Blog Anderson de Jesus 4d4x3m
Unesc consolida presença entre as 20 universidades não estatais mais bem avaliadas do Brasil 2a5a2d

No ano em que celebra os 55 anos e há poucos dias de ter sido reconhecida entre as dez universidades mais empreendedoras do Brasil, a Unesc reafirma a excelência no Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização. De acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), um dos mais renomados instrumentos de avaliação acadêmica do país, divulgado recentemente, a Instituição de Ensino Superior (IES) Comunitária do Sul se consolida como a melhor Universidade não estatal de Santa Catarina, posicionada entre as 20 melhores não estatais do Brasil. A notícia foi apresentada e comemorada junto à comunidade acadêmica nesta quarta-feira (29/11).
A coleta das informações que resulta no ranking é realizada a partir da utilização de dados nacionais, internacionais e duas pesquisas de opinião realizadas pelo Instituto Datafolha. A edição 2023 da pesquisa avaliou todas as 203 universidades brasileiras. Para qualificação, consideram-se os critérios de Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização e um detalhado processo que mantém relação com alguns dos mais tradicionais rankings do mundo como o World University Rankings, o Times Higher Education World University Rankings e o Academic Ranking Of World Universities.
A dedicada produção científica e as conexões globais da Unesc corroboram a notável colocação. Na área da Pesquisa e da Internacionalização, a Instituição lidera o ranking entre as universidades não estatais do estado. Além disso, ocupa a terceira posição entre as IES não estatais de Santa Catarina, em Inovação, e destaca-se, em sexto lugar, no mercado educacional e no Ensino.
Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o reconhecimento demonstra a excelência acadêmica e a constante busca por Inovação e qualidade no Ensino, características marcantes da Unesc que reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais de excelência em diversas áreas do conhecimento.
“Em um ano histórico para Criciúma, tanto no campo esportivo quanto no acadêmico, a cidade se destaca não apenas como um berço de talentos no futebol, mas também como um polo educacional de destaque nacional, alçando-se à elite do ensino superior brasileiro”, observa Luciane.
Conforme ela, a Unesc é uma Universidade Comunitária que demonstra esse caráter, diariamente, ao contribuir com a sociedade e com o desenvolvimento social, econômico, ambiental, cultural e esportivo da região. “Estar neste ranking tão rigoroso e seleto confirma a posição de destaque que nossa Instituição assumiu ao longo de 55 anos de história. Estamos orgulhosos deste resultado e do crescimento contínuo da nossa Unesc”, acrescenta.
Destaque na Pesquisa
Os dados levantados pelo ranking posicionam a Unesc como a melhor Universidade não estatal, em Pesquisa, em Santa Catarina. No país, a Instituição figura no seleto grupo das 15 melhores não estatais na produção científica.
Esse é um reflexo do intenso trabalho de valorização da Pesquisa pela Unesc, que possui oito Programas de Pós-graduação em nível de Mestrado e cinco em nível de Doutorado. Juntos, somam 94 grupos de Pesquisa e mais de 418 projetos em andamento.
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) figura entre os melhores do país, com destaque internacional, sendo o único do Brasil em Universidade não estatal com nota máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Internacionalização
A Universidade tem colhido os frutos dos investimentos em parcerias de cooperação técnico-científica e intercâmbio de estudantes com instituições estrangeiras, refletidos na sua posição no quesito de Internacionalização.
Com mais de 55 acordos internacionais, a Universidade conquistou a 12ª colocação no quesito Internacionalização. Em Santa Catarina, a Universidade lidera entre as Instituições de Ensino Superior não públicas.
Ensino e Inovação
Quando o assunto é Ensino, a Unesc ocupa o 6º lugar entre as IES não estatais de Santa Catarina e o 45º lugar no Brasil. Em Inovação, figura o 3º lugar entre as IES não estatais do estado e o 36º lugar no país.
Cursos em destaque
O reconhecimento da Unesc vai além. A instituição obteve cursos em diversas áreas do conhecimento posicionados entre os 10 melhores no RUF, considerando as Instituições Comunitárias do estado. Entre os destaques nos cursos estão 23 colocações entre os 200 melhores de todo o país. Esse resultado foi obtido com base em múltiplos indicadores, incluindo a avaliação de mercado e a qualidade de ensino.

Blog Anderson de Jesus 4d4x3m
Legislativo ativa Frente em Defesa do bairro Pinheirinho s331t

Câmara de Vereadores de Criciúma oficializou nesta quinta-feira a implantação oficial da Frente Parlamentar em Defesa do Pinheirinho. Responsável pela proposta o vereador Miri Dagostin vai comandar os trabalhos. Segundo ele, o objetivo é enfrentar um dos principais problemas sociais de Criciúma.
“Temos ali 250 famílias que precisam ser retiradas. E para isso vamos trabalhar para tentar um programa minha Casa Minha Vida que possa dar dignidade a estas pessoas e resolver uma situação grave. Essa medida vai ter mudanças importantes também na segurança. E um projeto inicial, mas que vamos tentar unir forças com governo Estadual e Federal para tirar estas ações do papel”, pontua Miri
Segundo o parlamentar, mais de 250 famílias vivem às margens da ferrovia, em uma área marcada por insegurança e falta de estrutura básica. A proposta da frente parlamentar é desenvolver um projeto que permita a retirada dessas famílias do local, com reassentamento em moradias dignas por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
“A nossa ideia é fazer uma avenida que irá ligar o bairro Pinheirinho até o Grande Rio Maina, dos dois lados, e remover aquelas famílias para um lugar adequado. Vamos trabalhar junto ao Dnit, com os nossos deputados, e primeiramente com o Executivo da nossa cidade”, detalhou Miri.
A primeira ação do grupo será uma reunião com o prefeito Vagner Espindola, o Vaguinho, para alinhar os próximos os. O vereador lembrou que já existe um estudo socioeconômico da área, realizado em 2014, que agora precisa ser reavaliado e atualizado para embasar as decisões da frente.
O Tenente-Coronel Mário Luiz, comandante do 9º Batalhão da PM elogiou a medida. “Minha continência a essa ação do Legislativo. Aquela região tem um problema social que precisa ser enfrentado para que as ações de segurança pública possam ter sucesso”, ressalta.

Blog Anderson de Jesus 4d4x3m
Parque Linear; ordem de serviço sai esta semana 733067

Depois de uma série de idas e vindas e de muitos entraves burocráticos, o prefeito de Morro da Fumaça Eduardo Guollo deve autorizar nesta semana o início das obras de construção do primeiro parque da cidade. “Finalmente a obra vai começar. Tivemos algumas questões burocráticas, mas elas foram superadas e até sexta-feira a ordem de serviço será entregue. O nosso Parque Linear será construído no entorno da ferrovia Tereza Cristina”, explica o prefeito.
Segundo ele a obra será elaborada entre o Ginásio de Esportes Jorge Silva e o Colégio Princesa Isabel. Guolo ressalta que a expectativa é que o parque se torne um ponto de encontro da população de Morro da Fumaça. “é uma importante, que vai assegurar mais qualidade de vida para os moradores. Será nosso primeiro parque e ele vai se tornar um ponto de encontro para as nossas famílias e valorizar o centro de Morro da Fumaça”.

Blog Anderson de Jesus 4d4x3m
Jorginho oficializa convite para reitora Ceretta na Secretaria de Educação 3v4z70

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, foi oficialmente convidada pelo governador Jorginho Mello para assumir o comando da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. A resposta ao convite deve ser anunciada na próxima semana, após o retorno do governador de uma missão oficial aos Estados Unidos.
O convite já era esperado desde que Aristides Cimadon anunciou, pelas redes sociais, sua saída da pasta. Nos bastidores, cresce a expectativa de que a resposta de Luciane Ceretta será positiva.
Caso aceite o cargo, a reitora deverá se licenciar temporariamente da função na Unesc. Durante esse período, a professora Gisele Coelho Lopes assumirá como reitora em exercício. Em diversos momentos — tanto na posse quanto em eventos recentes — Ceretta fez questão de destacar a competência de Gisele e expressar publicamente sua confiança na colega.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades