Geral j1bp
Criciúma fortalece rede de apoio a pessoas com deficiência por meio das Residências Inclusivas 536g47

Com foco na promoção da dignidade e na reconstrução de laços sociais, a Prefeitura de Criciúma tem fortalecido a rede de apoio a pessoas com deficiência por meio das Residências Inclusivas. A iniciativa, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, instituições do terceiro setor e municípios vizinhos, oferece acolhimento e cuidados essenciais a jovens e adultos com deficiência em situação de abandono ou vulnerabilidade, garantindo um ambiente seguro, inclusivo e com oportunidades de desenvolvimento.
“O Governo Municipal continua investindo em políticas públicas, formações técnicas, parcerias institucionais e na ampliação da rede de atendimento, para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas por esse modelo humanizado de acolhimento”, ressalta o prefeito Vagner Espindola.
As Residências Inclusivas são unidades de moradia que integram o Serviço de Acolhimento para Pessoas com Deficiência. O atendimento desses lares é voltado para pessoas entre 18 e 59 anos, com deficiência física, intelectual ou mental, que se encontram com vínculos familiares fragilizados, em situação de abandono e sem condições de autonomia ou autossustento.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego Spillere, o serviço é um dos pilares da política pública de inclusão do município. “As residências inclusivas são importantes porque garantem cuidado, acolhimento e dignidade para quem mais precisa. Elas existem justamente para que as pessoas com algum tipo de deficiência, e que não têm condições de se sustentar ou se cuidar sozinhas, possam ter o aos seus direitos básicos, como moradia, alimentação e cuidados com a saúde. Nosso papel é garantir que essas pessoas sejam incluídas de verdade na sociedade, com respeito, segurança e qualidade de vida”, destaca.
Lares que promovem inclusão social e combate à segregação
As Residências Inclusivas funcionam como lares acolhedores e proporcionam um ambiente seguro e respeitoso para pessoas com deficiência que não têm condições de viver de forma independente. As residências estimulam a participação em atividades na comunidade e o fortalecimento de vínculos familiares, com foco na autonomia e na inserção social dos acolhidos. Essa convivência comunitária amplia as possibilidades de reintegração social, além de combater a segregação e o isolamento.
Em Criciúma, três instituições integram a rede em parceria com a Prefeitura: Residência Inclusiva Maria & Maria, Residência Silva & Staviacz, e Girassol Residência Inclusiva. A iniciativa também se estende a outros municípios da região Sul: em Jaguaruna, com a instituição Alecrim Cuidados Especiais; em Araranguá, com o Lar de Acolhimento San Marco; e em São José, com a unidade Lírio do Vale.
Com a rede colaborativa, o município amplia o alcance dos serviços e assegura um atendimento qualificado às pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. A iniciativa oferece acolhimento seguro e respeitoso, enquanto favorece o fortalecimento de vínculos e o retorno ao convívio familiar.
Serviços ofertados
Nessas residências, as pessoas têm o à moradia integral com alimentação (café da manhã, almoço, lanche e jantar), cuidados pessoais, e emocional e atendimento especializado. As equipes técnicas são compostas por profissionais como cuidador, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e coordenador, e possuem um plano individual de atendimento para cada morador.
A metodologia adotada nas unidades segue os parâmetros estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que reforçam o combate a segregação de indivíduos com deficiência.
Como são realizados os encaminhamentos
O o ao serviço de Residência Inclusiva ocorre por meio de encaminhamento realizado pelas equipes da Secretaria de Assistência Social. Os critérios de issão são definidos com base em avaliação técnica multidisciplinar, respeitando o perfil do indivíduo e as especificidades de cada caso. Alguns encaminhamentos também são solicitados pelo Ministério Público, quando há denúncias de violência, abandono ou internações indevidas.

Geral j1bp
Urussanga realiza mobilização contra o abuso e à exploração sexual infantil 5057m

Uma ação especial de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, em Urussanga. A mobilização organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e demais pastas da istração, promoveu a conscientização em crianças, adolescentes e da comunidade geral na Praça Anita Garibaldi.
Com a campanha “Urussanga faz bonito”, que integra o movimento nacional Maio Laranja, atividades foram realizadas com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer a Rede de Proteção. “A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Precisamos falar sobre isso com seriedade e ensinar a agir sempre que necessário”, declara a prefeita Stela Dagostin Talamini.
O foco da campanha é garantir que crianças e adolescentes tenham voz e apoio. “É um tema delicado, mas que precisa ser abordado com clareza e responsabilidade. Promovemos atividades educativas e culturais para ajudar as crianças a entenderem seus direitos e saberem como se proteger. E também reforçamos a importância da denúncia sempre que presenciar algo estranho”, disse a secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia.
A presidente do CMDCA de Urussanga, Andreia Dorneles Rodrigues, destaca a importância da ação. “A campanha tem como missão quebrar o silêncio e trazer à tona um tema cercado de tabus. Ensinar as crianças o nome correto das partes do corpo, por exemplo, é uma forma de ajudá-las a se proteger. A sociedade precisa estar atenta e denunciar qualquer suspeita. O Disque 100 é gratuito, sigiloso e pode salvar vidas”, ressalta.
A mobilização em Urussanga contou com distribuição de cartilhas educativas, apresentações teatrais e um varal com produções escolares que deram visibilidade ao tema de forma sensível e educativa. Alunos da rede municipal, Apae e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcaram presença e participaram das atividades.

Geral j1bp
Melhoria iniciada na Feira do Artesanato e Manualidades 5s342k

A istração Municipal de Balneário Arroio do Silva realizou nesta semana a e entrega da ordem de serviço que dá início a execução de pergolado na área destinada ao artesanato. A cobertura na estrutura da Feira do Artesanato e Manualidades já começou e envolve 98,20m². O investimento será de R$86.920,14 e a empresa vencedora da licitação é a Sul Construtora Ltda.
“Do recurso investido, R$50 mil é da Câmara de Vereadores e o restante da Prefeitura. Esta é mais uma obra para trazer conforto e qualidade para os nossos artesãos e também para o turista que nos visita”, destacou o prefeito Evandro Scaini.

Geral j1bp
Afasc Solidária lança Campanha do Agasalho 2025 4il1w
A solidariedade já começou a aquecer os corações em Criciúma com o lançamento da Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Afasc Solidária. A iniciativa busca arrecadar roupas de inverno em bom estado, cobertores e calçados para amparar pessoas em situação de vulnerabilidade social no município durante os meses mais frios.
A Afasc Solidária mobilizou diversos pontos de coleta estratégicos para facilitar a participação da comunidade. As doações podem ser entregues no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), Parque dos Imigrantes, Parque das Nações, Parque da Prefeitura, Unesc, B&C Climatização, Droga Raia da Rua Joaquim Nabuco, Faculdade Censupeg, Metropolitan Bussines Center, SATC, Smalglass, Vala Fitness – unidade no Rio Maina e Combo Atacadista Criciúma.
A coordenadora da Afasc Solidária, Nádia Paz, ressalta que a campanha vai além da simples doação de agasalhos. A entrega dos itens será uma oportunidade crucial para identificar casos de vulnerabilidade social que, muitas vezes, permanecem invisíveis aos serviços públicos. “Queremos, além de levar agasalhos a quem precisa, aproveitar esse momento de proximidade com a comunidade para escutar, acolher e identificar situações de risco social que muitas vezes não chegam até nós”, explica Nádia.
Para aqueles que desejam contribuir, mas enfrentam dificuldades para se deslocar, a Afasc Solidária oferece a opção de coleta domiciliar. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99122-2024 ou pelo telefone (48) 3445-0300 para agendar a retirada das doações. Instituições e grupos interessados em se tornarem pontos de coleta utilizando tonéis também podem entrar em contato com o departamento de Assistência Social da instituição pelos mesmos canais.
Durante a distribuição dos agasalhos, a equipe da Afasc Solidária realizará abordagens ativas para mapear famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, incluindo aqueles que enfrentam insegurança alimentar ou não possuem cadastro em programas sociais. Os casos identificados serão encaminhados para atendimento especializado, garantindo o o aos serviços públicos necessários.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades