Saúde 5d62s
“IntegraMente” será inaugurado em Criciúma 5r5e5g

O Governo de Criciúma inaugura, nesta quinta-feira (16), às 19h, o IntegraMente — novo centro de saúde integrativa voltado ao atendimento de pessoas com sofrimento físico, mental e emocional. O espaço está localizado no bairro Pinheirinho e foi estruturado para acolher a população por meio de terapias integrativas e complementares reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em um ambiente multiprofissional e humanizado.
Em operação desde setembro de 2024, o IntegraMente já realizou, apenas no primeiro trimestre de 2025, mais de 2 mil atendimentos e 4 mil procedimentos. A unidade oferece práticas como acupuntura, reiki, yoga, meditação, hipnose, auriculoterapia, uso de florais, geoterapia, dança circular e oficinas terapêuticas voltadas à autoestima e à geração de renda.
“O IntegraMente é a materialização de uma política pública que coloca a saúde mental como prioridade. Ao oferecer terapias reconhecidas pelo SUS e atendimento multiprofissional, damos um o importante na direção de uma saúde mais humana, preventiva e integral”, afirma o prefeito Vagner Espindola.
A equipe é composta por médico, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, técnico de enfermagem e artesã. Além dos atendimentos individuais, o centro abriga o Projeto Somar, voltado à inclusão produtiva e à valorização pessoal por meio de oficinas criativas, com impacto direto na integração social dos participantes.
Para o secretário municipal de Saúde, Deivis de Freitas Floriano, o IntegraMente representa uma nova etapa na política de atenção psicossocial da cidade. “Investimos em um equipamento que atua na prevenção, no acolhimento e no cuidado integral. É uma resposta concreta a uma demanda crescente por atenção qualificada, com foco na escuta e no vínculo”, destaca.
A coordenadora do centro, enfermeira Grasiela De Boita Gregorio, reforça a proposta de cuidado humanizado. “Aqui, cada paciente é atendido com escuta ativa, plano de cuidado individualizado e respeito à sua história. É um espaço construído com carinho, técnica e dedicação para acolher e transformar vidas”, completa.
A solenidade de entrega do IntegraMente será aberta ao público e contará com a presença de autoridades, profissionais da saúde e moradores da região.

Saúde 5d62s
Criciúma realiza o dia D da vacinação contra a gripe neste sábado 463oa

Com a chegada das estações com temperaturas mais amenas, os cuidados na prevenção contra a gripe devem ser redobrados, e a forma mais eficaz de prevenir complicações é a vacinação. Neste sábado (10), acontecerá o dia D de imunização em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma, com aplicação da vacina contra a gripe das 8h às 17h para toda a população. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também montará uma tenda na Praça Nereu Ramos, onde profissionais da saúde estarão disponíveis para aplicar as doses.
O secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas, reforça a importância do Dia D da vacinação contra a gripe, que será realizado neste sábado (10), como uma oportunidade fundamental para ampliar a cobertura vacinal no município. “Sabemos que, devido a rotina, muitas pessoas não encontram tempo para se vacinar durante a semana, por isso organizamos esse grande mutirão de sábado. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para a vacinação, além da tenda especial na Praça Nereu Ramos”, destaca.
Deivid também chama a atenção para os riscos da doença e a necessidade de prevenção. “Estamos mobilizados para proteger nossa população. A gripe H1N1 pode evoluir rapidamente para quadros graves, principalmente em pessoas com a saúde mais vulnerável. O Brasil já enfrentou surtos que mostraram como essa doença pode ser perigosa, e a vacinação é a ferramenta mais eficaz para evitar complicações e salvar vidas.”
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu cerca de 60 mil doses da vacina desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, em 07 de abril. O município objetiva vacinar 90% dos grupos prioritários, compostos por idosos acima de 60 anos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Criciúma, Evelyn Brognoli, até a última terça-feira (06) foram aplicadas 24.395 doses. Sendo que a cobertura atingiu 40,01% da meta para os idosos, 18,20% para as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e gestantes 36,46% conforme levantamento realizado no sistema de prontuários do município. “Vale ressaltar que a vacinação é a melhor estratégia para evitarmos casos graves da doença. E ainda precisamos que a população que está nos grupos prioritários procurem pela vacina nas Unidades de Saúde”, pontua a coordenadora.
Gripe: um problema de saúde que não pode ser ignorado
A gripe H1N1 é uma infecção respiratória causada pelo vírus que a nomeia e é um subtipo do vírus influenza, que afeta o sistema respiratório e é de fácil transmissão, que ocorre o ano todo. No entanto, a proliferação do vírus é mais comum nos meses de outono e inverno, levando ao surgimento de sintomas como febre, calafrios, coriza e perda do apetite. “Os grupos de risco têm maior probabilidade de infecção pelo vírus influenza, e outros agentes infecciosos também, e tendem a ter quadros mais graves com risco de complicações, internações hospitalares e morte. Para a grande maioria dos pacientes, o tratamento é apenas sintomático, para dor e febre por exemplo”, explica o médico pneumologista Dr. Ricardo Thadeu Carneiro de Menezes.
O tratamento da gripe pode ser realizado pelo clínico geral, pneumologista ou infectologista, a depender da gravidade dos sintomas. O médico pode indicar desde repouso e uso de remédios até a internação hospitalar. Dr. Ricardo Menezes pontua que a pessoa deve procurar atendimento médico quando houver sinais de alerta, como dificuldade para respirar, confusão mental (principalmente nos idosos) e persistência da febre. Além disso, ele ressalta que a automedicação não é indicada, já que pode mascarar a evolução da doença, dificultando a percepção de piora do quadro, além dos efeitos adversos.
Vacina
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é trivalente e protege contra os três principais subtipos do vírus influenza em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e vírus Influenza B. A contraindicação vale apenas para crianças menores de seis meses de idade. Pessoas com histórico de alergia grave após doses anteriores devem ser encaminhadas para avaliação especializada.
A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário realizar a vacinação contra a gripe todos os anos.
Locais de vacinação em Criciúma
Em horário normal, as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma aplicam as doses do imunizante de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Contam com horário estendido, das 7h às 18h30, as unidades dos bairros: Wosocris /Rio Maina, Mineiras, Mina do Mato, Centro, Santa Luzia, São Defende, São Sebastião, Cristo Redentor, Próspera, Boa Vista, Quarta Linha, Pinheirinho e Santa Bárbara. Além disso, a sala de vacina da UBS Boa Vista atende das 8h às 12h nos sábados.
Dicas de prevenção
Além da vacinação, recomenda-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população. Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, essas medidas são comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente aquelas com alta infectividade, como os vírus da gripe. São elas:
– Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
– Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
– Evitar aglomerações e ambientes fechados (manter os ambientes ventilados);
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Saúde 5d62s
Dia D de vacinação contra a gripe acontece dia 17 em Balneário Arroio do Silva 4f1b68

A campanha de vacinação contra a gripe segue em Balneário Arroio do Silva. Até o dia 09 de maio a vacinação está sendo feita em pessoas que se enquadram nos grupos prioritários; a partir de segunda-feira (12) a vacinação será disponibilizada para a população em geral.
No município, o Dia D será no dia 17 de maio (sábado) com os postos de saúde abertos em horário estendido. Importante comparecer com caderneta de vacinação e cartão SUS.
Confira os horários das salas de vacinação nos postos de saúde no dia 17/05:
– UBS Marinho Miguel de Souza (Erechim) – das 8h às 17h – todas as vacinas serão disponibilizadas
– UBS Paulo Lupinn (Central) – das 8h às 17h – todas as vacinas serão disponibilizadas
– UBS Valter de Oliveira – das 8h às 17h – todas as vacinas serão disponibilizadas
– UBS Dario Luciano – das 8h às 17h – vacinação apenas da gripe e para adultos
– UBS Ângelo Manoel Borges (Caçamba) – das 8h às 12h – vacinação apenas da gripe e para adultos

Saúde 5d62s
Criciúma registra aumento de casos de gripe e reforça importância da vacinação 4c2g5h
Devido ao aumento dos casos de gripe e doenças respiratórias em Criciúma, a istração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação contra a Influenza (gripe). Desde o início da campanha nacional, em 7 de abril, apenas 20% da população que faz parte dos grupos prioritários procurou se vacinar. A meta é atingir, pelo menos, 90% dessas pessoas. Fazem parte dos grupos: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
Em abril, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do município registraram um aumento de 10% dos casos de gripe. Já a adesão à vacina desde o início da campanha ainda é baixa. Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Criciúma, Evelyn Brognoli, o grupo com a menor cobertura vacinal é o de crianças de seis meses a menores de seis anos, com cerca de 8%. Já os idosos com mais de 60 anos apresentaram maior adesão à vacina, em torno de 24%.
“Com a chegada do inverno, vale ressaltar a necessidade de imunizar amplamente a população prioritária para evitarmos quadros graves de gripe e superlotação dos serviços de saúde, incluindo as UPAS e hospitais como já ocorreu em anos anteriores. A vacina é segura e protege contra os 3 principais tipos de vírus. Além disso, as crianças estando vacinadas diminuem o risco de transmissão para seus familiares” destacou a coordenadora.
As doses do imunizante estão disponíveis em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Contam com horário estendido, das 7h às 18h30, as unidades dos bairros: Wosocris /Rio Maina, Mineiras, Mina do Mato, Centro, Santa Luzia, São Defende, São Sebastião, Cristo Redentor, Próspera, Boa Vista, Quarta Linha, Pinheirinho e Santa Bárbara. Além disso, a sala de vacina da UBS Boa Vista funciona das 8h às 12h aos sábados.
Assim como nos anos anteriores, a vacina contra a gripe será destinada, primeiramente, apenas para os grupos prioritários. Em Criciúma, aproximadamente 52,5 mil pessoas pertencem ao grupo, sendo 13 mil crianças, 1.344 gestantes e 38.160 idosos. A vacinação para o público geral será ampliada conforme cronograma da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde.
“Estamos em alerta com o aumento nos atendimentos por doenças respiratórias nas UPAs da cidade. É um sinal claro de que precisamos intensificar os cuidados preventivos, e a vacinação é o principal deles. Nossa rede está preparada, com todas as Unidades Básicas abastecidas e com horários estendidos em vários bairros para facilitar o o da população”, finalizou o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), distribuiu para Criciúma, até o momento, cerca de 60 mil doses da vacina contra a Influenza. O “Dia D” está marcado para o dia 10 de maio.
Confira os grupos prioritários a serem vacinados:
– Puérperas (mulheres que deram a luz recentemente – até 45 dias pós o parto);
– Pessoas em situação de rua;
– Trabalhadores da Saúde;
– Professores do ensino básico e superior;
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de ageiros urbanos e de longo curso;
– Trabalhadores Portuários;
– Trabalhadores dos Correios;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades