Geral j1bp
Cermoful lança livro em homenagem aos 60 anos de história 444g2p

Com seis décadas de dedicação e compromisso com a comunidade, a Cermoful Energia celebra sua trajetória com o lançamento do livro “Cermoful 60 Anos, 60 Histórias”. A obra será apresentada ao público na próxima quarta-feira, dia 13 de novembro, às 20h, no Salão Paroquial São Roque, em Morro da Fumaça. Fruto de quase um ano de pesquisas e entrevistas, o livro retrata o papel transformador da cooperativa desde sua fundação, em 1963.
O presidente da Cermoful, Rudy Recco, ressalta a importância histórica dessa obra para as futuras gerações. “O livro dos 60 anos da Cermoful vai eternizar o trabalho realizado, desde os fundadores até os dias de hoje. São histórias de muita luta e coragem. Esse livro ficará como um legado para que as próximas gerações saibam o quanto foi difícil conquistar tudo o que a Cermoful alcançou até aqui”, afirmou Recco.
Planejado e coordenado pelo publicitário Claudio Fernandes, da Agência Integral, o livro que foi escrito pelas jornalistas Andresa Piva e Kênia Pacheco, revela como a chegada da energia elétrica, antes inível a muitas comunidades, transformou de forma definitiva o cenário local. Em relatos emocionantes, a obra, que tem projeto gráfico do diretor de artes da agência Felipe Bortolotto, aborda vidas impactadas pela eletrificação: empreendedores que transformaram suas realidades, famílias que descobriram novas oportunidades e entidades assistenciais que ampliaram seu alcance.
Cada história traz à tona o compromisso da Cermoful com o desenvolvimento econômico e social da região. São narrativas de escolas e instituições que formam novos cidadãos, empreendedores que impulsionam a economia local e jovens que construíram seu futuro onde havia energia e progresso. O livro também celebra a riqueza das tradições locais, preservadas por comunidades que mantêm vivas suas raízes, mesmo com as mudanças ao longo do tempo. “Toda a comunidade está convidada a participar desse momento especial”, disse Recco. O evento de lançamento contará com a presença de lideranças locais e dos próprios personagens que ilustram a história da Cermoful, celebrando juntos um marco na memória da cooperativa.

Geral j1bp
Governo autoriza novo investimento para a Escola Olívio Recco 2j1c3e

A istração Municipal de Morro da Fumaça formalizou a autorização para o início das obras de melhorias nas dependências da quadra esportiva da Escola Olívio Recco que irão transformar o espaço em um ginásio de esportes. Com um investimento de R$ 615 mil em recursos próprios, a obra contempla construção de paredes no entorno da estrutura já existente, arquibancada, banheiros, vestiários e ambientes de apoio à prática esportiva. O ato foi realizado na quarta-feira, 28 de maio, no Paço Municipal Auzilio Frasson.
Durante a da ordem de serviço, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, e o vice-prefeito Davi Colonetti Pellegrin, destacaram que o investimento simboliza o compromisso do Governo Municipal com a educação e o esporte. “A nova estrutura, com um ginásio de esportes completo, oferecerá mais conforto e segurança para os alunos e para toda a comunidade escolar. É uma conquista importante, que fortalece a formação dos nossos jovens e melhora a qualidade dos equipamentos públicos em Morro da Fumaça”, afirmou o prefeito.
A da ordem de serviço contou com a presença de representantes da empresa responsável pela obra, a WB Empreiteira de Mão de Obra Eireli, Wilson Basilicio, da presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Marijane Felippe, dos vereadores Antonio Heliton Montes Silva e Sulanor Enio de Freitas, do secretário de Educação, Marcos Silveira de Jesus, da diretora da Escola Olívio Recco, Francine Niero Jacintho e da auxiliar de direção Elen Cristina Soratto.
A Escola Olívio Recco também está recebendo obras de ampliação, que contemplam um novo refeitório que terá área de apoio com cozinha, banheiros e almoxarifado, três novas salas de aula e cobertura para a arela que liga a escola ao ginásio de esportes, com investimento de mais de R$ 1.5 milhão em recursos próprios do município.

Geral j1bp
Santa Catarina registra a primeira neve de 2025 e turistas celebram 2c1k2c

primeira neve do ano no Brasil foi registrada na manhã desta quinta-feira (29), com ocorrência do fenômeno em municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Em São Joaquim, na Serra Catarinense, os primeiros flocos caíram pouco depois das 9h. Já no Rio Grande do Sul, a neve chegou logo ao amanhecer em cidades dos Campos de Cima da Serra, como São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul — todas localizadas em áreas com altitudes entre 1.200 e 1.600 metros.
Durante a madrugada, moradores da cidade de Urupema, também em Santa Catarina, relataram a presença de neve. No momento do registro, os termômetros marcavam cerca de -1°C, com garoa e céu encoberto.
As condições meteorológicas que favoreceram o fenômeno incluem a atuação de um ciclone extratropical no litoral gaúcho e a presença de uma frente fria, que contribuiu para o aumento da nebulosidade e a queda acentuada das temperaturas. A imagem do satélite GOES-19 mostra claramente a formação do ciclone (destacado com a letra B) e a massa de ar frio avançando sobre o Sul do país.
A chegada da neve marca o início de um período de frio intenso na região Sul, com previsão de temperaturas negativas nos próximos dias, especialmente nas áreas de maior altitude.
Foto- São Joaquim online

Geral j1bp
Videos: Neve cobre de branco o Planalto Catarinense 1y6y5k

A massa de ar polar que avança sobre o Sul do Brasil garantiu, como previsto, a primeira neve do ano em Santa Catarina nesta quinta-feira (29). O fenômeno começou a ser registrado com mais intensidade pouco depois das 9 horas da manhã e se estendeu por diversas cidades do planalto sul, encantando turistas e moradores.
Houve precipitação de neve em municípios como Urupema, Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e até em Lauro Müller, na emblemática Serra do Rio do Rastro. O espetáculo climático tem atraído visitantes e lotado a rede hoteleira da região, impulsionando o turismo de inverno.
As baixas temperaturas, combinadas à umidade e à atuação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, criaram as condições ideais para a ocorrência do fenômeno. Em alguns pontos, os termômetros marcaram temperaturas negativas ou próximas de 0°C nas primeiras horas do dia.
Com a previsão de continuidade do frio nos próximos dias, a expectativa é de que novas ocorrências de neve e geada sejam registradas, mantendo o clima típico do inverno serrano e fortalecendo a temporada turística na região.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades