aproximar os alunos da história local desde a infância.
“Durante todo o mês desenvolvemos ações pedagógicas e culturais que reforçam o sentimento de pertencimento e valorizam a forte influência italiana em Urussanga”, afirmou a secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades