Conecte-se conosco

Geral j1bp

Unesc é mais uma vez nota máxima no MEC 4v6z2a

Conquista comprova excelência da Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina 23476x

Publicado

em

A Unesc chegou a mais uma conquista que comprova a excelência da única Universidade Comunitária do Sul Catarinense: a Instituição recebeu conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC). 

Com estrutura moderna, equipe de professores altamente qualificada e ensino comprometido com a excelência, a Universidade encantou os avaliadores externos com seu ambiente acolhedor e recursos de ponta que promovem o desenvolvimento dos estudantes e da região. 

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, a nota 5, atribuída após a rigorosa avaliação, reforça o papel da Unesc como uma Instituição de ensino superior de qualidade dedicada a formar profissionais preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho.

“A nota máxima recebida pelo MEC é o reconhecimento do comprometimento da nossa Universidade com a excelência acadêmica e o desenvolvimento da nossa região. A conquista reflete a dedicação de toda a nossa comunidade acadêmica que compartilha do propósito de formar profissionais éticos e altamente capacitados. Continuaremos avançando para oferecer uma educação transformadora, que não só promove o crescimento individual, mas também contribui para o desenvolvimento social e econômico do Sul de Santa Catarina”, ressalta Luciane.

A reitora também lembra que, ao longo de 56 anos, a Unesc tem se dedicado a construir uma trajetória de excelência, sempre alinhada às necessidades da sociedade. “Cada conquista reforça a importância da Universidade como um pilar de desenvolvimento para a nossa região. Seguimos firmes na missão de preparar os nossos estudantes para serem protagonistas em suas áreas de atuação e agentes de transformação na sociedade”, enfatiza.

Universidade é destaque também no RUF

A Unesc se consolida também como uma das mais relevantes Instituições de Ensino Superior não estatais do estado de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024 e divulgado nesta semana. A Instituição ocupa a segunda posição geral entre as Universidades não estatais do estado, reforçando a excelência em diversas áreas para o ensino superior.

No panorama nacional, a Unesc aparece em uma posição de destaque, sendo a 23ª entre as Universidades não estatais e posicionando-se em 90º lugar no ranking geral, entre todas as universidades avaliadas. Entre os critérios avaliados, os pontos fortes da Universidade incluem o desempenho em Pesquisa, Inovação e Internacionalização, evidenciando o compromisso da Instituição com a produção de conhecimento de qualidade e a inserção no cenário acadêmico global.

Em Pesquisa, a Unesc se destaca ao ocupar a 1ª posição entre as não estatais de Santa Catarina e a 12ª no âmbito nacional que refletem a consistente produção acadêmica. Na Internacionalização, a Universidade também é destaque ao alcançar o 1º lugar no estado e a 14ª colocação entre as Universidades não estatais no Brasil.

O desempenho da Unesc em Inovação também merece destaque, com a 1ª posição em Santa Catarina entre as não estatais, consolidando a Universidade como um polo de desenvolvimento e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias.

Geral j1bp

Urussanga realiza mobilização contra o abuso e à exploração sexual infantil 5057m

Publicado

em

Uma ação especial de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, em Urussanga. A mobilização organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e demais pastas da istração, promoveu a conscientização em crianças, adolescentes e da comunidade geral na Praça Anita Garibaldi.

Com a campanha “Urussanga faz bonito”, que integra o movimento nacional Maio Laranja, atividades foram realizadas com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer a Rede de Proteção. “A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Precisamos falar sobre isso com seriedade e ensinar a agir sempre que necessário”, declara a prefeita Stela Dagostin Talamini.

O foco da campanha é garantir que crianças e adolescentes tenham voz e apoio. “É um tema delicado, mas que precisa ser abordado com clareza e responsabilidade. Promovemos atividades educativas e culturais para ajudar as crianças a entenderem seus direitos e saberem como se proteger. E também reforçamos a importância da denúncia sempre que presenciar algo estranho”, disse a secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia.

A presidente do CMDCA de Urussanga, Andreia Dorneles Rodrigues, destaca a importância da ação. “A campanha tem como missão quebrar o silêncio e trazer à tona um tema cercado de tabus. Ensinar as crianças o nome correto das partes do corpo, por exemplo, é uma forma de ajudá-las a se proteger. A sociedade precisa estar atenta e denunciar qualquer suspeita. O Disque 100 é gratuito, sigiloso e pode salvar vidas”, ressalta.

A mobilização em Urussanga contou com distribuição de cartilhas educativas, apresentações teatrais e um varal com produções escolares que deram visibilidade ao tema de forma sensível e educativa. Alunos da rede municipal, Apae e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcaram presença e participaram das atividades.

Continue Lendo

Geral j1bp

Melhoria iniciada na Feira do Artesanato e Manualidades   5s342k

Publicado

em

A istração Municipal de Balneário Arroio do Silva realizou nesta semana a e entrega da ordem de serviço que dá início a execução de pergolado na área destinada ao artesanato. A cobertura na estrutura da Feira do Artesanato e Manualidades já começou e envolve 98,20m². O investimento será de R$86.920,14 e a empresa vencedora da licitação é a Sul Construtora Ltda.

“Do recurso investido, R$50 mil é da Câmara de Vereadores e o restante da Prefeitura. Esta é mais uma obra para trazer conforto e qualidade para os nossos artesãos e também para o turista que nos visita”, destacou o prefeito Evandro Scaini.

Continue Lendo

Geral j1bp

Afasc Solidária lança Campanha do Agasalho 2025 4il1w

Publicado

em

A solidariedade já começou a aquecer os corações em Criciúma com o lançamento da Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Afasc Solidária. A iniciativa busca arrecadar roupas de inverno em bom estado, cobertores e calçados para amparar pessoas em situação de vulnerabilidade social no município durante os meses mais frios.

A Afasc Solidária mobilizou diversos pontos de coleta estratégicos para facilitar a participação da comunidade. As doações podem ser entregues no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), Parque dos Imigrantes, Parque das Nações, Parque da Prefeitura, Unesc, B&C Climatização, Droga Raia da Rua Joaquim Nabuco, Faculdade Censupeg, Metropolitan Bussines Center, SATC, Smalglass, Vala Fitness – unidade no Rio Maina e Combo Atacadista Criciúma.

A coordenadora da Afasc Solidária, Nádia Paz, ressalta que a campanha vai além da simples doação de agasalhos. A entrega dos itens será uma oportunidade crucial para identificar casos de vulnerabilidade social que, muitas vezes, permanecem invisíveis aos serviços públicos. “Queremos, além de levar agasalhos a quem precisa, aproveitar esse momento de proximidade com a comunidade para escutar, acolher e identificar situações de risco social que muitas vezes não chegam até nós”, explica Nádia.

Para aqueles que desejam contribuir, mas enfrentam dificuldades para se deslocar, a Afasc Solidária oferece a opção de coleta domiciliar. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99122-2024 ou pelo telefone (48) 3445-0300 para agendar a retirada das doações. Instituições e grupos interessados em se tornarem pontos de coleta utilizando tonéis também podem entrar em contato com o departamento de Assistência Social da instituição pelos mesmos canais.

Durante a distribuição dos agasalhos, a equipe da Afasc Solidária realizará abordagens ativas para mapear famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, incluindo aqueles que enfrentam insegurança alimentar ou não possuem cadastro em programas sociais. Os casos identificados serão encaminhados para atendimento especializado, garantindo o o aos serviços públicos necessários.

Continue Lendo

ADS1 64y73

Mais vistos 2i2465

© Copyright 2007-2025 sulnoticisulnoticias.noticiascatarinenses.com - Powered by Actoweb.com.br