Geral j1bp
Pacientes oncológicos do HSJosé recebem “Naninhas do Bem” 3h4c29

Almofadas com cara de super-herói, cachorro ou simplesmente almofadas com olhos diferentes e boca grande. Um trabalho que ganha “vida” pelo carinho, atenção e amor, de um grupo de voluntários que confeccionam almofadas para doar a pacientes internados em hospitais de Santa Catarina e em outros Estados também.
O Projeto “Naninhas do Bem”, surgiu em 2015, com objetivo de proporcionar carinho e aconchego nos momentos de angústia e incertezas que crianças e adolescentes am, quando internados em alguma Intuição de Saúde.
Esta semana, depois de percorrer vários hospitais em Santa Catarinas, o projeto chegou ao HSJosé, por intermédio do Serviço de Captação de recursos da Instituição; e foram os pacientes da oncologia pediátrica os beneficiados com o carinho e amor ,“contidos” naquelas almofadas coloridas.
A criação, embalagem e entrega das Naninhas é feito por um grupo de voluntários que dedica tempo e material para criar as almofadas, que são confeccionadas em grupo, uma vez por mês. A produção das Naninhas a por um rigoroso processo de higienização e esterilização para garantir a segurança dos pacientes. O trabalho tornou-se para os voluntários, mais que um atempo para ajudar o próximo, tornou-se uma missão de vida.
E as crianças? Ah sim, elas simplesmente adoraram receber o “novo amigo”!
“É sempre um prazer e uma alegria poder proporcionar momentos de alegria para estas crianças tão fragilizadas. As naninhas são confeccionadas com tricoline 100% algodão e fibra siliconada antialérgica. Os olhos são colados e caseados a máquina, não há nada que a criança possa arrancar; pois as costuras são reforçadas. Tudo foi pensado e confeccionado para proporcionar bem-estar a estes pequenos”, destacam os voluntários Bernadete Maria Ramos e Luiz Jorge Leal, que fizeram a entrega das naninhas no HSJosé.
Todas as crianças internadas no setor receberam o presente.

Geral j1bp
Governo de SC propõe reajuste de 9% para servidores da Saúde e anuncia novo concurso 3o2h11

O governador Jorginho Mello encaminhou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nesta segunda-feira (19), um projeto de lei que garante reajuste linear de 9% para todos os servidores da rede estadual de Saúde.
A proposta também prevê aumento na gratificação de desempenho, que ará de 70% para 80% já em maio e, posteriormente, de 80% para 90% em dezembro.
Médicos terão revisão na produtividade 2ms4i
Além do reajuste linear, a categoria médica será beneficiada com a revisão do pagamento por produtividade, cuja implementação está prevista para 2025, conforme acordado entre o governo e representantes da classe.
Reajuste será parcelado 4t585z
A correção salarial será paga em duas parcelas:
- Primeira parcela na folha de maio
- Segunda parcela em dezembro
Se a votação na Alesc ocorrer após o fechamento da folha de pagamento, o governo afirma que a diferença será quitada retroativamente.
Novo concurso público para a Saúde em 2025 6l6k3q
Durante o anúncio, Jorginho Mello confirmou ainda a abertura de um novo concurso público para a Saúde estadual — o primeiro em 13 anos. O edital está previsto para 2025 e deve contemplar diversas especialidades, com o objetivo de reforçar o quadro de profissionais da rede pública.
A proposta do reajuste foi construída em consenso com representantes dos servidores da Saúde e marca o primeiro ato oficial do governador após viagem aos Estados Unidos.

Geral j1bp
Projeto vai qualificar setor gastronômico de Criciúma com imersão em feiras, consultorias e ações práticas 24751

Empresários do setor gastronômico de Criciúma terão uma oportunidade de qualificação e crescimento por meio de um projeto articulado pelo Sebrae, Via Gastronômica e Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A iniciativa tem como foco o desenvolvimento estratégico de restaurantes, com ações voltadas à gestão, inovação, marketing e competitividade.
A primeira grande ação será uma missão técnica para a Fispal Food Service 2025, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que ocorre entre os dias 27 e 30 de maio, em São Paulo.
Segundo Elisandra Bernardi, analista técnica do Sebrae, a proposta vai além da feira. “Teremos sete meses de atividades estruturadas: workshops, consultorias em gestão, pesquisa de mercado, participação no Abrasel Summit SC e até consultoria com cliente oculto. É uma imersão completa no aprimoramento dos negócios participantes”, afirma.
Primeiros participantes 5k588
Nesta etapa inicial, nove estabelecimentos participam da ação:
- Cantina Vettorazzi
- Forneria Casaluce
- Churrascaria Apolo XVI
- Confraria do Sabor
- Duluís Pizzaria Artesanal
- El Tarquin Parrilla
- Fábrica de Costela
- Queen’s House
- Seu Bragança
Foco em gestão e experiência do cliente 1xx5o
O projeto busca impulsionar os negócios por meio de melhorias nas áreas de marketing, finanças, precificação e gestão de pessoas, além de apresentar tendências de mercado, inovações tecnológicas e melhorias na experiência do cliente.
A iniciativa nasceu do diálogo entre o Sebrae e o Núcleo de Gastronomia da Acic. “Foi uma construção baseada na escuta dos empresários e em necessidades reais. O objetivo é gerar impacto prático e fortalecer os negócios de forma coletiva e estratégica”, completa Elisandra.
O gerente regional do Sebrae Sul, João Alexandre Guze, ressalta o papel da instituição no apoio a pequenos negócios. “Estruturamos uma jornada com ações práticas, desde a participação em grandes eventos até consultorias individualizadas. Queremos oferecer ferramentas que façam diferença no dia a dia dos empresários e na experiência dos clientes.”
União estratégica para o desenvolvimento 2l6g4s
Para o coordenador dos Núcleos Empresariais da Acic, João José Camargo, a parceria trará resultados concretos. “Ela impactará diretamente a gestão das empresas e fortalecerá o setor gastronômico da cidade. A Acic atua conectando os empresários e apoiando a execução das ações em conjunto com o Sebrae.”
O presidente da Via Gastronômica e empresário da Fábrica de Costela, Guilherme Constantino Pelegrin, também reforça a importância da iniciativa. “É fundamental para garantir a continuidade do crescimento do setor e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Vamos trabalhar temas centrais nas consultorias e visitas técnicas, sempre buscando excelência.”

Geral j1bp
Sangão destaca a mandioca como símbolo de tradição e desenvolvimento regional 1h4g6r

O município de Sangão será palco da 2ª edição da Festa da Cultura, evento que reúne tradições locais, gastronomia e a valorização da agricultura familiar. A programação, realizada no Centro de Eventos José Antônio da Silva, entre 22 e 25 de maio, destaca a importância da mandioca como uma das principais cadeias produtivas da região Sul de Santa Catarina, com atividades voltadas à capacitação de agricultores e à valorização dos saberes locais.
Entre os destaques está a manhã técnica, na sexta-feira, com palestras ministradas por especialistas da Epagri e do Cepea/USP, que abordarão novas variedades da raiz e o panorama da cadeia produtiva no estado. No período da tarde, o Encontro de Pratos Gastronômicos de Sangão celebrará a identidade alimentar local. Durante os três dias, ocorrerão ações de integração com o público, incluindo shows, apresentações artísticas e espaço para expositores. A principal beneficiadora de mandioca de Santa Catarina, Rocha Alimentos, também estará no local oferecendo degustações de tapioca.
De acordo com o diretor executivo da Rocha, Cloudo Rocha, a mandioca faz parte da história do Sul catarinense e da própria trajetória de crescimento da empresa. “É um alimento com muito potencial, por ser versátil e, principalmente, pelo papel que desempenha no sustento de milhares de famílias. A raiz alimenta, gera renda, movimenta a economia e carrega a cultura do nosso povo” diz ele, ao lembrar: “participar de eventos como este reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento local, valorizando a cadeia produtiva da qual fazemos parte e contribuindo ativamente para que ela continue crescendo com qualidade e sustentabilidade”.
Santa Catarina é reconhecida como berço da industrialização da mandioca no Brasil, e o Litoral Sul responde por mais de 80% da produção estadual. A safra de 2025 estima o cultivo da raiz em 6.276 hectares, com produção prevista de 173 mil toneladas — números que reforçam a força da cultura na região e o seu papel estratégico na economia agrícola do estado.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades