Conecte-se conosco

Geral j1bp

Unesc entrega certificados para primeira turma da Escola de Lideranças Comunitárias de Araranguá 6h2h44

Publicado 2q5p6n

em

Após seis meses de muito aprendizado, os concluintes da Escola de Lideranças Comunitárias de Araranguá receberam os certificados. A iniciativa, em parceria com a União das Associações de Moradores de Araranguá (Uama), tem como objetivo capacitar líderes de bairros com temas pertinentes à comunidade.

Ao todo, 22 pessoas receberam o certificado em evento repleto de sorrisos, alegrias e abraços, realizado na unidade da Unesc de Araranguá. A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizou que o projeto já está na segunda edição em Criciúma, e também está presente nas cidades de Içara e Araranguá, com a conclusão da primeira turma. 

“O curso surge como uma iniciativa da nossa Universidade para formar pessoas com um entendimento profundo das necessidades e demandas das comunidades, capacitando-as a mediar esses processos de forma eficaz. O objetivo é formar líderes comunitários que possuam todas as habilidades necessárias para realizar essas intermediações com sucesso”, descreveu.

Ela ainda cita que haverá outras turmas, pois este é um tema de grande importância, não apenas para aqueles que lidam diretamente com a sociedade, mas também para todos os cidadãos. “Toda pessoa precisa desse e e abordagem teórica, conceitual e prática para entender como buscar soluções para os problemas da sua comunidade”, citou Luciane, acrescentando que um dos objetivos de uma Universidade Comunitária é fomentar o desenvolvimento social e econômico por meio de lideranças conscientes e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Orador da turma, Adir da Silva Silva, salientou que a troca de experiências ao longo do curso foi extremamente enriquecedora. “Gostaria de expressar minha gratidão a todos por compartilharem tanto conhecimento durante este período. Agradeço profundamente a Unesc por proporcionar essa oportunidade não apenas a mim, mas a tantas outras pessoas. Tenho acompanhado a Unesc há muito tempo e já tive a oportunidade de trabalhar nesta Instituição. Sou grato por estarmos vivenciando este momento juntos”, frisou.

O presidente da Uama, Eduardo Chico Merêncio, falou da importância da Universidade para a comunidade. “É fundamental que o movimento comunitário participe desses momentos. Há muitos anos atrás, não tínhamos essa colaboração, mas hoje essa realidade mudou significativamente. A Unesc estabelece parcerias valiosas, atuando como uma comunidade unida que trabalha em conjunto para alcançar objetivos comuns”, disse.

Experiência

O concluinte e presidente da Associação do Bairro Sanga da Areia, Lédio Pedro da Rosa, enfatizou a importância do curso oferecido pela Unesc e a evolução que proporcionou aos participantes, bem como para ele. 

“Esse curso foi muito importante para nós, líderes comunitários. Tive experiência de liderança na comunidade há muitos anos e estamos sempre aprendendo. Um curso oferecido pela Unesc nos proporcionou um conhecimento aprofundado sobre o papel do líder comunitário. Aprendemos sobre ações comunitárias, como lidar com as pessoas e como falar em público, entre outras habilidades essenciais”, sublinhou.

“Acredito que o curso me fez crescer significativamente como líder comunitário e me deu a oportunidade de levar esse conhecimento de volta para a comunidade e compartilhar o que aprendemos. O curso superou as expectativas, especialmente para aqueles que trabalham diretamente com a sociedade”, disse Rosa.

Conhecimentos relevantes

A Escola de Lideranças Comunitárias visa também fornecer aos líderes comunitários ferramentas e conhecimentos relevantes para abordar questões fundamentais das comunidades onde residem. Por meio dos encontros, os participantes têm a oportunidade de aprofundar o entendimento de diferentes questões da sociedade e fortalecer as habilidades de liderança.

Além da entrega dos certificados aos concluintes, a reitora e os professores da Escola de Lideranças também foram homenageados durante o evento. 

Em seu discurso, o ex-presidente da Uama, e agora formado da Escola de Lideranças Comunitárias Unesc, Roberto Rabello Joaquim, também deixou o recado.

 “Nós temos imensa gratidão pela Unesc, que nos proporcionou um conhecimento tão importante. Estamos certos de que nossa experiência inspirou muitas outras pessoas a se inscreverem nas oportunidades que serão ainda oferecidas pela Instituição. Expressar gratidão é algo que muitas vezes negligenciamos em nosso cotidiano, mas é essencial. A palavra ‘gratidão’ deveria ser mais valorizada em nossas vidas e cultivada diariamente”, expressou.

Expansão

No mês ado, a Unesc deu início ao segundo ciclo da Escola de Lideranças Comunitárias de Criciúma. Com mais de 90 inscritos, o programa começou na cidade em 2023 e se expandiu também para Içara e Araranguá.

Geral j1bp

Sangão destaca a mandioca como símbolo de tradição e desenvolvimento regional 1h4g6r

Publicado

em

O município de Sangão será palco da 2ª edição da Festa da Cultura, evento que reúne tradições locais, gastronomia e a valorização da agricultura familiar. A programação, realizada no Centro de Eventos José Antônio da Silva, entre 22 e 25 de maio, destaca a importância da mandioca como uma das principais cadeias produtivas da região Sul de Santa Catarina, com atividades voltadas à capacitação de agricultores e à valorização dos saberes locais.


Entre os destaques está a manhã técnica, na sexta-feira, com palestras ministradas por especialistas da Epagri e do Cepea/USP, que abordarão novas variedades da raiz e o panorama da cadeia produtiva no estado. No período da tarde, o Encontro de Pratos Gastronômicos de Sangão celebrará a identidade alimentar local. Durante os três dias, ocorrerão ações de integração com o público, incluindo shows, apresentações artísticas e espaço para expositores. A principal beneficiadora de mandioca de Santa Catarina, Rocha Alimentos, também estará no local oferecendo degustações de tapioca.

De acordo com o diretor executivo da Rocha, Cloudo Rocha, a mandioca faz parte da história do Sul catarinense e da própria trajetória de crescimento da empresa. “É um alimento com muito potencial, por ser versátil e, principalmente, pelo papel que desempenha no sustento de milhares de famílias. A raiz alimenta, gera renda, movimenta a economia e carrega a cultura do nosso povo” diz ele, ao lembrar: “participar de eventos como este reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento local, valorizando a cadeia produtiva da qual fazemos parte e contribuindo ativamente para que ela continue crescendo com qualidade e sustentabilidade”.


Santa Catarina é reconhecida como berço da industrialização da mandioca no Brasil, e o Litoral Sul responde por mais de 80% da produção estadual. A safra de 2025 estima o cultivo da raiz em 6.276 hectares, com produção prevista de 173 mil toneladas — números que reforçam a força da cultura na região e o seu papel estratégico na economia agrícola do estado.

Continue Lendo

Geral j1bp

Simulado da Defesa Civil prepara Urussanga para situações de desastres naturais 1h4u3f

Publicado

em

O município de Urussanga realizou um simulado geral de resposta a desastres naturais. A ação realizada no domingo, dia 18, teve como cenário uma situação de emergência provocada por tempestades intensas, com registro de 180 mm de chuva em apenas duas horas. Coordenado pela Defesa Civil (Comdec), o exercício contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias municipais e órgãos de apoio.

As atividades foram realizadas em áreas com histórico de vulnerabilidade a eventos climáticos extremos, abrangendo os bairros Bom Jesus, Palmeira Alta, Estação, São Pedro, Dois Rios, Centro, Das Damas e Baixada Fluminense. “Esse trabalho preventivo é fundamental para que, diante de uma emergência real, a rede de proteção em Urussanga possa estar pronta para agir com eficiência e salvar vidas”, comenta a prefeita Stela Dagostin Talamini.

Durante a simulação, foram executadas ações estratégicas como evacuação de famílias em áreas de risco, abertura de abrigos temporários, atendimento social, envio de equipes de resgate a locais isolados, monitoramento de rios e estruturas, além da mobilização de serviços essenciais. “Ficamos muito satisfeitos com o desempenho das equipes. Este simulado foi essencial para testarmos protocolos, aperfeiçoarmos ações e reforçarmos nosso compromisso com a proteção da população”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Urussanga, Robson Miranda.

A iniciativa também reforçou a importância do planejamento e da atuação integrada entre os setores públicos e a comunidade. “A equipe de Urussanga está de parabéns pela mobilização no simulado de desastres naturais. Foi um dos primeiros municípios a dizer sim na proposta apresentada pela Defesa Civil Estadual, e executou com maestria respondendo todas as demandas solicitadas”, declara o coordenador regional de Defesa Civil da Região Carbonífera, Laercio Pedroso.  

Continue Lendo

Geral j1bp

IMA de Santa Catarina lança o 25º Prêmio Fritz Müller 2v303b

Publicado

em

Prancheta 1

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) lança nesta segunda-feira, 19, o 25º Prêmio Fritz Müller com o objetivo de reconhecer empresas e organizações que desenvolvem projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável.

Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado. As inscrições podem ser realizadas até 30 de junho de 2025, neste link.

O Prêmio Fritz Müller é promovido pelo Governo do Estado por meio do IMA e possui nove categorias diferentes voltadas a projetos e ações desenvolvidos nas áreas: Conservação de Insumos de Produção (água ou energia); Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre; Controle da Poluição; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Reciclagem; Recuperação de Áreas Degradadas; Resíduos Sólidos e Turismo Ecológico e Sustentável.

O nome do Prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza. Em 2022, foi comemorado o bicentenário de seu nascimento.

Inscrições e Regulamento

Gratuita e online, a inscrição deve ser feita por meio do preenchimento do formulário e envio dos documentos solicitados. Para inscrever o case é necessário anexar o documento em extensão PDF com no máximo 20 páginas. O projeto deve conter uma breve descrição da organização e os resultados do trabalho ambiental inscrito. Deve conter fotos e, quando possível, documentos comprobatórios. Não serão aceitos projetos encaminhados via correio ou por e-mail. Serão considerados apenas os inscritos via site.

Os documentos devem ser enviados até às 23h59m do dia 30 de junho de 2025. O regulamento pode ser conferido na íntegra no site: https://premios.ima.sc.gov.br/premio/8

Continue Lendo

ADS1 64y73

Mais vistos 2i2465

© Copyright 2007-2025 sulnoticisulnoticias.noticiascatarinenses.com - Powered by Actoweb.com.br