Conecte-se conosco

Geral j1bp

Dia Internacional da Síndrome de Down: Educação fumacense celebra data com conscientização e inclusão 5ygs

Publicado 2q5p6n

em

Se a transformação começa pela educação, a turma do 4º ano matutino da Escola Pietro Maccari deu exemplo do que pode ser um futuro promissor. Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, que acontece nesta sexta-feira, 21 de março, os alunos celebraram a data na última quarta-feira, 19, quando todos foram convidados a irem com meias trocadas, especialmente coloridas e extravagantes, para aumentar a conscientização sobre a Síndrome de Down e celebrar a diversidade. O fato se tornou ainda mais marcante pela presença do pequeno Danilo, aluno com Síndrome de Down, que também veio com suas meias trocadas e pôde celebrar com seus colegas.

“Esse ano fizemos esta ação e foi muito bem aceita e divertida. Nosso aluno Danilo me viu com as meias invertidas e coloridas e me deu um abraço gostoso, pois ele sabia que estávamos assim por ele e por tantas outras crianças”, destacou a professora Daiani Piva, que pelo segundo ano consecutivo leciona para o aluno. A ação educativa, que foi marcada pelas meias trocadas, contou ainda com informação aos alunos para saberem o porquê daquela atitude, o que é a Síndrome de Down, a escolha da data e importância de celebrar a diversidade. “É uma forma simples de mostrar aos alunos que ser diferente é normal”, complementou a professora. 

Jéssica Cardoso, mãe de Danilo, também comemorou a celebração feita pela turma do filho. “Fiquei super feliz e com o coração cheio de gratidão em saber que ainda existem pessoas que queiram fazer a diferença. Foi um gesto muito lindo da professora Daiane e dos amigos de classe”. Ela agradeceu o gesto, celebrando ainda que a cada dia se surpreende mais com o desempenho que a equipe tem com o filho e com os demais alunos da classe. “Foi muito lindo mesmo e eu estou radiante até agora por saber que meu filho é muito amado por todos da sala, pela professora e todos os funcionários da Escola Pietro Maccari”.

A campanha “Lots of Socks” (que significa Muitas Meias) é uma iniciativa global que ocorre anualmente no dia 21 de março para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down. Neste dia, as pessoas são incentivadas a vestirem meias coloridas com pares propositalmente trocados, com o objetivo de promover a conscientização sobre a Síndrome de Down e celebrar a diversidade. Pessoas com síndrome de Down tem uma cópia extra do cromossomo 21 (trissomia do cromossomo 21), tendo 47 cromossomos em suas células em vez de 46. A inspiração para a ação também se dá porque os cromossomos têm formatos semelhantes aos das meias. 

Atualmente, seis alunos com Síndrome de Down estudam na Rede de Ensino de Morro da Fumaça. Outras escolas do município também promoveram ações educativas e de conscientização sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, fazendo diversas atividades e dinâmicas diferentes para abordar o tema. 

Educação fumacense em capacitação constante para atender os alunos com necessidades educacionais especiais

O Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Educação, está atento às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de seus alunos e atendendo aos 158 estudantes da Rede Municipal de Ensino com deficiência. O número de 158 alunos, no entanto, se refere somente às crianças cujos pais ou responsáveis já apresentaram laudo à Secretaria de Educação e não engloba os casos em investigação. 

O secretário de Educação do município, Marcos Silveira de Jesus, explica que a importância de atender adequadamente os alunos com necessidades educacionais especiais vai além da inclusão. “Atender a esses alunos de maneira adequada é garantir o direito à educação para todos, respeitando as diferenças e oferecendo a cada aluno as condições necessárias para seu desenvolvimento. É mais que uma obrigação legal, mas também uma responsabilidade ética, que visa proporcionar igualdade de oportunidades e combater a exclusão social ”.

E mantendo o compromisso com a capacitação constante, nesta terça-feira, 25 de março, integrantes da equipe de educação do município fumacense participarão do 10° Seminário sobre a Síndrome de Down, que acontecerá no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. “Investir na capacitação dos profissionais e na melhoria das condições de atendimento aos alunos não é apenas um avanço para a educação fumacense, mas também é um reflexo de uma sociedade que reconhece e valoriza as diferenças, buscando proporcionar a todos as chances de crescimento”, pontua o secretário. Participam do evento 25 profissionais da educação fumacense, entre professores, auxiliares e especialistas, além de familiares das crianças com Síndrome de Down.

Geral j1bp

Urussanga realiza mobilização contra o abuso e à exploração sexual infantil 5057m

Publicado

em

Uma ação especial de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, em Urussanga. A mobilização organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e demais pastas da istração, promoveu a conscientização em crianças, adolescentes e da comunidade geral na Praça Anita Garibaldi.

Com a campanha “Urussanga faz bonito”, que integra o movimento nacional Maio Laranja, atividades foram realizadas com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer a Rede de Proteção. “A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Precisamos falar sobre isso com seriedade e ensinar a agir sempre que necessário”, declara a prefeita Stela Dagostin Talamini.

O foco da campanha é garantir que crianças e adolescentes tenham voz e apoio. “É um tema delicado, mas que precisa ser abordado com clareza e responsabilidade. Promovemos atividades educativas e culturais para ajudar as crianças a entenderem seus direitos e saberem como se proteger. E também reforçamos a importância da denúncia sempre que presenciar algo estranho”, disse a secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia.

A presidente do CMDCA de Urussanga, Andreia Dorneles Rodrigues, destaca a importância da ação. “A campanha tem como missão quebrar o silêncio e trazer à tona um tema cercado de tabus. Ensinar as crianças o nome correto das partes do corpo, por exemplo, é uma forma de ajudá-las a se proteger. A sociedade precisa estar atenta e denunciar qualquer suspeita. O Disque 100 é gratuito, sigiloso e pode salvar vidas”, ressalta.

A mobilização em Urussanga contou com distribuição de cartilhas educativas, apresentações teatrais e um varal com produções escolares que deram visibilidade ao tema de forma sensível e educativa. Alunos da rede municipal, Apae e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcaram presença e participaram das atividades.

Continue Lendo

Geral j1bp

Melhoria iniciada na Feira do Artesanato e Manualidades   5s342k

Publicado

em

A istração Municipal de Balneário Arroio do Silva realizou nesta semana a e entrega da ordem de serviço que dá início a execução de pergolado na área destinada ao artesanato. A cobertura na estrutura da Feira do Artesanato e Manualidades já começou e envolve 98,20m². O investimento será de R$86.920,14 e a empresa vencedora da licitação é a Sul Construtora Ltda.

“Do recurso investido, R$50 mil é da Câmara de Vereadores e o restante da Prefeitura. Esta é mais uma obra para trazer conforto e qualidade para os nossos artesãos e também para o turista que nos visita”, destacou o prefeito Evandro Scaini.

Continue Lendo

Geral j1bp

Afasc Solidária lança Campanha do Agasalho 2025 4il1w

Publicado

em

A solidariedade já começou a aquecer os corações em Criciúma com o lançamento da Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Afasc Solidária. A iniciativa busca arrecadar roupas de inverno em bom estado, cobertores e calçados para amparar pessoas em situação de vulnerabilidade social no município durante os meses mais frios.

A Afasc Solidária mobilizou diversos pontos de coleta estratégicos para facilitar a participação da comunidade. As doações podem ser entregues no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), Parque dos Imigrantes, Parque das Nações, Parque da Prefeitura, Unesc, B&C Climatização, Droga Raia da Rua Joaquim Nabuco, Faculdade Censupeg, Metropolitan Bussines Center, SATC, Smalglass, Vala Fitness – unidade no Rio Maina e Combo Atacadista Criciúma.

A coordenadora da Afasc Solidária, Nádia Paz, ressalta que a campanha vai além da simples doação de agasalhos. A entrega dos itens será uma oportunidade crucial para identificar casos de vulnerabilidade social que, muitas vezes, permanecem invisíveis aos serviços públicos. “Queremos, além de levar agasalhos a quem precisa, aproveitar esse momento de proximidade com a comunidade para escutar, acolher e identificar situações de risco social que muitas vezes não chegam até nós”, explica Nádia.

Para aqueles que desejam contribuir, mas enfrentam dificuldades para se deslocar, a Afasc Solidária oferece a opção de coleta domiciliar. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99122-2024 ou pelo telefone (48) 3445-0300 para agendar a retirada das doações. Instituições e grupos interessados em se tornarem pontos de coleta utilizando tonéis também podem entrar em contato com o departamento de Assistência Social da instituição pelos mesmos canais.

Durante a distribuição dos agasalhos, a equipe da Afasc Solidária realizará abordagens ativas para mapear famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, incluindo aqueles que enfrentam insegurança alimentar ou não possuem cadastro em programas sociais. Os casos identificados serão encaminhados para atendimento especializado, garantindo o o aos serviços públicos necessários.

Continue Lendo

ADS1 64y73

Mais vistos 2i2465

© Copyright 2007-2025 sulnoticisulnoticias.noticiascatarinenses.com - Powered by Actoweb.com.br