Polícia 143d1q
Em oito meses, 39 casos de violência sexual em Criciúma 545x65

Dados do Ministério dos Direitos Humanos, do Governo Federal, apontam que 17,5 mil casos de denúncias de violência sexual foram registrados em 2016 pelo serviço de atendimento telefônico gratuito Disque 100. Em Criciúma, segundo o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), somente em 2017, 39 casos de abuso sexual foram contabilizados até agosto. Para definir o fluxograma de atendimento às vítimas de violência sexual, a Prefeitura de Criciúma, via Secretaria de Saúde, se reuniu com representantes de entidades que prestam apoio às pessoas que sofreram abuso sexual.
Realizado no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Santa Angusta, o encontro foi organizado pela Coordenadoria de Saúde Mental do Governo de Criciúma e discutiu os métodos de atendimentos às vítimas de abuso e exploração sexual.
“A vítima deve identificar a agressão em uma unidade hospitalar. Depois, ela será encaminhada ao Nuprevips, que fará todo o acompanhamento necessário, além de ter o exame de corpo de delito realizado pelo IML sem a necessidade de deslocamento até a entidade”, explica a coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Criciúma e coordenadora do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), Ana Losso.
Em 2017, dos 39 casos registrados na maior cidade do Sul do Estado, 30 foram relatados por meninas menores de 18 anos. Em 2016, até agosto, 30 denúncias foram formalizadas. Conforme explica Ana, vítimas menores de idade devem ser acompanhadas por responsáveis durante todo o processo de auxílio, além de possuírem apoio de profissionais do Conselho Tutelar. “Maiores de 18 anos podem decidir se querem ou não seguir totalmente o fluxograma de atendimento às vítimas”, conta.
O encontro reuniu representantes do Instituto Médico Legal (IML), Conselho Tutelar, Hospital MaternoInfantil Santa Catarina (HMISC), Hospital São José (HSJ), Creas, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Nuprevips, Programa de Hepatites Virais da Vigilância Epidemiológica e Hospital Unimed.
Como denunciar
Em Criciúma, casos de abuso e exploração sexual devem ser denunciados pelos telefones (48) 3445-8923 ou 0800-643-6800, ambos do Conselho Tutelar de Criciúma, além do (48) 3433-2189, da DPCAMI, e do (48) 3445-8925, do Creas. Denúncias também podem registradas pelo Disque 100, do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. O serviço do Governo Federal é gratuito e funciona 24h, incluindo domingos e feriados. As denúncias são anônimas.

Polícia 143d1q
Motorista atropela duas crianças na Avenida Centenário 5o5z2t

Duas crianças, de 8 e 16 anos, foram atropeladas por um carro na Avenida Centenário, no bairro Próspera, em Criciúma, no início da tarde desta terça-feira. O acidente ocorreu por volta do meio-dia, próximo ao Terminal da Próspera.
De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada via Central Regional de Emergência, o veículo envolvido era um Citroën C4 Cactus. As vítimas foram prontamente atendidas pelos bombeiros e encaminhadas ao Hospital São José.
A condutora do veículo, uma idosa de anos, relatou à polícia que trafegava a aproximadamente 50km/h quando foi surpreendida pelas crianças, que teriam saído de trás de um ônibus parado no terminal e corrido em direção à faixa de pedestres. A motorista foi levada à Unidade de Pronto Atendimento, UPA da Próspera devido ao abalo emocional após o ocorrido.

Polícia 143d1q
Menino de 12 anos morre após ser atropelado enquanto atravessava rodovia em Meleiro s2l10

Um menino de 12 anos morreu após ser atropelado enquanto atravessava a SC-447 com uma bicicleta motorizada, no bairro Sapiranga, em Meleiro. O acidente ocorreu neste domingo (25) e envolveu um Ford Focus com placas de Morro Grande, conduzido por uma mulher de 47 anos.
Conforme a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a motorista seguia em direção a Araranguá quando o menino entrou repentinamente na pista, impossibilitando a frenagem a tempo. O teste do bafômetro foi realizado e não apontou presença de álcool no organismo da condutora.
A vítima foi identificada como José Vitor Bretz Motta. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos.
Em nota divulgada na noite de domingo, a Prefeitura de Meleiro e a Secretaria Municipal de Educação lamentaram a morte do estudante, que cursava o 7º ano na Escola Municipal Prefeito Luiz de Pelegrini. O governo municipal manifestou solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade escolar.

Polícia 143d1q
Corpo de homem que fugiu da polícia e se afogou é encontrado no Rio Araranguá 1t5a6q

Foi localizado na manhã deste domingo (25) o corpo do homem que havia desaparecido no Rio Araranguá após fugir da Polícia Militar. A vítima estava desaparecida desde a madrugada de quinta-feira (22) e foi encontrada por volta das 10h20, próximo à estrada geral do bairro Barranca, em Araranguá.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo foi avistado boiando próximo à margem do rio. A retirada foi feita com o apoio dos socorristas e, em seguida, a vítima foi encaminhada à Polícia Científica, que ficará responsável pelos procedimentos legais.
As circunstâncias da fuga e do afogamento estão sendo investigadas pelas autoridades.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades