Geral j1bp
ViverCom no Parque das Nações: uma tarde de conscientização ambiental e diversão para todas as idades 3y2y18
Diversas atividades propostas pela Unesc marcaram mais esta edição que ocorreu na tarde deste sábado (20/07) 6s3t2n

O Parque das Nações foi palco do evento Vivências e Experiências na Comunidade (ViverCom), uma iniciativa da Unesc em parceria com a Rádio Jovem Pan. O evento, que na tarde deste sábado (20/07), teve como tema central o meio ambiente, ofereceu uma série de atividades e oficinas voltadas para a conscientização sobre questões ambientais e práticas sustentáveis.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o ViverCom é um reflexo do compromisso da Unesc com a comunidade. “É nosso propósito estar sempre onde a comunidade está e, mais uma vez, levamos atividades, lazer e conhecimento para o parque, onde estarão famílias inteiras para mais uma linda edição do nosso ViverCom. Estamos comprometidos em seguir ampliando essas iniciativas que promovem educação, saúde e cultura em locais íveis e significativos para todos”, afirmou a reitora.
O evento contou com uma série de oficinas e atividades que promoveram a conscientização sobre questões ambientais, como coleta seletiva, separação correta de resíduos, água potável e saneamento básico, e lixo marinho. Além disso, houve a distribuição de sementes e plantas, orientações sobre exames laboratoriais, jogos temáticos sobre coleta seletiva com entrega de brindes, e exposições interativas sobre doenças de veiculação hídrica e lixo marinho no Sul catarinense.
Para as crianças, houve, ainda, recreação infantil, brinquedos infláveis e uma variedade de jogos de mesa, como dama, dominó, xadrez, quebra-cabeça e jogo da memória, que não só divertiram os pequenos, mas também incentivaram a prática de atividades físicas e o desenvolvimento cognitivo.
O pró-reitor de istração e Finanças, José Otávio Feltrin, falou da importância do envolvimento da Universidade, com uma atividade como esta. “Vivenciamos o verdadeiro papel, a função e a missão de uma Universidade Comunitária: estar presente onde a população necessita de serviços e orientações, demonstrando o que pode oferecer e se apresentando como uma Instituição sempre de portas abertas. Esse é o nosso propósito. O ViverCom já provou como um espaço onde experiências são trocadas, trabalhadas e, mais importante ainda, vivenciadas”, observou.
Envolvimento comunitário
A assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, destacou o impacto positivo da ação. “Essa ação fortaleceu ainda mais o envolvimento comunitário, contando com a participação de crianças, adultos, idosos e toda a família, contribuindo para uma sociedade mais sustentável e saudável para todos”, disse Morais.
Gisele Luciano, moradora de Criciúma, esteve no evento com sua filha Isabelli, de 10 anos, e o enteado Benício, de 4 anos, e elogiou a iniciativa. “Hoje foi muito proveitoso. Tinham várias crianças para brincar, o que tornou o dia ainda mais divertido. É muito legal trazer essas brincadeiras, especialmente porque hoje elas também estão aprendendo sobre o meio ambiente”, comentou Gisele.
No site www.unesc.net/vivercom, é possível ar fotos de outras edições do projeto, bem como os detalhes das atividades propostas para esta edição.

Geral j1bp
HSJosé busca apoio para identificar paciente 6c4t18

O Hospital São José de Criciúma busca ajuda para identificar uma paciente que deu entrada na instituição na madrugada desta segunda-feira, dia 19. A mulher, que a por uma cirurgia, está internada em estado grave.
A paciente foi transferida do Hospital São Donato após um atropelamento registrado no bairro Lagoa do Faxinal, no Balneário Rincão. A mulher é loira, tem em torno de 50 a 60 anos, cerca de 65 quilos, 1,65 de altura.
Informações podem ser readas ao Serviço Social do HSJosé, no telefone: 3431-1596 ou WhatsApp: (48) 99814-2227.

Geral j1bp
Morro da Fumaça encerra Maggiofest com recorde de público e show de Nenhum de Nós 3r191t

A 13ª edição da Maggiofest foi encerrada neste domingo (18), em Morro da Fumaça, com recorde de público e um grande show nacional da banda Nenhum de Nós, que lotou a Praça Maggiofest e emocionou o público com sucessos que marcaram gerações.
Ao longo dos cinco dias de programação, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas, consolidando-se como um dos mais tradicionais e aguardados do calendário cultural do município.
Celebração dos 63 anos de Morro da Fumaça 716z42
A festa, que também celebrou os 63 anos de emancipação político-istrativa de Morro da Fumaça, foi marcada por uma programação diversificada e gratuita, voltada para toda a família.
“Encerramos esta edição com um sentimento de orgulho. Foram dias intensos, de valorização da nossa cultura, da nossa história e da nossa gente”, destacou o prefeito Eduardo Sartor Guollo.
O vice-prefeito Davi Colonetti Pellegrin também comemorou o resultado:
“A Maggiofest 2025 foi um sucesso em todos os aspectos. Que venham os próximos anos.”
Domingo recheado de atrações culturais e gastronômicas 1286q
O último dia da festa começou com o 8º Encontro de Carros Antigos, seguido por missa em ação de graças na Igreja Matriz São Roque e apresentação do Coral São Marcos. A Praça de Alimentação foi um dos pontos mais movimentados, com destaque para a gastronomia italiana e o tradicional almoço típico no Salão Paroquial.
Durante a tarde, o público acompanhou o Festival de Dança das Escolas Municipais, a gravação do clipe “Especial Bem Jack”, shows musicais e apresentações culturais, como a da banda The Reticents. O encerramento ficou por conta da banda Nenhum de Nós, que levou milhares de pessoas à Praça Maggiofest.
Novidades e retomada da corte da festa 3m6p2j
Uma das inovações da edição deste ano foi a estrutura da Praça de Alimentação, formada exclusivamente por fornecedores locais e com sistema de caixa centralizado para agilizar o atendimento.
“Valorizamos o comércio da cidade e organizamos melhor o fluxo de vendas, oferecendo mais conforto ao público”, explicou a presidente da comissão organizadora, Daiana Carvalho.
Outra novidade anunciada durante o evento foi o retorno da corte oficial da festa em 2026. A escolha da rainha e princesas será realizada em parceria com a Força Jovem Fumacense (FJF), durante a eleição marcada para outubro deste ano.
“Essa retomada resgata uma tradição que reforça nosso vínculo com a cultura local e valoriza a juventude fumacense”, afirmou o coordenador de Cultura e Turismo, Paulo Vitor Cechinel.

Geral j1bp
Urussanga realiza mobilização contra o abuso e à exploração sexual infantil 5057m

Uma ação especial de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, em Urussanga. A mobilização organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e demais pastas da istração, promoveu a conscientização em crianças, adolescentes e da comunidade geral na Praça Anita Garibaldi.
Com a campanha “Urussanga faz bonito”, que integra o movimento nacional Maio Laranja, atividades foram realizadas com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer a Rede de Proteção. “A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Precisamos falar sobre isso com seriedade e ensinar a agir sempre que necessário”, declara a prefeita Stela Dagostin Talamini.
O foco da campanha é garantir que crianças e adolescentes tenham voz e apoio. “É um tema delicado, mas que precisa ser abordado com clareza e responsabilidade. Promovemos atividades educativas e culturais para ajudar as crianças a entenderem seus direitos e saberem como se proteger. E também reforçamos a importância da denúncia sempre que presenciar algo estranho”, disse a secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia.
A presidente do CMDCA de Urussanga, Andreia Dorneles Rodrigues, destaca a importância da ação. “A campanha tem como missão quebrar o silêncio e trazer à tona um tema cercado de tabus. Ensinar as crianças o nome correto das partes do corpo, por exemplo, é uma forma de ajudá-las a se proteger. A sociedade precisa estar atenta e denunciar qualquer suspeita. O Disque 100 é gratuito, sigiloso e pode salvar vidas”, ressalta.
A mobilização em Urussanga contou com distribuição de cartilhas educativas, apresentações teatrais e um varal com produções escolares que deram visibilidade ao tema de forma sensível e educativa. Alunos da rede municipal, Apae e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcaram presença e participaram das atividades.

Mais vistos 2i2465
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades