Agronegócio 4v385f
Safra da uva 2024: alto volume de chuva causou queda na produtividade na região 671x3b

Os produtores da região do Vales da Uva Goethe preparam o início da Vindima, a colheita da uva. A safra 2023-2024 enfrenta alguns desafios devido a condições climáticas adversas, marcadas por muita chuva e umidade. A influência do El Niño causou perdas na produtividade em relação à última safra. A Família Quarezemin possui 10 hectares de uva Goethe, sendo quatro hectares destinados para a fabricação do vinho, o restante é vendido in natura, além de dois hectares de niagara rosada. “Vamos começar a colher após o dia 15 de janeiro.Estamos prevendo uma perda de 30 a 40% esse ano devido às chuvas, mas estamos otimistas porque a qualidade do fruto está muito boa”, destaca o presidente da Progoethe, Guilherme Facanali Bianchini, sócio- da vinícola Quarezemin, em Içara.
No Vales da Uva Goethe, são mais ou menos 50 hectares plantados, sendo que a região é a única que cultiva essa variedade típica e rara. O pesquisador da Epagri Emilio Della Bruna, explica como as condições climáticas adversas influenciaram a safra. “ Foi um ano atípico, com um inverno muito quente e com muita chuva principalmente durante a floração e tudo isso prejudicou a produtividade. Na produção de niagara rosada, a quebra foi ainda maior, chegou a 85%, dos 300 hectares cultivados na região”, pontua.
Boa com a qualidade da uva deve minimizar prejuízos
Se a quantidade colhida será menor, a boa qualidade do fruto deixa os produtores otimistas. A expectativa é que o sol e o calor neste período que antecede a colheita contribua para a boa maturação dos frutos.“No período da floração houve muita chuva , prejudicando a polinização , sendo assim ficou com uma produção pequena,com uma queda de até 50%. Mas enfim está chegando o amadurecimento,e neste período o tempo está colaborando, com dias secos ótimos para a fruta concentrar o açúcar, os aromas, e o nível de acidez”, esclarece Gilmar Trevisol, da Vinícola Trevisol.
Na Vinícola Bianco, em Orleans, a colheita dos primeiros cachos de uva nos 5 hectares cultivados começa na próxima semana. “Se confirmar as previsões do tempo que colocam o mês de janeiro mais seco, sem muita chuva teremos uvas de excelente qualidade”, diz o agrônomo e sócio da Vinícola Bianco, Antonio Bianco.
Raro e único no terroir brasileiro
Cada vinho é único, e o vinho Goethe além de único é típico e raro, produzido apenas na região do Vales da Uva Goethe. Entre as diversas razões que tornam cada garrafa tão especial está o selo de Indicação Geográfica, o primeiro conquistado por Santa Catarina. O clima é um dos fatores que está presente no terroir das garrafas. O terroir é um conjunto de fatores, como clima, topografia, geologia, castas, e também a cultura, história, tradição e ao saber fazer regional. A maior parte da uva Goethe é destinada para a produção do vinho, e as vinícolas que não possuem parreirais próprios, compram a fruta de produtores da região.
A Casa Del Nonno, possui 8 hectares da Goethe, e incluiu mais de 100 pés de de duas novas variedades em fase de experimentação, que devem produzir os primeiros frutos em três anos. “A expectativa é boa em relação a qualidade, mas teremos uma redução na quantidade devido às chuvas que aconteceram durante a floração das videiras”, fala o enólogo Matheus Damian.
Na Vigna Mazon, são cultivados 1,5 hectare de uva goethe, o que representa 1 terço da produção, cerca de 15 toneladas, o restante da fruta utilizada na fabricação do vinho vem de famílias de produtores rurais da região. Além disso, na vinícola também são cultivadas as uvas niágara e bordô, esta última é típica americana e utilizada para elaboração de sucos e geleias. “Cultivamos ainda a Goethe Primus, uma mutação que se adaptou muito bem a esse território. Enquanto a clássica, tem uma coloração que puxa um verde com rosa e amarelo dourado, com uma acidez mais acentuada, própria para espumantes. A Primus quando madura, vai para um verde água, é mais leve, boa para elaboração de vinhos tranquilos”, finaliza Patrícia Mazon.
XVI Vindima Goethe inicia 13 de janeiro
As seis vinícolas participantes prepararam uma programação especial para receber os turistas e visitantes. São sunsets, piqueniques, degustações, cinema ao ar livre e atrações artísticas, de 13 a 28 de janeiro de 2024, com programação especial nas vinícolas associadas a Progoethe: Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin.
Além disso, a Progoethe organiza com apoio da Prefeitura de Urussanga, dia 19 de janeiro às 18h30 a missa para abençoar as mãos que colhem na Matriz Nossa Senhora da Conceição, às 19h30 a Vindima in Festa, evento aberto ao público no salão da igreja.
São patrocinadores do evento: Sebrae, BRDE,Unesc,Olim Agro. Parceria oficial: Prefeituras de Urussanga, Cocal do Sul e Orleans. Apoio: Epagri

Agronegócio 4v385f
RS confirma caso de gripe aviária H5N1 em granja de reprodução em Montenegro 215i54
Área foi isolada e protocolo de emergência já está em andamento; consumo de carne e ovos segue seguro, dizem autoridades

A Secretaria Estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (17), um caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma granja de reprodução no município de Montenegro, no Vale do Caí. A confirmação veio após análise feita pelo Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP), com base em amostras coletadas no último domingo (12).
Diante do diagnóstico positivo, o Serviço Veterinário Oficial (SVO-RS) deu início imediato ao Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária, que inclui:
- Isolamento da área afetada
- Eliminação das aves infectadas
- Início do protocolo de saneamento da granja
Além disso, será feita uma investigação em um raio de 10 quilômetros da propriedade para identificar possíveis conexões com outras granjas e evitar a propagação do vírus.
Outro caso suspeito no Zoológico de Sapucaia do Sul 1q3g5v
Um segundo caso está sob investigação após a morte de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que permanece fechado ao público. O governo estadual aguarda o resultado do sequenciamento genético das amostras para confirmar ou descartar a presença do vírus H5N1.
Consumo de carne de frango e ovos continua seguro 674541
A gripe aviária não é transmitida por meio da ingestão de carne de frango ou ovos, segundo o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal. As autoridades reforçam que o consumo desses produtos segue seguro, desde que seja feito dentro das normas sanitárias habituais.

Agronegócio 4v385f
Orleans envia à Câmara projeto que cria o Programa Agro 360 1mh1g

O prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta, encaminhou nesta segunda-feira (28) à Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui o Programa Agro 360. Considerada uma das principais propostas da atual gestão para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural, a iniciativa foi lida no expediente da sessão ordinária desta noite.
O Agro 360 reúne uma série de incentivos financeiros, operacionais e estruturais para apoiar a produção agropecuária, melhorar a infraestrutura das propriedades e ampliar o o à tecnologia e serviços no campo.
Segundo Cruzetta, o programa é voltado a produtores rurais que comprovem atuação em Orleans e estejam com as obrigações em dia junto ao município.
“Este programa nasce com o propósito de cuidar de quem produz e alimenta nossa cidade e região. Estamos aplicando técnica e responsabilidade para construir uma política pública permanente, que valorize o trabalho no campo e promova o desenvolvimento rural com dignidade e inovação”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Guilherme Orbem, destacou que a proposta foi construída a partir de diagnósticos técnicos, diálogo com o setor produtivo e referências em boas práticas.
“É um o histórico para Orleans. O programa consolida uma política pública moderna, ampla e baseada na realidade dos nossos agricultores. A proposta garante imparcialidade na distribuição dos recursos”, ressaltou.
A expectativa da Prefeitura é de que o projeto seja analisado e votado pela Câmara nas próximas semanas, com implantação prevista ainda para o primeiro semestre de 2025. A iniciativa se soma a outras ações já em curso, como os investimentos em equipamentos agrícolas, apoio a cooperativas e melhorias na infraestrutura rural, como estradas.
“A agricultura representa 35% da nossa economia. Com o Agro 360, estamos entregando uma política agrícola com visão de futuro e compromisso com quem produz”, finalizou Cruzetta.
Os principais pontos do Programa Agro 360 4k1ia
Bônus fiscal e apoio a agroindústrias
- Bônus fiscal anual de até R$ 1,2 mil, com base na emissão de notas fiscais da produção.
- Apoio adicional de 1% sobre o faturamento, limitado a R$ 1 mil, para agroindústrias e produtores que participam de feiras e eventos.
Apoio à produção e infraestrutura rural
- Incentivos financeiros para atividades como apicultura, silagem, preparo de solo e distribuição de adubo ou calcário.
- Concessão de horas-máquina para serviços da patrulha mecanizada municipal.
Inovação e melhoria das propriedades
- Subsídio à piscicultura, por metro quadrado de área alagada, com apoio à limpeza de açudes.
- Incentivo à plasticultura, mediante comprovação de atividade comercial.
Saúde e produção animal
- Ressarcimento por inseminação artificial bovina, de acordo com o faturamento e condição sanitária do rebanho.
- Incentivo por exames de Brucelose e Tuberculose.
- Auxílio por óbito de animal bovino, mediante comprovação.
Educação e inclusão digital
- Auxílio escolar para filhos de agricultores matriculados em cursos técnicos ou superiores na área agrícola.
- Ressarcimento de infraestrutura para o à internet rural, com possibilidade de cessão de postes para cabeamento óptico.
Manutenção de estradas rurais
- Autorização para o município realizar manutenção de estradas vicinais que atendam residências e áreas de escoamento da produção.
- Para os diretos às lavouras, o programa prevê subsídio proporcional ao faturamento do produtor.

Agronegócio 4v385f
Urussanga receberá Seminário de Desenvolvimento Rural 4a5f25

A Prefeitura de Urussanga, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SAR), a Epagri e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urussanga e Cocal do Sul, realiza no dia 27 de fevereiro o Seminário de Desenvolvimento Rural. O evento será no Centro Comunitário Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, das 13h30 às 17h30. A participação é gratuita e aberta a produtores rurais e todos os interessados no desenvolvimento do setor no município.
A programação conta com palestras ministradas por especialistas da área. A abertura oficial, prevista para as 13h30, contará com a presença de autoridades locais e estaduais, incluindo o presidente da Epagri, Dirceu Leite.
Em seguida, o extensionista rural Henrique Viana e Silva apresentará um panorama da agropecuária de Urussanga e suas potencialidades. Na sequência, Léo Teobaldo Kroth, diretor de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado da Agricultura, abordará os programas estaduais voltados ao setor.
O evento também reservará um espaço para que representantes de instituições financeiras parceiras compartilhem informações sobre linhas de crédito e apoio ao setor agropecuário. A programação será encerrada com a palestra “Do Campo à Inovação: A Importância do Conhecimento no Setor Agropecuário”, ministrada por Edilene Steinwandter, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri/Cepa.
Dentre as autoridades confirmadas para o evento, estarão presentes a prefeita de Urussanga, Stela Dagostin Talamini, o vice-prefeito Renato Bez Fontana, o presidente da Epagri, Dirceu Leite, o secretário municipal de Agricultura, Genevaldo Cardoso, além de gestores da Epagri e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades