Conecte-se conosco

Variedades 1u1557

Casa do Papai Noel recebe crianças e adultos na sua casa, na Praça do Congresso 29716h

Publicado 2q5p6n

em

O Natal 2021 em Criciúma segue encantando não apenas os moradores da cidade, mas também os visitantes de toda a região. Entre as atrações, o Bom Velhinho distribui balas, doces e sorrisos na sua casa, localizada na Praça do Congresso, em dias e horários marcados. Com o apoio da arquiteta Adriana Pierini Lopes, do Portal Litoral Sul, Plano de Saúde São José, Delupo, Gabi Presentes, Carpecril, Casa Valdinei e Correa Back, o local possui ambientes lúdicos que simulam a sala e a oficina do Papai Noel, aflorando a criatividade dos pequenos.

Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Tiago Marangoni, o clima natalino tomou conta da cidade. “É muito gratificante ver a alegria das crianças ao encontrar o papai Noel, entregar suas cartinhas e aguardar ansiosas pela chegada do Natal”, diz ele, ao complementar: “este fim de ano está sendo mágico em Criciúma. As famílias estão nas ruas, eando, vendo vitrines, aproveitando a programação especial. O comércio, em paralelo, já está sentindo a alta na movimentação e nas vendas. Nós precisávamos disso. Realmente está sendo um presente para o municípío”.

Confira os horários do Bom Velhinho e leve as crianças para realizarem o seu pedido de Natal:

  • 07 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 15h às 20 horas. Horário do Papai Noel: das 16h às 20 horas.
  • 08 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 15h às 20 horas. Horário do Papai Noel: das 16h às 20 horas.
  • 09 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 15h às 20 horas. Horário do Papai Noel: das 16h às 20 horas.
  • 10 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 15h às 20 horas. Horário do Papai Noel: das 16h às 20 horas.
  • 14 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 17h às 22 horas. Horário do Papai Noel: das 18h às 22 horas.
  • 15 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 17h às 22 horas. Horário do Papai Noel: das 18h às 22 horas.
  • 16 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 17h às 22 horas. Horário do Papai Noel: das 18h às 22 horas.
  • 17 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 17h às 22 horas. Horário do Papai Noel: das 18h às 22 horas.
  • 18 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 14h às 19 horas. Papai Noel não estará.
  • 19 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 16h às 21 horas. Papai Noel não estará.
  • 20 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 16h às 21 horas. Papai Noel não estará.
  • 21 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 16h às 21 horas. Papai Noel não estará.
  • 22 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 16h às 21 horas. Papai Noel não estará.
  • 23 de dezembro – Horário de abertura da casa: das 16h às 21 horas. Papai Noel não estará.

Variedades 1u1557

Morro da Fumaça abre a Maggiofest 2025 com celebração às raízes italianas 4r2t51

Publicado

em

Morro da Fumaça entrou em clima de festa na noite desta quarta-feira (14) com a abertura da 13ª edição da Maggiofest, maior evento popular do município. O início da programação ocorreu no Distrito de Estação Cocal, em comemoração aos 121 anos de colonização do distrito e aos 63 anos de emancipação político-istrativa da cidade.

A noite foi marcada por cultura, fé e tradição. A programação começou com missa em ação de graças na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, animada pelo Grupo Va Pensiero. Em seguida, o público acompanhou apresentações do saxofonista Virgilio Evangelisti e da Banda Municipal de Morro da Fumaça. O momento cultural teve sequência com uma palestra da escritora italiana Giorgia Miazzo, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

“O evento marcou não apenas a abertura da Maggiofest 2025, mas também celebrou as raízes históricas de Morro da Fumaça, reforçando o espírito de união da nossa comunidade. É uma oportunidade para valorizar nossas tradições e fortalecer o sentimento de pertencimento”, destacou o prefeito Eduardo Sartor Guollo.

O vice-prefeito Davi Colonetti Pellegrin também enfatizou a importância do momento.

“Tivemos uma noite simbólica, com missa, música e uma palestra que nos conectou à história da imigração italiana. A Maggiofest é uma homenagem às raízes que construíram Morro da Fumaça. Hoje foi só o começo de uma programação especial”, afirmou.

Continue Lendo

Variedades 1u1557

Urussanga lança HQ educativa sobre os Vales da Uva Goethe e seu patrimônio cultural 950h

Publicado

em

A história de Urussanga ganha novos contornos com o lançamento de uma história em quadrinhos (HQ) sobre os Vales da Uva Goethe e sua Indicação Geográfica (IG). O material educativo será distribuído nas escolas do município que oferecem o Ensino Fundamental, por meio do programa “Conhecer para Pertencer”, que busca fortalecer a educação patrimonial e conectar os estudantes com o legado dos imigrantes italianos e os marcos culturais que moldaram a cidade.

Um pré-lançamento oficial acontece nesta quinta-feira (15), reunindo diretoras, coordenadores e professores do Ensino Fundamental I e II. Para a prefeita Stela Dagostin Talamini, o projeto valoriza a identidade local e aproxima as novas gerações da história urussanguense:

“Urussanga é terra de história, tradição e de um povo que construiu com muito esforço sua identidade. Este projeto valoriza o nosso legado, leva conhecimento às novas gerações e reforça o orgulho de ser urussanguense. É assim que preservamos o ado e construímos o futuro”, afirma.

Projeto “Exploradores de Santa Catarina” 4c6m8

A HQ faz parte do projeto “Exploradores de Santa Catarina”, uma iniciativa conjunta do Governo Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, com apoio da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina (SAR) e do Estúdio NES — reconhecido por transformar conteúdos históricos em experiências pedagógicas inovadoras.

“Este material é uma ferramenta pedagógica valiosa que enriquecerá o trabalho dos nossos professores em sala de aula. Ao abordar a história da Uva Goethe de forma tão ível e interessante, estamos contribuindo para que nossos alunos conheçam e valorizem a identidade de Urussanga, fortalecendo o seu senso de pertencimento e o amor pela nossa terra”, destaca a secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti.

Com roteiro, narrativa e ilustrações originais, a HQ posiciona Urussanga como referência na vitivinicultura catarinense e guardiã de um patrimônio cultural único.

“De forma lúdica e eficaz, esse material contribui para preservar a memória da nossa comunidade e dialogar com as novas gerações, permitindo que elas compreendam o valor histórico da nossa cidade”, pontua a secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes.


Continue Lendo

Variedades 1u1557

Criciúma ganha livro que retrata seu patrimônio cultural com olhar poético 212h1n

Publicado

em

O Sul de Santa Catarina receberá um presente especial no dia 29 de maio de 2025: o lançamento do livro “Retratos de Criciúma: Registros Poéticos”, da artista visual Andressa Borges Gomes Flor. A obra reúne textos e imagens que destacam o patrimônio cultural tombado do município sob uma abordagem artística, sensível e crítica, voltada à valorização da história local.

O lançamento ocorrerá às 20h30, no Hall do Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”, no Bloco istrativo da Universidade. O evento é aberto ao público e à comunidade acadêmica. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente durante a cerimônia e também enviados a escolas, bibliotecas, associações, secretarias de educação e cultura da região Sul.

Uma obra em três capítulos 1x529

A publicação se divide em três partes: “Lugares de Fé”, “Memória do Carvão” e “Arquitetura e Identidade”, reunindo mais de 80 registros fotográficos de 21 patrimônios tombados de Criciúma.

“Durante a pesquisa, percebi que os patrimônios tombados carregam não apenas uma importância histórica, mas também afetiva e crítica, que dialoga com a memória, a identidade e a riqueza desses espaços”, afirma Andressa.

Processo investigativo e artístico y2s2n

A trajetória de Andressa com o tema teve início em 2013, quando ainda era estudante do curso de Artes Visuais – Bacharelado na Unesc. Desde então, o interesse pelo patrimônio cultural cresceu por meio de pesquisas, exposições e projetos artísticos. A criação do livro levou cerca de três anos, desde a concepção até a impressão da obra.

“A proposta é que o livro sirva como fonte de pesquisa sobre Criciúma e inspire novos desdobramentos”, explica.

A artista já projeta os próximos os: pretende ampliar o trabalho para outros municípios do Sul catarinense, com o mesmo olhar artístico sobre lugares de memória e fragmentos culturais, fortalecendo o reconhecimento do patrimônio regional.

Apoio e incentivo cultural 4udj

O livro foi viabilizado com recursos do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina, com apoio da Unesc e da NDTV. Também colaboraram as empresas incentivadoras Metalúrgica Spillere, Refricril, Mademil e Farben.

Andressa destaca ainda o apoio de diversas pessoas que contribuíram com o projeto, como Maxwell Sandeer Flor (produtor cultural), Amalhene Baesso Reddig, Angelica Neumaier, Bianca Goulart, Luiz Augusto Pereira, Angélica Manenti, Karina Alano Duarte e Deividi Paida.

“De forma especial, este livro é também uma homenagem à cidade de Criciúma, que celebra, em novembro, 100 anos de emancipação político-istrativa”, finaliza.

Continue Lendo

ADS1 64y73

Mais vistos 2i2465

© Copyright 2007-2025 sulnoticisulnoticias.noticiascatarinenses.com - Powered by Actoweb.com.br