Geral j1bp
Mais de 1,5 mil atletas participam da Maratona de Criciúma 2024 q4p1d

3b2k20
3b2k20
Os corredores darão um colorido especial para as avenidas Centenário e Santos Dumont e outras vias de Criciúma neste domingo (13). Maior corrida de rua do Sul de Santa Catarina, a Maratona de Criciúma 2024 vai reunir mais de 1,5 mil atletas em provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km, além de Corrida Kids. Eles se concentram no Parque Altair Guidi, que recebe o pórtico de largada e chegada e a arena do evento, repleta de atrações aos participantes e aberta ao público.
Entre corredores, seus familiares e amigos e entusiastas da corrida estará o duas vezes medalhista olímpico Joaquim Cruz – ouro em Los Angeles-1984 e prata em Seul-1988, nos 800 metros rasos. O ícone da história do atletismo brasileiro é o padrinho da Maratona de Criciúma 2024, que tem a apresentação da Unesc. Em seu segundo ano com a prova de 42 km da maratona, o evento esportivo terá a maior edição de todos os tempos, com grande número de inscritos e também uma arena repleta de atrativos, montada no Parque Altair Guidi.
“Estamos extremamente orgulhosos de realizar mais uma edição da Maratona de Criciúma, consolidando o evento como a maior corrida de rua do Sul de Santa Catarina. A presença do Joaquim Cruz, uma lenda do atletismo mundial, como nosso padrinho, eleva ainda mais a importância desta edição. Neste domingo (13), o evento vai oferecer uma experiência marcante para todos os participantes, com uma grande estrutura e repleta de atrações que vão além da corrida para tornar esta edição inesquecível para corredores e para o público que estiver na arena no Parque Altair Guidi”, afirma Edson Luciano Ribeiro, da 3LR Eventos Esportivos, organizadora da corrida.
Neste domingo (13), a arena do evento estará aberta a partir das 5h. A primeira largada do dia será às 6h30, com o início dos 42,195 km da maratona. Já as demais distâncias, de 21 km, 10 km e 5 km, terão largada única, às 7h. Já aos pequenos que vão participar da Corrida Kids, a diversão começa às 10h, com as corridas conforme idade.
Depois da superação, os atletas vão encontrar muita diversão na arena do evento. Além de diversas ativações de parceiros da Maratona de Criciúma 2024, haverá recuperação física com massagem, praça de alimentação, muita música e espaço kids. O espaço é aberto ao público e reconhecido como um dos melhores pós-prova do Brasil.
Retirada de kits
A programação oficial da Maratona de Criciúma 2024 começa ainda neste sábado (12). Das 10h às 17h, os atletas inscritos fazem a retirada de kit na Unesc, no Bloco istrativo. Conforme regulamento, cada atleta deve entregar um litro de leite, que será destinado a instituições filantrópicas de Criciúma.
O evento vai além do esporte, com ações sociais em prol da comunidade criciumense. A 3LR Eventos Esportivos estimula os atletas inscritos a ajudar. Na entrega de kit, os corredores entregam um litro de leite e também podem doar tênis usados, que serão destinados ao projeto socioesportivo Correndo para Vencer.
Alterações de trânsito
Tanto na maratona quanto na meia maratona, o percurso terá as avenidas Centenário e Santos Dumont como principais dos trajetos. Por isso, durante a realização da Maratona de Criciúma 2024, haverá alterações no trânsito de veículos para a realização das provas. A ação inicia às 3h e vai até às 13h, com algumas das vias bloqueadas ou compartilhadas sendo liberadas ao fluxo com o fim da agem de atletas.
Próximo ao Parque Altair Guidi, o tráfego de veículos será interrompido nos dois sentidos da Avenida Santos Dumont (a partir do semáforo da Rua Joaquim Nabuco). Além disso, as ruas Palestina e Artur Bernardes também estarão fechadas aos motoristas. Haverá interdição parcial de outras vias. Na Avenida Centenário, as pistas serão compartilhadas entre atletas e motoristas em trecho entre o Bairro da Juventude até a altura do Shopping Nações, no sentido Centro-Bairro da Juventude. Nos cruzamentos haverá orientação de agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT).
Toda a operação de mudanças no trânsito para a realização do evento tem apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil de Criciúma, que vão dar e nos percursos junto com a DTT.
A 2ª Maratona e 7ª Meia Maratona Criciúma tem o patrocínio de UNESC, Lan Ambulância e Fisiomed, Baly, Lohn Bier e Mais Chopp, parcerias com Okoshi, Fruteira Bachirotto, Nova Print, Daniel Lanches, Jovem Pan Criciúma, Gelo Naspolini, Santa Bike, Sesc, Farmácia Essência, Tru By Hilton Criciúma (hotel oficial) e Banlek (fotos oficiais). O evento esportivo tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Criciúma. A produção e a organização têm a da 3LR Eventos Esportivos.
—

Geral j1bp
Urussanga realiza mobilização contra o abuso e à exploração sexual infantil 5057m

Uma ação especial de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, em Urussanga. A mobilização organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e demais pastas da istração, promoveu a conscientização em crianças, adolescentes e da comunidade geral na Praça Anita Garibaldi.
Com a campanha “Urussanga faz bonito”, que integra o movimento nacional Maio Laranja, atividades foram realizadas com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer a Rede de Proteção. “A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Precisamos falar sobre isso com seriedade e ensinar a agir sempre que necessário”, declara a prefeita Stela Dagostin Talamini.
O foco da campanha é garantir que crianças e adolescentes tenham voz e apoio. “É um tema delicado, mas que precisa ser abordado com clareza e responsabilidade. Promovemos atividades educativas e culturais para ajudar as crianças a entenderem seus direitos e saberem como se proteger. E também reforçamos a importância da denúncia sempre que presenciar algo estranho”, disse a secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia.
A presidente do CMDCA de Urussanga, Andreia Dorneles Rodrigues, destaca a importância da ação. “A campanha tem como missão quebrar o silêncio e trazer à tona um tema cercado de tabus. Ensinar as crianças o nome correto das partes do corpo, por exemplo, é uma forma de ajudá-las a se proteger. A sociedade precisa estar atenta e denunciar qualquer suspeita. O Disque 100 é gratuito, sigiloso e pode salvar vidas”, ressalta.
A mobilização em Urussanga contou com distribuição de cartilhas educativas, apresentações teatrais e um varal com produções escolares que deram visibilidade ao tema de forma sensível e educativa. Alunos da rede municipal, Apae e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcaram presença e participaram das atividades.

Geral j1bp
Melhoria iniciada na Feira do Artesanato e Manualidades 5s342k

A istração Municipal de Balneário Arroio do Silva realizou nesta semana a e entrega da ordem de serviço que dá início a execução de pergolado na área destinada ao artesanato. A cobertura na estrutura da Feira do Artesanato e Manualidades já começou e envolve 98,20m². O investimento será de R$86.920,14 e a empresa vencedora da licitação é a Sul Construtora Ltda.
“Do recurso investido, R$50 mil é da Câmara de Vereadores e o restante da Prefeitura. Esta é mais uma obra para trazer conforto e qualidade para os nossos artesãos e também para o turista que nos visita”, destacou o prefeito Evandro Scaini.

Geral j1bp
Afasc Solidária lança Campanha do Agasalho 2025 4il1w
A solidariedade já começou a aquecer os corações em Criciúma com o lançamento da Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Afasc Solidária. A iniciativa busca arrecadar roupas de inverno em bom estado, cobertores e calçados para amparar pessoas em situação de vulnerabilidade social no município durante os meses mais frios.
A Afasc Solidária mobilizou diversos pontos de coleta estratégicos para facilitar a participação da comunidade. As doações podem ser entregues no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), Parque dos Imigrantes, Parque das Nações, Parque da Prefeitura, Unesc, B&C Climatização, Droga Raia da Rua Joaquim Nabuco, Faculdade Censupeg, Metropolitan Bussines Center, SATC, Smalglass, Vala Fitness – unidade no Rio Maina e Combo Atacadista Criciúma.
A coordenadora da Afasc Solidária, Nádia Paz, ressalta que a campanha vai além da simples doação de agasalhos. A entrega dos itens será uma oportunidade crucial para identificar casos de vulnerabilidade social que, muitas vezes, permanecem invisíveis aos serviços públicos. “Queremos, além de levar agasalhos a quem precisa, aproveitar esse momento de proximidade com a comunidade para escutar, acolher e identificar situações de risco social que muitas vezes não chegam até nós”, explica Nádia.
Para aqueles que desejam contribuir, mas enfrentam dificuldades para se deslocar, a Afasc Solidária oferece a opção de coleta domiciliar. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99122-2024 ou pelo telefone (48) 3445-0300 para agendar a retirada das doações. Instituições e grupos interessados em se tornarem pontos de coleta utilizando tonéis também podem entrar em contato com o departamento de Assistência Social da instituição pelos mesmos canais.
Durante a distribuição dos agasalhos, a equipe da Afasc Solidária realizará abordagens ativas para mapear famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, incluindo aqueles que enfrentam insegurança alimentar ou não possuem cadastro em programas sociais. Os casos identificados serão encaminhados para atendimento especializado, garantindo o o aos serviços públicos necessários.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades