Geral j1bp
O vereador que votou pela criação da Fucrie se tornou professor na Instituição 36x1i

Profundo conhecedor da história de Criciúma, Archimedes Naspolini tem participação na Fucri em dois momentos. O primeiro deles, como um dos vereadores da cidade que aprovaram o projeto que criava a Instituição de Ensino Superior. A segunda, como professor na própria Fundação Educacional de Criciúma.
Mas vamos por partes e voltar, primeiramente, à 1968 e ao debate em torno da luta pela criação da Fucri. Na época, Archimedes era um jovem vereador com apenas 23 anos de idade.
“Eu nem imaginava a importância que aquele voto teria no futuro. Eu era um rapaz de 23 anos que não pensava em ser vereador e nem tinha experiência, mas eu estava lá e participei dessa história na sua fundação”, comenta.
Movimento em todo o estado 272h14
Naspolini recorda o contexto histórico daquele momento e os motivos que deixaram os debates em torno da criação de uma Instituição de Ensino Superior ainda mais intensos.
Archimedes Naspolini e Rodeval Alves revisitam as memórias de 1968
“Na década de 1960 o maior município do estado era Florianópolis; o segundo Blumenau; o terceiro ville; Itajaí era o quarto e Criciúma ocupava a quinta posição e, de repente, houve a necessidade de discutir a criação de escolas de nível superior. Foi quando surgiu a Faculdade de Direito de Criciúma, cuja lei não foi revogada até hoje. Ela seria mantida pelo Município de Criciúma, que tinha como prefeito, Arlindo Junkes e Aldair Lima ocupava a função de secretário-geral”, cita.
“Além disso, Santa Catarina recebeu a notícia da criação da Furb, em Blumenau, considerada naquele período a maior cidade do interior, e isso deixou as demais cidades maiores com o desejo de também constituir as suas unidades de Ensino Superior. Aqui em Criciúma, o vereador João Sônego, que era meu colega no Legislativo, apresentou uma indicação para que o prefeito Ruy Hülse criasse a Fundação Universitária”, acrescenta.
A hora do voto w3h20
Archimedes relata que o prefeito atendeu a solicitação de Sônego e enviou o projeto de lei para apreciação dos vereadores. “Evidentemente que ele foi discutido, mas nós queríamos rapidez na instalação de um polo universitário. Dos 11 vereadores, eleitores daquela matéria, restam vivos o João Aderbal da Silva e eu. É claro que tínhamos alguns receios, principalmente com relação à mão-de-obra para atuar na Fucri, pois a Faculdade de Direito não entrou em funcionamento porque não haviam professores habilitados”, fala.
Archimedes recorda período em que lecionou na Fucri
Após aprovação no Legislativo, o prefeito Ruy Hülse sancionou a Lei nº 697/68, que instituiu a Fundação Universitária de Criciúma (Fucri), que aria a se chamar Fundação Educacional de Criciúma pouco tempo depois. O ato ocorreu durante o primeiro Seminário de Estudos Pró-Implantação do Ensino Universitário no Sul Catarinense, realizado nos dias 22 e 23 de junho de 1968.
Anos depois, a história de Archimedes Naspolini e da Fucri se cruzaram mais uma vez quando ele foi convidado para ser professor na Escola Superior de Ciências Contábeis e istrativas (Escca), onde lecionou a disciplina de Introdução à Economia e Mercado, além de Marketing.
“A participação da Unesc na região é muito marcante e é de uma responsabilidade transcendental porque ela sabe da importância que tem”, pontua.
Confira mais um depoimento da série “Unesc: 55 Anos de Histórias”: 191a4i

Geral j1bp
Defesa Civil mantém alerta para frio intenso e possibilidade de neve em Santa Catarina 6o1y6p

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando as condições meteorológicas e mantém o alerta para a possibilidade de neve na quinta-feira (29), especialmente nas áreas mais altas da Serra Catarinense. Também há chances de precipitação invernal no Meio-Oeste, devido à chegada de uma intensa massa de ar polar.
De acordo com o órgão, o frio já começa a ser sentido na manhã de quarta-feira (28), com quedas acentuadas nas temperaturas, principalmente nas regiões Oeste, Planaltos e Alto Vale.
Frente fria avança e traz queda brusca nas temperaturas 3b6v3o
Uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul atinge o Oeste de Santa Catarina nesta terça-feira (27). Na quarta-feira, o ar frio que acompanha esse sistema avança pelo estado, derrubando as temperaturas. Em muitos locais, as temperaturas mais altas do dia ocorrerão durante a madrugada e início da manhã, com queda ao longo do restante do dia.
No Litoral, o resfriamento começa a ser percebido no fim da tarde de quarta-feira, ganhando intensidade na quinta.
“Já emitimos os alertas para as prefeituras se prepararem com a população de rua e famílias vulneráveis. Mas todos devem se proteger e proteger os animais também. A nossa Defesa Civil vai continuar de prontidão, monitorando o tempo e emitindo alertas para a população”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Temperaturas mínimas podem chegar a -5°C 2773q
Na quinta-feira (29), a previsão indica que as temperaturas máximas não devem ultraar os 5°C a 7°C no Planalto Sul e Meio-Oeste. No Litoral, mesmo com máximas por volta dos 15°C, o vento moderado a forte aumenta a sensação de frio.
A sexta-feira (30) começa com temperaturas ainda mais baixas:
- Entre -3°C e -5°C na Serra e parte do Meio-Oeste;
- Entre 0°C e 5°C no Extremo Oeste, Meio-Oeste e Vale do Itajaí;
- Entre 5°C e 10°C no Litoral.
A neve pode ocorrer nas áreas mais elevadas do Planalto Sul e Meio-Oeste, especialmente na quinta-feira, devido à combinação entre temperaturas muito baixas e alta umidade.
Cuidados com o frio intenso 43ui
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta aos avisos meteorológicos e tomar precauções diante das baixas temperaturas, especialmente com crianças, idosos e animais de estimação. Motoristas que transitam por áreas de serra devem redobrar a atenção, devido ao risco de gelo na pista e visibilidade reduzida.
O frio continua no fim de semana, principalmente durante as noites e madrugadas, mas com o sol aparecendo durante o dia, as temperaturas tendem a subir ligeiramente.

Geral j1bp
Material educativo aproxima alunos da história de Urussanga e os vales da uva Goethe 1p1p5o

A história de Urussanga ganhou mais destaque nas salas de aula com a distribuição da publicação em quadrinhos que mostra o legado dos imigrantes italianos, apresenta os marcos culturais e conta o início dos vales da uva Goethe. O material educativo foi entregue às escolas do município com ensino fundamental e faz parte do projeto “Conhecer para Pertencer” da Secretaria de Educação.
Na Escola Municipal Alda Brognoli, os alunos do terceiro ano ficaram fascinados com o novo material educativo. Eles fizeram uma leitura coletiva, receberam atividades de interpretação e desenharam no papel os pontos que mais gostaram. O trabalho foi conduzido pela professora Sandra Mariot Padoin, e concluído com um brinde simbólico do suco da uva Goethe.
“As crianças adoraram essa revista HQ, popularmente conhecida como gibi, por retratar cenários e costumes que fazem parte do cotidiano deles. Fizemos a leitura em grupo e conversamos sobre as partes que mais chamaram atenção desse material educativo, que valoriza elementos culturais locais e aproxima os estudantes de sua própria identidade”, declara a professora.
A publicação faz parte do projeto educativo “Exploradores de Santa Catarina”, elaborado em parceria entre o Governo Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, com a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina (SAR) e o Estúdio NES – reconhecido por transformar conteúdos históricos em experiências educativas inovadoras. “Esse lindo material contribui com a identidade de Urussanga, despertando nos nossos alunos o senso de pertencimento e o amor pela nossa terra”, destaca a secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti.

Geral j1bp
Museu ao Ar Livre e Unibave recebem selo comemorativo pelos 150 anos da imigração italiana 2ps72

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel receberam, na tarde desta terça-feira (27), o selo comemorativo dos 150 anos da imigração italiana. A honraria foi entregue pelo conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.It.Es) do Consulado de Curitiba, Alexandro Veronesi, em nome da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e do Cavaliere della Repubblica Italiana, Márcio Fumagalli. O selo reconhece instituições que contribuem com a preservação da história da imigração italiana no estado.
Segundo Veronesi, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho de conservação histórica realizado pela instituição, especialmente por meio do acervo do Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI). “Aqui existem pessoas envolvidas diretamente com a italianidade. A coleção de arquivos da Colônia Grão-Pará é uma das mais importantes da história de Santa Catarina e também do Brasil”, destacou.
O museólogo Idemar Guizzo ressaltou que o selo valoriza o trabalho contínuo do Museu ao Ar Livre em relação à etnia italiana e outras que colonizaram o sul catarinense. “Essa honraria reconhece o esforço de preservação documental, a realização de pesquisas e o trabalho educativo desenvolvido pelo Museu com as diferentes etnias da nossa região”, explicou.
Livro
Idemar também é um dos autores do livro “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina (1875–2025)”, que será lançado no próximo dia 5 de junho, às 19h30, no auditório Dr. Germano Hoffmann, na UNIFEBE, em Brusque. O capítulo assinado por ele foca na presença italiana no sul do Estado. “A obra traz detalhes da arquitetura, cultura, religião, música e dança que representam a etnia italiana”, afirmou.
Homenagem na Alesc
As comemorações continuam na próxima quarta-feira, 4 de junho, com um evento oficial promovido pela Frente Parlamentar Santa Catarina–Itália, na Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade será realizada no auditório Antonieta de Barros, onde Unibave e Museu ao Ar Livre também serão homenageados.
Para o reitor do Unibave, professor Guilherme Valente de Souza, o selo representa o reconhecimento por décadas de trabalho. “Só temos a agradecer à Alesc e a todos os envolvidos na organização desta grande celebração dos 150 anos da imigração italiana”, afirmou.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades