Política 4p5r3i
Candidatos à reitoria convidam comunidade ao diálogo 4q722z

Estreitar ainda mais a relação entre universidade e sociedade Sul catarinense é o objetivo do fórum A Unesc que a gente quer com a Comunidade, promovido pelos candidatos à reitoria da Universidade do Extremo Sul Catarinense, em chapa única, Luciane Ceretta e Daniel Preve. O evento será realizado nesta terça-feira, dia 23, a partir das 16 horas, no Auditório Ruy Hulse, na própria instituição.
Serão aproximadamente duas horas de diálogo com lideranças políticas, econômicas e religiosas; entidades de classe; movimentos sociais; ONGs e população em geral. Todos os interessados em contribuir para o fortalecimento da Unesc são bem-vindos com sugestões e ideias.
“Somos uma universidade comunitária, sem fins lucrativos, que reinveste todos os resultados na própria atividade educacional, em prol do desenvolvimento da região. Nossos projetos já beneficiam milhares de pessoas, mas queremos avançar, contribuir ainda mais para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e construção da cidadania”, afirma Luciane, candidata a reitora.
A inserção nas comunidades regionais, por meio da pesquisa e extensão, é o grande diferencial da Unesc em relação a outras instituições de ensino superior. Além de divulgar o conhecimento científico pelo ensino e produzir novo conhecimento através da pesquisa, a universidade tem dedicado importantes esforços na solução dos mais diversos problemas enfrentados pela sociedade por meio de programas e projetos de extensão, como o Território Paulo Freire, em parceria com a União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), visando o empoderamento comunitário. Atualmente, são mais de 100 projetos de extensão nas áreas de saúde, educação, meio-ambiente, arte e cultura, cidadania, empreendedorismo, tecnologia, entre outros.
Destaque ainda para os atendimentos jurídicos, nas Casas da Cidadania, e em saúde, nas Clínicas Integradas, onde mais de 70 mil pessoas são beneficiadas, gratuitamente, por semestre. Além, claro, de oito mil estudantes contemplados com bolsas de estudos, financiamentos e estágios remunerados. “Por tudo isso, precisamos suscitar um sentimento de pertencimento na sociedade Sul catarinense em relação à Unesc, afinal nossa atuação é 100% apoiada e voltada para a comunidade”, reforça Luciane.
O Fórum A Unesc que a gente quer com a Comunidade será o sexto de uma série de sete encontros. Importante canal de escuta, os eventos foram criados para estimular o diálogo e auxiliar na construção do projeto de gestão coletiva que os candidatos à reitoria querem implementar a partir da eleição, no dia 7 de junho.

Política 4p5r3i
Criciúma lança projeto Observador Mirim para ensinar cidadania e educação fiscal a crianças 4z6p17
Iniciativa do Observatório Social é gratuita e atenderá estudantes do 4º ano da Rede Municipal de Ensino

O Observatório Social de Criciúma lançou nesta semana, na sede da ACIC, o projeto Observador Mirim, iniciativa gratuita voltada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O programa tem como principal objetivo promover, desde cedo, o entendimento sobre educação fiscal, cidadania e uso do dinheiro público.
Segundo o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, a proposta busca formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.
“É uma parceria que visa conscientizar nossos estudantes para que, desde pequenos, eles saibam de onde vem o dinheiro público e onde ele é investido”, declarou.
Cartilhas, aulas e formação cidadã 224e71
Durante o programa, os alunos receberão cartilhas de educação fiscal, que servirão como material de apoio nas atividades em sala. As aulas acontecerão em 17 escolas municipais, em dois encontros que somarão cinco horas-aula por turma.
A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, reforça o caráter formativo da proposta:
“O projeto desenvolvido pelo Observatório Social é uma ferramenta para desenvolver, em nossos estudantes, uma consciência mais combativa em relação à corrupção.”
Ao final do curso, os estudantes receberão um certificado de participação e uma lupa, símbolo do Observatório Social, reforçando o papel fiscalizador e participativo de cada criança.

Política 4p5r3i
Assinada ordem de serviço para sede própria da Polícia Civil em Siderópolis 1d5t4h

A sede da Polícia Civil de Siderópolis ará por reforma. Nesta semana, o prefeito Franqui Salvaro e o vice-prefeito Rafael Frello am a Ordem de Serviço, junto ao termo de homologação e adjudicação do processo licitatório, que autoriza o início das obras. O investimento será de R$ 266 mil.
A empresa responsável pela execução do projeto será a Construcity. As melhorias incluem a construção de muros, uma nova fachada e a implantação de uma garagem, que darão melhores condições de estrutura e segurança para o atendimento à população e o trabalho da equipe policial.
Os recursos para a obra foram viabilizados por meio de convênio firmado entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Siderópolis. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de 150 dias. “Essa reforma é um investimento importante na segurança pública e nas condições de trabalho dos nossos policiais civis”, elencou o prefeito.

Política 4p5r3i
Laísa Figueredo assume presidência interina da Câmara de Forquilhinha 4h4d5

A 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, realizada nesta segunda-feira (12), foi conduzida pela vereadora Laísa da Silva Figueredo (PSDB), que assumiu interinamente a presidência da Casa Legislativa devido ao afastamento por questões de saúde do presidente Célio Elias (PT). Célio está licenciado até o dia 20 de maio, período em que Laísa comandará as sessões legislativas.
A sessão também marcou a posse do suplente de vereador Nedir Marcelino (PT), que ocupará temporariamente a vaga deixada por Célio. Após prestar juramento no plenário, Nedir agradeceu a oportunidade e reafirmou seu compromisso com a população de Forquilhinha.
Moção de Aplauso reconhece trabalho voluntário no município 2u5e5n
Durante a Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram por unanimidade a Moção de Aplauso nº 004/2025, em homenagem ao Grupo Amigos do Bem, entidade que desenvolve ações sociais de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. A moção representa o reconhecimento oficial do Legislativo ao trabalho voluntário e solidário que o grupo tem realizado ao longo dos anos.
Projeto autoriza doação de imóvel sem custos ao município 1f1223
Outro destaque da sessão foi a aprovação do Projeto de Lei nº 027/2025, que autoriza a aquisição por doação, sem ônus, de uma fração ideal de imóvel. A medida foi aprovada por unanimidade e segue agora para sanção do Executivo Municipal.
Vereadores solicitam melhorias na divisa com Criciúma 2t6a64
Entre as proposições apresentadas, o Requerimento nº 007/2025, de autoria do vereador Charles Roos Hunter (PSD), solicita ao prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, a realização de serviços de limpeza, roçada, pintura de meios-fios e demarcação de faixas de trânsito na Rua Beira-Rio, localizada no bairro São Roque, na divisa entre os municípios de Forquilhinha e Criciúma.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades