Conecte-se conosco

Geral j1bp

“Estou humilhada e abandonada”, afirma professora agredida 5w1q5n

Publicado 2q5p6n

em

“Humilhada, com vontade de largar tudo e ir vender coco na praia, para ser feliz”. Foi assim que a professora Márcia Friggi, 51, resumiu seu desabafo nesta manhã em entrevista à Difusora. Ela foi vítima de agressão física e verbal no EJA de Indaial. O autor, um aluno de 15 anos.

“Estou me sentindo abandonada, humilhada. Os professores estão abandonados por todos os tipos de governo. Há um descaso da sociedade para a nossa classe. Vivemos um período que é mais bacana ter o calçado de marca, um celular ultimo tipo do que ter um livro. Cultura não é mais importante, vivemos em um país onde educação não é mais prioridade”.

Oriunda de uma geração onde o aluno baixava cerviz para o professor, afirma que é preciso rever os conceitos. “Agora estamos em uma geração de cristal, estamos criando uma geração que não vai encontrar mercado de trabalho, tenho vontade de largar tudo e vender suco na praia, ser feliz”

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply Cancelar resposta 1m64p

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral j1bp

Siderópolis reforça investimentos em materiais pedagógicos 33f6p

Publicado

em

Amanhã, dia 28 de maio, é o Dia Mundial do Brincar, reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na mesma semana, as nove unidades educacionais de Siderópolis receberam um investimento de mais de R$ 50 mil para compra de materiais esportivos e pedagógicos. São bolas, bambolês, carrinhos, bonecas e jogos adquiridos pela Secretaria de Educação que vão colaborar na renovação dos brinquedos para as práticas lúdicas, reforçando a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

“Na infância, a brincadeira atua como uma ponte, mostrando aos pequenos um pouco sobre a vida. Por meio da brincadeira, é possível desenvolver confiança, empatia, otimismo, foco, perseverança, equilíbrio emocional e resiliência”, aponta a coordenadora pedagógica de Siderópolis, Cátia Trento.

Para a diretora do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, localizado no Rio Fiorita, Rejane Bettiol de Sousa, os benefícios dos brinquedos são incontáveis. “Eles aprimoram a coordenação motora, desafiam a resolução de problemas e até mesmo aumentam a concentração das crianças”, afirma a diretora que lembra que as crianças ficaram felizes e se sentiram presenteadas, com os novos itens.

A diretora da Escola Miguel Lazzarin, Susana Cambruzzi Olivo, lembra da importância dos brinquedos no processo ensino aprendizagem. “Eles proporcionam um ambiente onde a criança tem a oportunidade de aprender de forma prazerosa, explorando, experimentando e criando. Através do brincar a criança tem a oportunidade de construir conhecimentos, socializar e desenvolver a imaginação e a criatividade”, afirma a professora.


28 de maio

O Dia Mundial do Brincar começou a ser celebrado em 1999 por uma associação internacional de brinquedotecas, International Toy Library Association (ITLA). O objetivo é destacar e conscientizar a sociedade sobre a importância das brincadeiras e seu impacto no desenvolvimento infantil. Celebrado em mais de 40 países, o dia é tema de várias discussões e, inclusive, defende o ato de brincar como um dos direitos de aprendizagem no Brasil.

Continue Lendo

Geral j1bp

Educação de Cocal do Sul faz diagnóstico da aprendizagem de mais de 1.200 alunos 124r6c

Publicado

em

A Rede Municipal de Ensino de Cocal do Sul está aplicando nesta semana a Avaliação inDICA, uma prova diagnóstica que tem como objetivo mapear o nível de aprendizagem dos alunos e orientar as próximas estratégias pedagógicas. A avaliação abrange mais de 1.200 estudantes do 2º ao 9º ano, das escolas Demétrio Bettiol, Cristo Rei e José Peruchi.

A aplicação acontece em dois dias: Língua Portuguesa na terça-feira (27) e Matemática na quarta-feira (28). O levantamento permite que a Secretaria de Educação acompanhe de forma precisa o desenvolvimento dos estudantes, identifique possíveis dificuldades e direcione ações para garantir avanços na aprendizagem.

“Esse é um trabalho muito importante para a nossa rede. A Avaliação inDICA nos dá um panorama real da aprendizagem dos nossos alunos. A partir desses dados, conseguimos planejar intervenções mais assertivas, sempre com o objetivo de fortalecer o ensino e garantir que nossas crianças tenham o a uma educação cada vez melhor”, destaca a secretária de Educação, Ana Paula Cechinel.

A avaliação faz parte de uma política de acompanhamento contínuo da aprendizagem em Cocal do Sul. Os dados coletados ajudam a direcionar projetos como o Recomposição da Aprendizagem, que já é desenvolvido no município, atendendo alunos no contraturno escolar com foco na recuperação de conteúdos.

De acordo com a coordenadora pedagógica dos anos finais, Luciane Rosso Leal, esse diagnóstico é essencial para avaliar o que já vem funcionando e quais pontos precisam ser aprimorados.

“Por meio dos resultados, conseguimos ajustar as estratégias, reforçar as práticas que estão dando certo e agir diretamente nas fragilidades que identificamos. Isso reflete de forma direta na qualidade do ensino”, explica.

O cronograma da avaliação prevê uma nova aplicação no segundo semestre, que permitirá acompanhar a evolução dos alunos e verificar os resultados das intervenções aplicadas ao longo do ano letivo.

Continue Lendo

Geral j1bp

Obras de esgoto interditam trecho da Avenida Celeste Recco em Morro da Fumaça 143i2c

Publicado

em

A Avenida Celeste Recco, no Centro de Morro da Fumaça, será interditada a partir desta terça-feira (27/05) para a continuidade das obras de implantação da rede de coleta de esgoto no município.

O tráfego estará liberado apenas para trânsito local, com o permitido a comércios e serviços da região. O uso das vagas de estacionamento estará proibido durante todo o período da interdição.

À noite, quando não houver atividades em andamento, o o de veículos será liberado, mas o estacionamento seguirá interditado.

O trecho afetado compreende cerca de 160 metros, entre a esquina com a Rua 20 de Maio e a esquina com a Rua Prefeito Vergínio Maccari.

Obra do Samae integra projeto do futuro Parque Linear s6kg

A intervenção é conduzida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e integra o conjunto de obras necessárias para a implantação do Parque Linear, equipamento urbano que transformará o Centro de Morro da Fumaça.

“Além de ser mais um avanço do sistema de esgotamento sanitário, essa obra é fundamental para viabilizar o início e o pleno andamento das obras do Parque Linear”, destaca o diretor do Samae, Natan Felipe Souza.

Trânsito e sinalização 10141i

A interdição contará com monitoramento do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que acompanhará o andamento das obras e fará ajustes na sinalização, caso necessário.

“Vamos reforçar a comunicação sobre as mudanças e orientamos os motoristas a redobrarem a atenção”, afirma o coordenador do Demutran, William Bruning.

Parque Linear: lazer, mobilidade e convivência 693a3i

Com um investimento de mais de R$ 5,6 milhões, o Parque Linear será o maior equipamento público do município. O espaço terá áreas de lazer, esporte e convivência, além de pistas para pedestres e ciclistas.

O objetivo é oferecer um ambiente moderno, seguro e inclusivo, fortalecendo a mobilidade urbana e incentivando o turismo e o comércio local.

Continue Lendo

ADS1 64y73

Mais vistos 2i2465

© Copyright 2007-2025 sulnoticisulnoticias.noticiascatarinenses.com - Powered by Actoweb.com.br